quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Futsal- Vamos Estudar nº7

1- Descreva as cinco caracteristicas da bola determinadas na Lei 2, para um jogo de seniores.
R:As características da bola são: Será esférica; Terá uma circunferência minima de 62 cm e máxima de 64 cm. Terá um peso máximo de 440 gr. E mínimo de 400 gr. Terá uma pressão entre 0,4 e 06 atmosferas ao nível do mar.

2- Uma equipa está a jogar com três elementos e é punida com um pontapé de grande penalidade. Como consequência um dos seus jogadores é expulso, ficando a equipa reduzida a dois jogadores. Que decisão devem tomar os árbitros?
R: Devem dar o jogo por terminado por inferioridade numérica da equipa, sem que o pontapé de grande penalidade seja executado.

3- Com o jogo a decorrer, uma equipa, devido à expulsão de um seu jogador, estava com 4 elementos na superfície de jogo. Um jogador substituto da sua equipa, antes que estivessem decorridos os 2 minutos de penalização, entrou na superfície de jogo tomando parte no mesmo. Como proceder?
R: Um dos árbitros interrompe o jogo (caso não tenha que aplicar a lei da vantagem), adverte o jogador infractor, o jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto no local da infracção.

4- Diga se concorda com a seguinte afirmação: “Sempre que um jogador tenha uma anomalia no seu equipamento e necessite trocá-lo, terá de sair para fora da superfície de jogo a fim de regularizá-lo”.
R: Não. Pois pode trocar de equipamento (por exemplo: camisola ou calçado) dentro da superfície de jogo, desde que o mesmo tenha sido vistoriado por um dos árbitros e esteja em conformidade.

5- Os árbitros podem aplicar a lei da vantagem quando a regra dos quatro segundos for infringida?

R:Podem aplicar a lei da vantagem apenas se a infracção for cometida pelo guarda-redes quando tem a bola na sua metade da superfície de jogo, a controla com os pés ou com as mãos e depois a perde. Em todas as outras situações, essa acção não é considerada infracção e consequentemente,
a lei da vantagem não é aplicável.

6-Um guarda-redes sai da baliza para desarmar um adversário e atira a bola pela linha lateral. Com a velocidade sai da superfície de jogo. Antes de regressar um adversário executa de forma rápida o pontapé da linha lateral, em conformidade com a Lei 15, e desse lance acaba por resultar golo. Qual deve ser a atitude dos árbitros?
R: Os árbitros devem validar o golo, já que nenhuma infracção foi cometida.

7-Um jogador segue com a bola em direcção à baliza adversária, mas ainda fora da área é obstruído pelo guarda-redes adversário. Como deve agir o árbitro?

R: O árbitro deve interromper o jogo, advertir o guarda-redes e pune a equipa do infractor com um pontapé-livre indirecto no local da obstrução.

8- Fora da área de grande penalidade, o guarda-redes entra em tacle lateralmente sobre um adversário. Conseguiu jogar primeiro a bola e, só depois, teve um contacto natural com os pés do adversário, sem provocar a sua queda. O árbitro interrompeu o jogo e puniu a equipa daquele jogador com um pontapé-livre directo. Concorda com a decisão tomada, uma vez que jogou primeiro a bola?
R: Sim. Porque não foi dentro da sua área de grande penalidade.

9-Descreva quatro infracções cometidas por jogadores defensores dentro da sua área de grande penalidade e que dêem lugar a pontapé-livre indirecto, (que não sejam infracções do guarda-redes).
R: Infringir a regra dos 4 segundos aquando de um pontapé-livre.
Jogar de maneira perigosa. Fazer obstrução a um adversário. Contornar as Leis do Jogo com o objectivo de passar a bola ao seu guarda-redes para este a poder receber com as mãos.

10- Quando se diz que a bola está fora de jogo, refere-se só a situações em que a bola atravessou completamente a linha de baliza ou linha lateral, quer junto ao solo quer pelo ar.

R: Não. Também quando o jogo seja interrompido pelo árbitro ou a bola bata no tecto ou num objecto estranho.

0 comentários: