Sílvia Domingos pela 1ª vez presente na qualificação do Euro Sub-17

A árbitra algarvia Sílvia Domingos foi nomeada pela primeira vez para para dirigir jogos do Apuramento do Campeonato da Europa de Sub-17, na condição de árbitra principal .

Nomeações Árbitros LPFP

Confira as nomeações dos árbitros da Liga ZonSagres e Orangina

Nomeações Árbitros FPF

Confira as nomeações dos árbitros dos campeonatos nacionais de seniores e camadas jovens

Pedro Proença: «Está limpa a imagem do Apito Dourado»

Pedro Proença comentou, esta terça-feira, a sua passagem pelo Campeonato da Europa.

Análise de época da FPF: Eugénio Arêz desce à terceira categoria nacional

Eugénio Arêz ficou a saber, que foi despromovido à terceira categoria, terminando no 31º lugar da classificação dos árbitros.

Mostrar mensagens com a etiqueta Noticias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Noticias. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 21 de março de 2012

Alguns árbitros já foram incomodados


O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Gustavo Sousa, admitiu esta segunda-feira que alguns dos 25 "juízes" das competições profissionais portuguesas já receberam telefonemas anónimos, após a divulgação dos dados pessoais na Internet.

"Têm estado a chegar alguns dados sobre essa matéria [telefonemas anónimos], de qualquer maneira estamos a fazer um processo completo, com pessoas a trabalhar sobre isso. Mas, não é possível dizer caso a caso, nem interessa à APAF, nem aos árbitros dizer o que estamos fazer", afirmou Gustavo Sousa, em entrevista à agência Lusa.

O presidente da APAF garantiu que os 25 árbitros já foram aconselhados a alterarem, tanto quanto possível, os dados pessoais agora divulgados, entre os quais números de telefone, moradas, nome de familiares, números de contribuinte e números de contas bancárias.

"Já enviámos uma comunicação a todos os árbitros para tirarem esses dados que são agora públicos, para que os tentem tirar, o mais breve possível, do círculo deles, para que não sejam vítimas, como têm estado a ser, de telefonemas anónimos e coisas do género", explicou.

Gustavo Sousa disse ter tido conhecimento da divulgação desta informação na Internet na terça-feira, tendo, no mesmo dia, avançado com uma queixa junto da Polícia Judiciária (PJ), sobre o que considera uma "ofensa clara ao árbitro".

"Ontem [na terça-feira] já fomos fazer uma queixa na PJ, estamos a fazer o mesmo para a Proteção de Dados, a fim de resolvermos esta questão. Os árbitros estão ser vítimas de um grave e vergonhoso atentado à arbitragem e ao cidadão comum", frisou.

O presidente da APAF entende que a divulgação dos dados, hoje noticiada pelo Diário de Notícias, ultrapassa "o limite do aceitável" e exige a retirada imediata da informação.

"O que pretendemos é que se retirem imediatamente os dados da Internet, porque acho que são muito graves nestes meios sociais e para que as pessoas não possam ter acesso como estão a ter", referiu.

Além das manifestações de repúdio, por parte da própria APAF e da Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gustavo Sousa admite que esta exposição de privacidade será condenada pela generalidade das pessoas.

"Não se compreende que, para denegrir a imagem da arbitragem, se esteja a recorrer a estes métodos. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sair desta situação, mas estou convencido de que as pessoas vão repudiar a situação por elas, porque também, se calhar, não gostavam de ver os seus dados divulgados", reconheceu.

Entretanto, a Comissão Nacional de Proteção de Dados anunciou a abertura de um processo de averiguações para apurar a forma como foi acedida e disponibilizada a informação na Internet, disponível desde 17 de março e que, até às 14h00, conta cerca de sete mil acessos.

In:Record

Vítor Pereira espera investigação célere sobre publicação de dados pessoaos de árbitros na Internet


O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol repudia o uso e publicação dos dados pessoais dos 25 árbitros dos campeonatos profissionais na Internet. A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) já apresentou queixa à Polícia Judiciária, segue-se uma outra para a Comissão Nacional de Protecção de Dados.

«Trata-se de um ataque grosseiro a pessoas que, antes de serem árbitros, são acima de tudo cidadãos e que têm o direito de manter a sua vida pessoal protegida», disse Vítor Pereira, considerando que o uso e publicação daquela informação é feito de «forma absolutamente intolerável e que coloca em causa os mais básicos direitos de cidadania».

