quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Futebol- Vamos Estudar nº7

1. De acordo com as Linhas Orientadoras para Árbitros é proibida qualquer tipo de publicidade comercial, real ou virtual, no terreno de jogo. Como não há regra sem excepção, indique dois momentos em que ela é permitida.
R:É permitida até que as equipas entrem no terreno de jogo e após a sua saída para intervalo até que regressem novamente.

2. Como sabe também não é permitida publicidade nas bolas de futebol. No entanto podem nelas figurar alguns logótipos. Diga os que são permitidos.
R: São permitidos:
• o logótipo da competição
• o nome do organizador da competição
• a marca do fabricante da bola.

3. Um jogo de juniores está marcado para as 20,45 horas. Por atraso justificado de uma das equipas, o jogo só poderá iniciar-se às 21,20 horas. Como deve agir o árbitro?
R: O árbitro, atendendo ao motivo justificado, deverá dar início ao jogo, mesmo depois das 21 horas, limite máximo de marcação para início de jogos.

4. O sorteio para a escolha de campo deve efectuar-se sobre a linha de meio campo, a 5/7metros da linha lateral. Para quê?
R:Para que os fotógrafos ou operadores de TV não entrem no terreno de jogo, mas possam recolher as imagens que desejarem.

5. Quando o árbitro acompanhava um ataque da equipa A verificou que o jogador que transportava a bola era o n.º 14, o qual não fazia parte dos que iniciaram o jogo. Então resolve interromper o jogo e indagar o porquê da presença indevida em campo daquele jogador. Consegue apurar que havia entrado com o jogo a decorrer para o lugar do seu colega n.º 9 que saíra lesionado. Diga que decisões haveria a tomar.
R: Deve advertir o jogador n.º 14 por entrar no jogo sem autorização, mandá-lo sair para cumprir o processo de substituição e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção. Deve ainda fazer menção no relatório do comportamento do jogador n.º 9 que abandonou o terreno sem sua autorização (ver Lei 13 – local dos pontapés-livres).

6. As caneleiras fazem parte integrante do equipamento dos jogadores, devendo ser inteiramente cobertas pelas meias. Sendo a segurança a razão fundamental do seu uso obrigatório, refira as duas características essenciais a que as mesmas devem obedecer para corresponderem às exigências de qualidade.
R: As duas características essenciais a que as caneleiras devem obedecer são:
• ser de matéria adequada (caoutchouc, plástico ou matérias similares)
• oferecer um grau de protecção apropriado.

7. Na Lei 5 estão definidos os poderes e os deveres do árbitro. Indique três que sejam de carácter discricionário.
R: São de carácter discricionário os seguintes:
• Parar o jogo, suspendê-lo ou interrompê-lo definitivamente por qualquer infracção às Leis;
• Idem, por razões de interferência de acontecimentos exteriores, quaisquer que eles sejam;
• Parar o jogo se, no seu entender, um jogador está seriamente lesionado;
• Deixar o jogo prosseguir até que a bola deixe de estar em jogo se, em seu entender, um jogador só está ligeiramente lesionado;
• Deixar o jogo prosseguir quando a equipa contra a qual foi cometida uma falta possa tirar vantagem.

8. É possível no verso da ficha modelo 143 o mesmo jogador ser referenciado duas vezes nos quadradinhos referentes às acções disciplinares. Refira as circunstâncias em que isso pode acontecer.
R: Pode acontecer quando um jogador é expulso por acumulação de amarelos e posteriormente dirija ao árbitro palavras injuriosas ou tome atitudes agressivas. Neste caso, o seu número deve constar nos rectângulos – Foram expulsos por faltas leves (pelo 2.º amarelo) e nos rectângulos – Foram expulsos ou considerados expulsos (pelo comportamento posterior).

9. Como sabe existem regras e recomendações para se conseguir uma boa colaboração entre os elementos de uma equipa de arbitragem. Quando se obtém um golo, qual deve ser a principal atitude a tomar por parte do chefe de equipa?
R:Antes de apontar o centro do terreno, deve estabelecer contacto visual com o seu assistente para receber dele a confirmação da validade do golo.

10. No decorrer da partida um espectador entra no terreno no terreno e é agredido por um jogador. Que decisões deverá tomar o árbitro?
R: O árbitro deve interromper o jogo, expulsar o jogador agressor, providenciar a saída do terreno do espectador e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção, salvo se foi interrompido dentro da área de baliza, caso em que o árbitro lançará a bola sobre a linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.

0 comentários: