Sílvia Domingos pela 1ª vez presente na qualificação do Euro Sub-17

A árbitra algarvia Sílvia Domingos foi nomeada pela primeira vez para para dirigir jogos do Apuramento do Campeonato da Europa de Sub-17, na condição de árbitra principal .

Nomeações Árbitros LPFP

Confira as nomeações dos árbitros da Liga ZonSagres e Orangina

Nomeações Árbitros FPF

Confira as nomeações dos árbitros dos campeonatos nacionais de seniores e camadas jovens

Pedro Proença: «Está limpa a imagem do Apito Dourado»

Pedro Proença comentou, esta terça-feira, a sua passagem pelo Campeonato da Europa.

Análise de época da FPF: Eugénio Arêz desce à terceira categoria nacional

Eugénio Arêz ficou a saber, que foi despromovido à terceira categoria, terminando no 31º lugar da classificação dos árbitros.

Mostrar mensagens com a etiqueta Noticias Internacionais. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Noticias Internacionais. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Howard Webb é o melhor árbitro do mundo, Olegário Benquerença entre os melhores

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) elegeu o inglês Howard Webb como o melhor árbitro de futebol de 2010.

A escolha foi feita com base nas suas atuações na Premier League e na Liga dos Campeões. E apesar da sua atuação controversa na final do Campeonato do Mundo da África do Sul, ela não interferiu na votação e não entrou nas contas do júri na hora da escolha, como se pode ler no site da IFFHS.

A fechar o top 3 dos melhores árbitros de futebol do ano 2010, está Ravshan Irmatov do Uzbequistão e, na 3.ª posição, o suíço Massimo Busacca.

Em 16.º lugar aparece Olegário Benquerença, único português na lista dos 20 melhores árbitros do ano passado.

Classificação:
1. Howard Melton Webb (Inglaterra), 189
2. Ravshan Irmatov (Uzbequistão), 128
3. Massimo Busacca (Suíça), 90
4. Frank De Bleeckere (Bélgica), 63
5. Viktor Kassai (Húngria), 60
6. Benito Armando Archundia (México), 44
7. Wolfgang Stark (Alemanha), 40
8. Héctor Walter Baldassi (Argentina), 31
9. Jorge Luis Larriondo (Uruguai), 29
10. Roberto Rosetti (Itália), 25
11. Oscar Julián Ruiz Acosta (Colômbia), 14
12. Nicola Rizzoli (Itália), 13
13. Claus Bo Larsen (Dinamarca), 11
14. Alberto Udiano Mallenco (Espanha), 10
15. Yuichi Nishimura (Japão), 10
16. Olegário Benquerença (Portugal), 9
17. Carlos Alberto Batres (Guatemala), 6
18. Martin Atkinson (Inglaterra), 6
19. Martin Hansson (Suécia), 5
20. Manuel Enrique Mejuto González (Espanha), 5

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Byron Moreno, árbitro da polémica em 2002, assume posse de droga


Byron Moreno, o antigo árbitro do Equador que se tornou famoso por um polémico Itália-Coreia do Sul no Mundial 2002, declarou-se hoje culpado da acusação de introduzir heroína nos Estados Unidos e arrisca uma pena máxima de 20 anos de prisão, que na verdade deve acabar por ser bem menor.

Moreno está detido desde Setembro, quando foi apanhado no aeroporto JFK, em Nova Iorque, com seis quilos de heroína distribuídos por dez bolsas que ocultava entre o corpo e a roupa. Segundo a EFE, declarou-se inocente de outras acusações, de importação consciente e posse de droga com intenção de a distribuir, mas aceitou a de introdução de droga no país. Neste caso, ainda segundo a agência de notícias espanhola, a pena oscila normalmente entre os 51 e os 63 meses de prisão.

O nome de Byron Moreno ficou indelevelmente ligado a um dos casos mais polémicos de arbitragem da última década, muito por culpa do ruído feito em Itália pela forma como apitou o jogo que excluiu os «azzurri» frente à selecção anfitriã do Mundial, nos oitavos-de-final.

in:maisfutebol

domingo, 9 de janeiro de 2011

Holandês Babel em maus lençois depois de gozar com Howard Webb no Twitter

 
Ryan Babel, corre o risco de ser castigado pela Federação Inglesa de Futebol (FA), depois de postar no Twitter uma montagem do árbitro Howard Webb com uma camisola do Manchester United, na sequência da derrota do Liverpool frente aos red devils para a Taça de Inglaterra.

"Chamam-lhe um dos melhores árbitros? Isso é uma piada", disse Ryan Babel na sua página da rede social, numa mensagem que seria posteriormente apagada do seu perfil.

Depois de tomar conhecimento do sucedido, a FA garantiu que iria investigar o assunto e o extremo holandês dos reds pediu prontamente desculpa. "Lamento se levar aquela imagem a sério. Foi apenas uma reação a quente após uma derrota num jogo importante", explicou o jogador que em janeiro de 2010 havia sido punido pelo Liverpool por criticar Rafa Benítez, na altura técnico dos reds.

in:record

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Blatter propõe criação de comitê anticorrupção na Fifa


O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, vai propor em Junho a criação de um grupo de trabalho que terá como missão dar sugestões para evitar os problemas de corrupção no organismo que gere o futebol mundial, indicou o dirigente em entrevista ao semanário alemão SonntagsZeitung.

No ano passado dois elementos do Comité Executivo da FIFA, Reynald Temarii e Amos Adamu, foram suspensos depois de se- rem envolvidos num esquema de venda de votos para a eleição dos países organizadores dos Campeonatos do Mundo de 2018 e 2022, na sequência de uma reportagem do jornal britânico Sunday Times.

Temarii e Adamu não puderam participar na eleição em que a FIFA escolheu a Rússia para 2018 e o Qatar para 2022.
Blatter sublinhou que quer agora assegurar que "não existe corrupção no seio da FIFA".
A constituição do grupo de trabalho ainda não está definida, mas Blatter avança com um comité que terá entre sete a nove membros e será composto por "personalidades de alto nível" do mundo do desporto, economia, política, sociedade e cultura.

Joseph Blatter escusou-se a apresentar nomes para integrar esse comité, indicou apenas que não pretende presidir ao grupo de trabalho.
"O comité terá de ser independente e garantir a máxima credibilidade. Quero apresentar o comité no Congresso da FIFA aqui em Zurique no início de Junho", adiantou o presidente.
A FIFA já tem uma Comissão de Ética, que tratou do caso do ano passado em que além de Temarii e Adamu mais quatro dirigentes foram suspensos.

O presidente da FIFA, que quer ser reeleito em Junho, afirmou que nunca teve intenção de se demitir na sequência do caso de 2010.
"Em nenhum momento pensei que tinha de ir embora. Estarei aqui muito tempo. Mas preciso de muita força para aguentar as duras críticas que me fazem", salientou Blatter.

in: DN

domingo, 2 de janeiro de 2011

Árbitro Howard Webb distinguido


O árbitro inglês Howard Webb foi, esta sexta-feira, distinguido com o prémio da Ordem do Império Britânico.

«Estes 12 meses foram incríveis e é uma honra receber este prémio num ano genial», afirmou Webb, em declarações à BBC.

O árbitro inglês também agradeceu o apoio recebido pela sua equipa: «Sempre disse que a arbitragem é uma disciplina colectiva e sem o apoio dos meus assistentes Darren Cann e Mike Mullarkey não teria sido escolhido para final. Este prémio é também para eles.»

in: bola

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FIFA nega ameaça de suspensão da FPF

A FIFA esclareceu esta quinta-feira que "até ao momento" não existe qualquer ameaça de suspensão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), embora "recomende veementemente" a adequação dos estatutos ao novo regime jurídico.

"A FIFA continua em contacto muito próximo com a FPF nesta matéria e recomenda veementemente a aprovação dos novos estatutos", disse fonte do organismo à agência Lusa, clarificando que a carta enviada em novembro à filiada portuguesa não continha qualquer ameaça de suspensão.

Neste sentido, a FIFA "nega qualquer ameaça de suspensão até ao momento", acrescentando que também "nunca recebeu qualquer queixa formal do Governo português".

Na missiva enviada no mês passado pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, é aconselhada a adequação dos estatutos da FPF ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas, embora não seja referida qualquer ameaça de suspensão.

Se a FPF não seguir os conselhos da FIFA, Jérôme Valcke escreve, porém, que o caso será enviado, numa primeira instância, ao Comité das Associações e, de seguida, ao Comité Executivo, para posterior avaliação.

in: Record

Euro'2012: Cinco árbitros na fase final


Os jogos da fase final do Euro'2012, que será disputado na Polónia e na Ucrânia, vão ser dirigidos por cinco árbitros, revelou esta quinta-feira o italiano Pierluigi Collina, presidente do comité de árbitros da UEFA.

"A experiência está a dar ótimos resultados e a UEFA solicitou ao International Board para que sejam também utilizados no Euro2012", refere Collina. O International Board é o organismo encarregue de definir as regras do futebol a nível mundial.
O antigo árbitro considera que a presença dos dois juizes de baliza fez diminuir os agarrões na área na Liga dos Campeões.
O sistema  foi testado inicialmente na Liga Europa e alargado este ano à Liga dos Campeões.

in: CM

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Árbitro abandona jogo porque o seu carro estava a ser roubado


Os jogos de futebol por vezes são suspensos por vários motivos . Às vezes porque o terreno de jogo não está em condições, outras por invasão, e outros casos por lesão de um elemento da equipa de arbitragem.

Mas este caso ultrapassa estes todos, pois durante um jogo da terceira divisão espanhola, enquanto o jogo decorria, surgiu a voz do locutor para informar o proprietário de um Audi A4, que contacta-se a policia local de imediato.

Existe um pequeno detalhe: o árbitro reconheceu que o carro em questão era o seu. Ciente do facto decidiu suspender imediatamente o jogo e deixar o rectângulo verde. Mais tarde voltou ao jogo.

Veja o vídeo:

ArbitragemAlgarvia

domingo, 26 de dezembro de 2010

Vídeo: Jogador paraguaio tenta estrangular árbitro no Chile

Na segunda divisão do Campeonato Chileno, um fato violento e inusitado tomou as manchetes dos jornais locais. Segundo a versão online do El Mercurio, o Rangers, de Talca, perdia para o Desportes Concepción, clube que leva o nome da cidade, por 2 a 0 quando o jogador paraguaio José Pedrozo recebeu cartão vermelho. Revoltado, o jogador do Rangers agarrou o juiz Marcelo Miranda pelo pescoço e tentou estrangulá-lo.

A partida, válida pela 20ª rodada da fase regional, já estava conturbada por conta de outro lance polémico. O árbitro havia assinalado penalti para o Concepción e, depois de mandar voltar as cobranças desperdiçadas, validou o golo depois da quarta tentativa do cobrador.

Minutos depois, Marcelo Miranda expulsou Pedrozo por uma falta na intermediaria. O zagueiro se indignou e partiu para cima do árbitro dizendo ser perseguido – esta foi a terceira vez no ano que Miranda o expulsou de uma partida.

Revoltado, o paraguaio agarrou o juiz por trás, aplicou uma “gravata” e tentou estrangulá-lo. Seus próprios companheiros de equipe trataram de acabar com a briga e separaram os envolvidos, apesar da relutância de Pedrozo. Só depois de ser derrubado o paraguaio desistiu da agressão.

Em recorrência da violência do facto, o jogador deverá ser suspenso por, pelo menos, 20 partidas. Sendo assim, José Pedrozo acertou a recisão de seu contrato com o Rangers e deve voltar a seu país em breve.

Veja o video.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Incrível: Jogadores do Goyu-Ryu, de Ceuta perdem época por apedrejar carro do árbitro!


Quatro futebolistas juvenis do Goyu-Ryu, de Ceuta, foram castigados com dez jogos de suspensão, por terem apedrejado o carro do árbitro que tinha dirigido o encontro que tinham disputado com o Hilal.

O quarteto esperou pela saída do juiz e lançou pedras ao veículo em que seguia. Os quatro futebolistas provocaram danos materiais na viatura.

Ora, a suspensão de dez jogos significa que os jogadores vão perder o resto da temporada, já que a prova tem apenas dez equipas. Para além disso, estão obrigados a pagar uma multa de 60 euros.

In:MaisFutebol

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A despedida inédita do árbitro internacional Brasileiro, Carlos Eugênio Simon

Árbitro Carlos Simon se despediu dos campos e encerrou a sua carreira profissional

Domingo, 5 de dezembro. No estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, adeptos do Fluminense esperavam ansiosos pela vitória sobre o Guarani que levaria o clube ao título do Brasileirão 2010. Ali, não chegava ao fim, após 38 jornadas, apenas o Campeonato Brasileiro, mas também a carreira do árbitro da FIFA Carlos Eugênio Simon.
Após 27 anos nos estádios apitando jogos de futebol no Brasil e no mundo, três mundiais, 1198 partidas e mais de cinco mil cartões, entre amarelos e vermelhos, Simon ouvia, pela primeira vez, gritos e aplausos a favor de um árbitro. Era a homenagem da claque no Engenhão ao árbitro por tudo que passou dentro das quatro linhas.

Antes de entrar em campo, o encontro com o ex-árbitro José Roberto Wright, hoje comentarista, que Simon considera seu grande ídolo.

Ali mesmo, no balneário, a autoridade máxima dentro do campo falou sobre sua carreira e curiosidades, como as camisas que entregou, após apitos finais durante jogos, a craques como o lateral Roberto Carlos, do Corinthians, Loco Abreu, do Botafogo e o goleiro Márcio, do Atlético-GO, revelando que muitos pedem seu uniforme como forma de admiração.

Vejam as imagens seguintes nunca vistas no futebol: Adeptos a aplaudirem e a gritarem o nome de um árbitro de futebol


ArbitragemAlgarvia

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Platini volta a mostrar-se contra tecnologias no futebol


O presidente da UEFA, Michel Platini, reiterou a sua posição no que respeita à utilização do vídeo como um instrumento auxiliar do jogo e das equipas de arbitragem e insistiu ser contra a aplicação desse tipo de tecnologia no futebol.

«O futebol continua a ser humano, jogado por pessoas e com árbitros que também são pessoas», declarou o dirigente francês.

Platini aproveitou ainda para destacar a filosofia da FIFA em levar o futebol a regiões onde normalmente não é forte, referindo-se à atribuição da organização dos Mundiais 2018 e 2022 a Rússia e Catar. Explicando que a candidatura russa foi «sensível» e que se baseou no facto de nenhum Mundial ter sido organizado no leste europeu e no médio oriente.

«Não me surpreendeu, não foi nada de extraordinário», disse.

In:ABola

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Escocês Dougie McDonald anuncia o fim de carreira

Pivô da crise que levou à greve dos árbitros da Escócia, Dougie McDonald anunciou nesta segunda-feira o fim da seua carreira como árbitro de futebol.
Aos 45 anos, McDonald, que apitou duas finais da Copa da Escócia, deu início a todo o problema depois de, na partida entre Celtic e Dundee United, anular a marcação de um pênalti e mentir na hora de se explicar, o que fez com que John Reid, presidente do Celtic, pedisse sua demissão.

Nesta segunda-feira, Dougie anunciou sua decisão:
É com grande pesar que eu decidi, com efeito imediato, me aposentar da minha função como árbitro da primeira categoria.
Ele, porém, apoiou a greve:Meus colegas decidiram acertadamente retirar seus serviços para os jogos desse fim de semana em resposta ao modo ultrajante como foram tratados e, na minha opinião, a falta de apoio da SFA (Federação Escocesa de Futebol).

Por fim, o agora ex-árbitro falou do caso Celtic x Dundee United: Pedi desculpas pelo meu papel e queria que a minha imaculada carreira de 29 anos seguisse adiante. É hora de todo o futebol escocês seguir adiante.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mundo Fora: Árbitro argentino denuncia tentativa de corrupção

O árbitro internacional argentino Federico Beligoy denunciou esta terça-feira ter sido alvo de uma tentativa de corrupção, tendo em vista a promoção do Cafferatense ao principal campeonato argentino.

Segundo disse Federico Beligoy ao canal televisivo TN, foi um comissário da polícia a oferecer-lhe 13 mil pesos (2.420 euros). «O polícia queria falar sobre a segurança do jogo e afinal disse-me que o presidente do Cafferatense tinha 13 mil pesos para mim», revelou o árbitro.

O presidente do clube, Osvaldo Pierelli, no entanto, já negou qualquer envolvimento no caso: «Somos um clube de aldeia, muito pobre e humilde. Nunca oferecemos esse dinheiro, que é como ter um milhão de dólares para nós.»

In: Bola

domingo, 31 de outubro de 2010

Croácia: árbitro agredido por não marcar penalty (Vídeo)


Um árbitro sofreu várias agressões num jogo da quarta divisão da Croácia, por não ter assinalado uma grande penalidade. Na verdade até parece existir falta, mas a atitude de dois jogadores não deixa de ser injustificável.

A decisão polémica surgiu quando o jogo entre Rudar e Sabunjar estava empatado a três bolas, e desagradou à equipa da casa. Dois jogadores excederam-se, e acabaram por atingir o árbitro com um pontapé e vários socos. Ambos foram expulsos, e o jogo acabou ali.

De acordo com a imprensa croata, esta não é a primeira vez que a equipa do Rudar protagoniza atitudes deste género.

Veja as imagens:

In:MaisFutebol

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Árbitro ameaçado após “Old Firm”

Willie Collum, árbitro do Celtic-Rangers (1-3) disputado no último domingo, recebeu ameaças por ter assinalado uma grande penalidade controversa a favor dos visitantes.

A notícia foi confirmada por um porta-voz da Federação escocesa de futebol (SFA) que, em declarações ao jornal Daily Record, revelou que as ameaças, feitas por telefone, visavam também a mulher e o filho de Collum.

Pese a situação melindrosa, o árbitro recusou protecção policial.

In:Bola

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Platini contra a tecnologia e o «futebol de Playstation»

Presidente da UEFA defende utilização de mais árbitros

Michel Platini, presidente da UEFA, voltou a manifestar-se contra a introdução de tecnologia na linha de golo. O antigo jogador prefere o recurso a um maior número de árbitros, considerando que o outro caminho levaria a um «futebol de Playstation».

«Um árbitro não chega, numa era moderna em que se utilizam 20 câmaras de televisão. Não é justo. As câmaras podem ver tudo, mas o árbitro só tem um par de olhos. De cada vez que ele erra, as câmaras salientam esse facto. Por isso é que acrescentámos dois árbitros na Liga dos Campeões. É o passo lógico», defende Platini.

O presidente do organismo que regula o futebol europeu foi mais longe. «No ténis, um manda mas há 12 pessoas que têm uma palavra a dizer numa área muito mais pequena. Para ser árbitro, é preciso ser masoquista», desabafou o dirigente.

In:MaisFutebol

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um árbitro também chora...e sai de maca(Vídeo)

Se os homens também choram, os árbitros não são excepção. E se os jogadores sofrem lesões, os senhores do apito também estão sujeitos a tal. Silogismos ao jeito de Aristóteles, comprovados pelo brasileiro Cléber Abade.

Nomeado para o jogo entre Ponte Preta e Bragantino, da Série B do «Brasileirão», este árbitro teve de abandonar o jogo aos cinco minutos da segunda parte. Cléber Abade sentiu uma dor no gémeo da perna direita e estendeu-se no relvado, a contorcer-se com dores. Retirado do campo no carro-maca, o árbitro não evitou mesmo as lágrimas.

José Henrique de Carvalho, o quarto árbitro, dirigiu o resto do encontro, que terminou com vitória do Bragantino (0-1). Cléber Abade vai fazer exames nesta quinta-feira, para avaliar a gravidade da lesão.

Veja os momentos de aflição deste árbitro brasileiro:


In:MaisFutebol

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mensagem antiracismo ouvida na terceira jornada da Lida dos Campeões e Liga Europa


Os jogos desta semana da UEFA Champions League e da UEFA Europa League vão ser boas ocasiões para destacar a determinação da UEFA e da FARE para erradicar o racismo dentro e fora dos relvados.

A luta contra o racismo no futebol está a ganhar embalagem e a UEFA está na vanguarda do movimento pan-europeu a fazer campanha contra este fenómeno nefasto.

Os jogos desta semana da UEFA Champions League e da UEFA Europa League são a plataforma perfeita para mostrar a determinação da UEFA na erradicação desta conduta tanto dentro como fora dos relvados.

A campanha anti-racismo terá cobertura e visibilidade alargadas nos principais palcos do futebol europeu de terça a quinta-feira, como parte das actividades que marcam a Semana de Acção, organizada pela Rede Pan-europeia Contra o Racismo no Futebol (FARE), parceira da UEFA.

A Semana de Acção vê organizações não-governamentais (ONG), adeptos e grupos de jovens, minorias étnicas e escolas participarem em mais de dois mil eventos espalhados por 42 países – desde os mais pequenos clubes amadores e de comunidades até às maiores equipas da Europa. A contribuição da UEFA estende-se por 40 jogos das suas competições de clubes, que incluem os mais importantes emblemas e a maioria dos melhores jogadores mundiais.

Como parte da campanha Unidos Contra o Racismo, da UEFA, as equipas serão acompanhadas na entrada para o relvado por crianças envergando t-shirts com a inscrição Unidos Contra o Racismo. Também foi solicitado aos capitães de equipa que enverguem braçadeiras com essa inscrição. Será exibido nos ecrãs gigantes dos estádios um "spot" de 30 segundos intitulado "Não ao Racismo" e, antes de cada encontro, serão ainda lidas mensagens sobre o tema através das instalações sonoras dos estádios.

Antes dos jogos, o Presidente da UEFA, Michel Platini, sublinhou o empenho da organização que tutela o futebol europeu na luta contra a chaga do racismo: "O respeito pela diversidade é um dos princípios basilares da UEFA. Não há lugar para qualquer forma de racismo ou discriminação na UEFA ou no futebol europeu. A UEFA está firmemente determinada em combater esta chaga de todas as formas possíveis", asseverou.

"Na terceira jornada da UEFA Champions League e da UEFA Europa League, estamos novamente a contribuir para a Semana de Acção anual da rede FARE. Peço a todos que se comportem tanto dentro como fora do relvado sob o espírito do 'fair play' e do respeito para com árbitros, adversários e adeptos. Todos somos iguais com uma bola nos pés."

A FARE foi criada em 1999 por um pequeno grupo de adeptos e de ONG's preocupadas com o aumento do fenómeno do racismo no futebol europeu. Mais de dez anos volvidos, esta abrangente organização para grupos que combatem a discriminação em todas as frentes conta com parceiros em quase 40 países de toda a Europa.

O trabalho de envolver jogadores, adeptos e entidades tutelares para tornar o futebol numa zona livre de discriminação está a espalhar-se a bom ritmo pelo continente. A UEFA deu um considerável apoio financeiro à FARE desde a assinatura de um acordo formal entre as duas entidades, em 2001. Ambas as organizações colaboram na realização de eventos, na publicação de documentos e na utilização da imensa plataforma pública e comercial que constituem os mais importantes jogos do futebol europeus para espalhar a mensagem de tolerância zero para toda e qualquer forma de racismo ou discriminação, dentro e fora dos relvados.

In:Uefa

Fifa deve aceitar tecnologia no futebol, diz ex-árbitro


O ex-árbitro bazileiro de futebol José Roberto Wright, que está em Zurique, na Suíça, numa reunião da Fifa, afirmou que a entidade máxima do futebol mundial já considera a utilização de tecnologia no futebol.

Membro de uma comissão de 18 pessoas que se reúnem na sede da Fifa duas vezes por ano para falar sobre o futebol, Wright, expôs os principais tópicos abordados na reunião.
Segundo ele, o assunto mais discutido foi a utilização de árbitros de balizas, medida que José Roberto Wright não aprova, já que eles continuariam sem poder ver se a bola entrou na baliza e ainda poderiam influenciar o jogo caso a bola batesse em algum deles.
Por fim, Wright cita o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que anunciou que três empresas irão apresentar projectos tecnológicos que tentem ajudar a resolver os casos em que não se sabe se a bola entrou totalmente na baliza ou não.
Segundo Wright, Blatter estaria bastante inclinado a aceitar a tecnologia no futebol.


A Assembleia Anual da International Board da Fifa tem início em Cardiff, no País de Gales, nesta quarta-feira, com a discussão sobre a utilização de chips para definir se a bola ultrapassou ou não a linha do golo como principal pauta. Além disso, os dirigentes da entidade farão uma avaliação inicial sobre a utilização de árbitros na linha de fundo, o que tem sido testado em competições europeias.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, já havia prometido estudar a utilização da tecnologia nas bolas após a polêmica vivida na Copa do Mundo da África do Sul, quando Frank Lampard fez golo legal pela Inglaterra nos quartas de final contra a Alemanha. A pelota disparada pelo britânico acertou o travessão e pingou dentro do baliza antes de sair, mas o árbitro Jorge Larrionda não validou o lance.

Por outro lado, o dirigente também sinalizou que erros de arbitragem são os "aspectos humanos" do futebol, afirmando a necessidade de aceita-los. Se a Fifa 'cedeu' em algum ponto nos últimos tempos foi em aceitar a experiência com árbitros extras, postados na linha de fundo, eles seriam capazes de evitar erros como o de Larrionda no último Mundial, por exemplo.

A Uefa adoptou a experiência e tem utilizado árbitros de fundo em partidas da Liga Europa, Liga dos Campeões e SuperTaça da Europa. A International Board havia permitido a prática até 2012 e, em Cardiff, os dirigentes devem fazer uma avaliação inicial. Além disso, também será citada a hipótese de uma "tripla punição" a infracções - golo, cartão vermelho e sanção ao jogador.

Todas as discussões serão encaminhadas para a próxima Reunião Anual Geral da International Board. Entre 4 e 6 de março de 2011, também em Cardiff, delegados e dirigentes da Fifa se reunirão na única oportunidade da temporada em que será possível alterar as 17 regras do futebol.