«Esperamos que as investigações decorram de forma célere e que cheguem até às últimas consequências», sublinhou, disponibilizando o CA para «prestar qualquer tipo de apoio que venha a ser solicitado por quaisquer árbitros ou entidades».

A APAF apresentou uma queixa na Polícia Judiciária e prepara uma outra para dar entrada na Comissão Nacional de Proteção de Dados, que já abriu um processo de averiguações para apurar a forma como foi acedida e disponibilizada na Internet a informação sobre dados pessoais dos árbitros.

O processo vem na sequência da notícia avançada hoje pelo Diário de Notícias, segundo a qual os dados pessoais dos árbitros, como moradas, nomes de familiares, números de telefone, de contribuinte e de identificação bancária, foram divulgados na Internet, a 17 de março.

Segundo a mesma notícia, mais 1400 pessoas já acederam a estas informações que entretanto já foram reproduzidas nas redes sociais, sendo os dados pessoais de Bruno Paixão os mais acedidos pelos cibernautas.

In:ABola

Árbitros admitem pedir proteção policial

Na sequência da divulgação de dados pessoais de árbitros, a Federação Portuguesa de Futebol confirmou que vai apresentar queixa à Polícia Judiciária.

Alguns árbitros estão a estudar a possibilidade de pedir proteção policial na sequência da divulgação dos seus dados pessoais na Internet.

Contactado pela TSF, João Ferreira, um dos poucos árbitros com quem a TSF conseguiu falar, confirmou que pretende agir judicialmente na sequência deste caso.

Numa altura em que a Polícia Judiciária já confirmou que vai investigar o caso, depois de ter recebido uma queixa nesse sentido, a Federação Portuguesa de Futebol garantiu que vai apresentar uma queixa nas próximas horas na PJ.

In:TSF

AF Braga apresenta 109 novos árbitros

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que a Associação de Futebol de Braga vai apresentar, na quarta-feira, em conferência de imprensa, 109 novos árbitros, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos. Na ocasião, os novos juízes vão receber os respetivos equipamentos e os cartões: amarelos, vermelhos e de árbitro.

Na cerimónia, vão estar presentes o vice-presidente da secção não profissional do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, Carlos Carvalho, o presidente da AF Braga, Manuel Machado, o presidente do CA da AF Braga, Cunha Antunes, e o presidente da APAF, Gustavo Sousa.

Dados de árbitros divulgados na internet


Uma lista com dados pessoais dos 25 árbitros que dirigem as ligas profissionais de futebol foi divulgada na internet no passado dia 17 de março numa página anónima, utilizada normalmente por organizações como a WikiLeaks, e é já possível encontrar as fichas dos juízes em vários fóruns de desporto. A notícia é avançada esta manhã pelo Diário de Notícias.

Número de telemóvel, de Bilhete de Identidade, morada, profissão, em alguns casos o NIB, o NIF, o nome do pai e da mãe. São estes os dados dos árbitros portugueses divulgados na internet no passado dia 17 de março, que estão agora ao dispor de toda a gente.

A ficha mais procurada é a do árbitro Bruno Paixão, que dirigiu o encontro entre o Gil Vicente e o Sporting da passada segunda-feira, tendo sido duramente criticado pelo clube de Alvalade, com os árbitros Pedro Proença e Artur Soares Dias a despertarem também o interesse dos cibernautas.

Até ao momento não existe qualquer queixa na Comissão Nacional de Proteção de Dados, e a Polícia Judiciária ainda não iniciou qualquer investigação. Nestes casos de divulgação de dados, a pena pode chegar aos 8 anos de prisão.

In:RTP

terça-feira, 20 de março de 2012

«95 por cento das decisões dos árbitros são corretas» diz Vítor Pereira

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF deixou uma revelação curiosa no primeiro dia do VIII Congresso Internacional de Futebol, organizado pelo ISMAI. Vítor Pereira foi um dos preletores da tarde e assegurou que «95 por cento das decisões das equipas de arbitragem são corretas».

«O problema são os restantes cinco por cento», apressou-se a acrescentar o dirigente, diante de uma plateia recheada de estudantes do curso de Desporto. E disse mais. «Há árbitros que fazem sete/oito jogos por fim de semana. Não é possível. Vamos procurar credibilizar a arbitragem pela competência.»

Ora, e o que propõe Vítor Pereira? Para começar, «e até Maio», o máximo responsável da arbitragem portuguesa está à procura de um diagnóstico sobre a atividade. «Chegámos à federação e ninguém sabe quantos árbitros há em Portugal, nem quantos são necessários.»

Depois de concluído o parecer, o Conselho de Arbitragem avançará para a implementação de «três grandes projetos»:

. o Programa de Acolhimento e Integração (destinado a árbitros estreantes e promovidos, pensado no combate ao abandono precoce da arbitragem);
. o Programa de Talentos e Mentores (para o reforço do acompanhamento a um grupo particular de árbitros);
. o PINAT (criação de um centro de treinos em cada uma das associações distritais; o centro terá um campo de futebol, um preparador-físico, um psicólogo e um técnico de arbitragem).

In:Mais Futebol

sábado, 17 de março de 2012

Árbitro Rui Silva esqueceu-se de expulsar um jogador

Anselmo viu dois cartões amarelos, mas permaneceu em campo. Erro técnico poderia colocar o desfecho da partida em causa, apesar da U. Leiria ter vencido o jogo.

O árbitro Rui Silva protagonizou aquele que será, certamente, um dos momentos mais insólitos e polémicos da 23.ª jornada da Liga, na Marinha Grande, num jogo onde a União de Leiria derrotou o Rio Ave por 1-0.

O juíz de Vila Real mostrou duas vezes o cartão amarelo a Anselmo, avançado do Rio Ave, mas não expulsou o jogador, que permaneceu em campo, durante cerca de dois minutos, e acabou por terminar a partida. O técnico vilacondense, Carlos Brito, frisou que não vale a pena "crucificar" o árbitro.

"Fiquei com essa perceção , mas não vou criticar o árbitro. Tenho pena, é um jovem árbitro. Acredito que o Rui não tenha visto, mas o auxiliar interveio tantas vezes, a assinalar foras-de-jogo, e devia ter visto. Também faltou um pouco de coragem para assinalar um penálti precisamente sobre o Anselmo. É um aspeto técnico, no qual não me quero imiscuir. Terá havido, eventualmente, uma distração do árbitro, mas não vou crucificá-lo", frisou.

In:DN

Bruno Paixão substitui Jorge Sousa no Gil Vicente-Sporting


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou hoje a substituição do árbitro Jorge Sousa por Bruno Paixão para dirigir, na segunda-feira, o Gil Vicente-Sporting, da 23.ª jornada da Liga.

Na sua página na internet, aquele órgão invoca motivos de doença do portuense Jorge Sousa para justificar a sua substituição por Bruno Paixão, de Setúbal, a quem caberá dirigir a partida entre a equipa de Barcelos e os "leões", que encerra a 23.ª jornada, na segunda-feira, com início marcado para as 20:15.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Afinal o árbitro Jorge Sousa é que se sentiu mal em San Siro


Jorge Sousa, auxiliar de Pedro Proença no Inter-Marselha, segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, teve de ser assistido após o apito final, ainda no Giuseppe Meazza, apurou o Maisfutebol.

O juiz, nomeado pela UEFA árbitro de baliza da partida, sentiu uma quebra de tensão e foi solicitado de imediato apoio médico. Jorge Sousa andava debilitado devido a uma gastroenterite, mas foi-lhe administrado soro e recuperou bem, tendo abandonado San Siro pelo próprio pé.

Esta quarta-feira, foi noticiado pelo site Football365 e hoje por o ArbitragemAlgarvia que teria sido o próprio Pedro Proença a sentir um problema cardíaco no final da partida, o que não se confirma.

In:MaisFutebol

Pedro Proença sentiu-se mal em Milão


O árbitro português Pedro Proença ter-se-á sentido mal após o jogo da Liga dos Campeões entre o Inter e o Marselha (2-1), o qual dirigiu na terça-feira à noite e, segundo o site francês “Football 365”, teve mesmo de ser assistido por elementos da Cruz Vermelha, que lhe efetuaram uma massagem cardíaca.

De acordo com a mesma fonte, o juiz, de 41 anos, que arbitrou o recente clássico Benfica-FC Porto (2-3) ficou ainda sob vigilância no balneário do Giuseppe Meazza.

In:Record

O ARBITRAGEMALGARVIA espera que tenha sido apenas um susto e que recupere rapidamente.

terça-feira, 13 de março de 2012

Jantar de homenagem à Árbitra Internacional Sílvia Domingos


O Núcleo de Árbitros de Futebol António Matos irá fazer um jantar de homenagem à recente árbitra internacional Sílvia Domingos e da tomada de posse dos novos corpos sociais do núcleo.

O Jantar será no próximo dia 22 de Março, 5ª Feira, pelas 20h30 no restaurante "Ribatejano" em Faro.

Para participar neste evento contacte até dia 19: Bruno Brás - 966968073  /  Pedro Oliveira - 914446085 /  Rúben Guerreiro - 967974850

APAF promete "posição firme" face às declarações de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Gustavo Sousa, assegurou, que os árbitros vão tomar “uma posição de firmeza” em relação às declarações recentes de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus sobre Pedro Proença.

“Os casos do Sporting e do Benfica são totalmente diferentes”, começou por justificar, em declarações à agência Lusa, Gustavo Sousa, quando confrontado com a aparente incoerência da APAF na posição que tomou face a declarações do presidente “leonino”, Godinho Lopes, e agora perante as que foram proferidas pelos presidente e treinador “encarnados”.

Essa diferença, segundo Gustavo Sousa, assenta no facto de as declarações de Godinho Lopes terem sido feitas “antes do jogo” com o Beira-Mar, em Aveiro, visando o árbitro João Ferreira, enquanto as de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus foram “após o jogo” com o FC Porto, no estádio da Luz.

O facto de estas terem sido proferidas “a posteriori” não configura, no entendimento de Gustavo Sousa, uma “coacção” sobre o árbitro, além de que o “impedem de tomar uma posição”, passando o caso unicamente para “a esfera dos órgãos disciplinares”.

“Se alguém for jantar com outra pessoa e o agredir, o mais que a vítima pode fazer é avançar com um processo-crime. Mas se houver ameaça de agressão ‘a priori’, a vítima já não comparece no jantar”, referiu Gustavo Sousa, fazendo uma analogia para justificar a posição distinta que os árbitros tomaram face ao Sporting e ao Benfica.

No caso que envolveu os “leões”, João Ferreira declarou-se indisponível para dirigir a partida Beira-Mar-Sporting, depois de Godinho Lopes ter criticado a escolha deste árbitro por parte da Comissão de Arbitragem, alegando antecedentes que não a recomendavam, o que desencadeou a solidariedade do colega que a Comissão de Arbitragem nomeou para o substituir, Paulo Baptista, o qual também recusou apitar o jogo em causa.

Já no caso mais recente, do Benfica, Jorge Jesus afirmou que o árbitro assistente “só não assinalou o fora-de-jogo que deu origem ao terceiro golo portista porque não quis”, enquanto Luís Filipe Vieira pediu mesmo que Pedro Proença “nunca mais fosse nomeado” para dirigir jogos dos “encarnados”.

Outra justificação avançada pelo presidente da APAF para o silêncio dos árbitros até ao momento é o facto de estar em curso um processo no âmbito do Conselho de Disciplina relativo às declarações do presidente e do treinador do Benfica após o jogo com o FC Porto, cujo resultado aguardam.

No entanto, apesar do silêncio a que se remeteram até agora, Gustavo Sousa quis deixar claro que os árbitros não estão parados e que vão tomar uma posição firme em breve.

“[Nesta terça-feira] temos uma reunião, pelas 14h30, com o presidente da FPF, Fernando Gomes, para tentar desbloquear esta situação”, revelou Gustavo Sousa, para quem tal iniciativa visa “arranjar uma solução que impeça os agentes desportivos de dizerem tudo o que querem sobre as arbitragens”.

No seu entendimento, os castigos “devem ser mais severos do que são”, no sentido de evitar declarações que “atentem contra a honorabilidade dos árbitros”, que são “sempre penalizados quando erram, ao contrário do que acontece com os erros dos treinadores e jogadores”.

Segundo Gustavo Sousa, que se escusou a revelar a sua posição sobre o boicote dos árbitros aos jogos do Sporting, alegando que “não era o presidente da APAF à altura dos acontecimentos”, certas declarações “põem em causa o futebol português e próprio país além-fronteiras”, onde “a postura dos nossos dirigentes, treinadores e jogadores é completamente diferente”.

Após a reunião de terça-feira com o presidente da FPF, a APAF “irá emitir um comunicado à imprensa”, cujo conteúdo “dependerá da forma como decorrer o encontro com Fernando Gomes”, comunicado esse que “não encerrará a questão” por parte dos árbitros relativamente às declarações de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus.

“A nossa intenção não é perturbar o futebol português, mas não podemos deixar de tomar posição firme em defesa dos árbitros”, disse Gustavo Sousa, que promete, ainda, convocar para breve uma reunião com todos os árbitros, da qual sairá uma posição colectiva sobre o caso em apreço.

Questionado se essa posição poderá ser semelhante à que foi tomada no caso do Sporting, em que os árbitros se solidarizaram com João Ferreira e Paulo Baptista, recusando apitar jogos do emblema "leonino", Gustavo Sousa disse que “todas as hipóteses estão em cima da mesa”.

Os árbitros João Ferreira e Paulo Batista foram punidos pelo Conselho de Disciplina da FPF com três e dois jogos de suspensão, respectivamente, por se terem escusado a dirigir o jogo Beira-Mar-Sporting, da segunda jornada da Liga, a 21 de Agosto de 2011.

In:Publico

Árbitro assistente Ricardo Santos vai apresentar queixa contra Jorge Jesus

O árbitro assistente do clássico da Luz, Ricardo Santos, vai apresentar queixa de Jorge Jesus ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência das declarações do treinador do Benfica sobre o lance que valeu o golo da vitória do FC Porto sobre o Benfica no passado dia 2 de Março.

Jorge Jesus disse, no final do encontro com o FC Porto, que o árbitro assistente da equipa liderada por Pedro Proença viu que Maicon estava fora-de-jogo no lance que valeu o golo da vitória dos azuis-e-brancos. «Não marcou porque não quis. Ele viu tudo e, na consciência dele, sabe perfeitamente que estavam em fora de jogo», acusou o treinador do Benfica.

Segundo noticia a Renascença, a queixa de Ricardo Santos vai entrar esta terça-feira no Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Caso o órgão der razão aos fundamentos do árbitro auxiliar, Jorge Jesus poderá ser suspenso, além de ter de pagar multa.

In:ABola

segunda-feira, 12 de março de 2012

Árbitros por sorte não foram agredidos no passado sábado

Graves incidentes ocorreram no passado sábado, na partida entre o Farense e o Lusitano do campeonato distrital de infantis de futebol 11 da Associação de Futebol do Algarve, os árbitros do encontro escaparam a agressões por sorte.

Decorria o minuto 52, quando após uma falta cometida por um jogador do Lusitano sobre um jogador do Farense, os adeptos do Farense invadiram o campo e a equipa de arbitragem foi alvo de insultos e ameaças físicas de forma cobarde, selvática e gratuita. Os mesmos adeptos tentaram agredir o jogador do Lusitano que tinha cometido a falta assinalada pela equipa de arbitragem. Viveram-se alguns momentos de aflição no campo da Horta da Areia, quando os ânimos ficaram mais calmos, a equipa de arbitragem comunicou aos clubes que iria dar o jogo por terminado por não existirem condições para a conclusão deste.

Está na altura de dizer basta a situações como esta que acontecem com muita frequência infelizmente. Está na hora da direcção da Associação de Futebol do Algarve tomar medidas para combater este tipo de acontecimentos, a solução passa por os jogos dos escalões de Infantis e Benjamins terem força policial. Isto já foi debatido anteriormente pelos núcleos de árbitros e a associação, mas o organismo nada fez para resolver a situação e os estes acontecimentos continuam a acontecer.

Liga suspende delegado por declarações no Facebook sobre arbitragem de Marco Ferreira

Manuel Armindo violou os deveres da atividade que exerce no futebol, explicou a entidade.


A Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu suspender, “com efeitos imediatos”, o delegado Manuel Armindo por violação dos deveres da atividade que exerce no futebol, com origem no seu perfil na rede social Facebook.

Em nota enviada à Agência Lusa, a LPFP anuncia ainda que irá "comunicar os factos" ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

A suspensão e a comunicação para efeitos de averiguação disciplinar tiveram origem em publicações pessoais de Manuel Armindo na sua página pessoal, que são, segundo a Liga, “declarações que violam, de forma grosseira, os deveres dos delegados” aos jogos das competições profissionais.

A mesma nota refere que a Liga foi informada dos comentários do seu delegado na noite de domingo.

In:Relvado


Deixamos aqui os comentários do Sr. Manuel Armindo (Delegado da Liga)

Manuel Armindo
o Presidente Pinto Costa têm de abrir a boca e falar sem medo.O vieira descascou no
arbitro e viram o que resultou logo mandaram um arbitro para prejudicar o FCP e agora vamos ficar calados?
Sábado às 22:42 perto de Porto ·

Manuel Armindo
o observador do jogo vai dar-lhe a nota 2,1 foi tanta asneira que nem sabe por onde
começar o relatório.....
Sábado às 22:38 perto de Porto ·



Manuel Armindo
sr.marco ferreira fez o que o benfica lhe pediu esta semana após o aniversário dia 8/3
e antes de lhe enviar a prenda que seguirá amanhã no avião para a madeira para ele e sergio serrão (auxiliar) Pessima arbritagem dois penaltis por assinalar fora as diversas decisões mal tomadas. O pedido do benfica era amostrar amarelos a Hulk e James assim ficariam receosos para o resto do jogo e só marcou o penalti porque foi clarissimo.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Sílvia Domingos na Ronda de Elite Feminina Sub-19

A arbitra algarvia recém internacional, Sílvia Domingos, foi nomeada para os jogos do Grupo 1 da Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato da Europa Feminino de Sub-19, que se realiza em Portugal entre os dias 31 de Março e 5 de Abril.

Sílvia Domingos irá desempenhar as funções de árbitra assistente, Vanessa Gomes irá ser quarta-árbitra.

Os árbitros Jorge Tavares e Rui Patrício dirigem encontros dos Sub-20 lusos diante da Finlândia

O árbitro Jorge Tavares foi nomeado para dirigir a partida das selecções de Sub-20 de Portugal e Finlândia no dia 13 de Março, pelas 16h00, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro. Nuno Pereira e Pedro Ribeiro serão os árbitros assistentes, enquanto que Tiago Antunes será o quarto árbitro.

No segundo encontro da semana entre lusos e nórdicos, agendado para o dia 15 de Março, pelas 16h00, no Estádio Municipal de Aveiro, o árbitro Rui Patrício será assistido por José Oliveira e Bruno Silva. O quarto árbitro será Daniel Cardoso.

Olegário Benquerença na Liga do Qatar

O árbitro Olegário Benquerença e os árbitros assistentes Pedro Garcia e Luís Marcelino vão dirigir encontros da Qatar Stars League entre os dias 14 e 18 de Março de 2012.

In:FPF

quinta-feira, 8 de março de 2012

João Paulo Ribeiro é o novo presidente do Núcleo de Árbitros de Futebol do Sotavento Algarvio

O novo Presidente
João Paulo Ribeiro, novo presidente da direção do Núcleo de Árbitros de Futebol do Sotavento Algarvio, tomou posse, em conjunto com os restantes órgãos eleitos, no dia de ontem, em cerimónia que decorreu na sala deste mesmo núcleo, em Vila Real de Santo António.
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – José Viegas Rufino
Vice Presidente – Josélio Filipe Gonçalves Fernandes
Vogal – Ricardo Lourenço Silva Fernandes
DIREÇÃO
Presidente – João Paulo Batista Ribeiro
Vice Presidente – Cesário Matado Evaristo
Vogal – Sérgio Filipe Grade Sousa Piscarreta
CONSELHO FISCAL
Presidente – Andrelino Cabrita Pena
Vice Presidente – Nuno Miguel Serrano Tavares Almeida
Vogal – Vitor Manuel Batista Nené

terça-feira, 6 de março de 2012

Duarte Gomes: «Pedro Proença é o melhor árbitro português»


O árbitro Duarte Gomes defendeu o colega Pedro Proença, dizendo que se trata, «de longe», do melhor árbitro português da atualidade. Esta tomada de posição surge no seguimento das críticas que Proença sofreu após o Clássico da Luz.

Duarte Gomes escreveu, ainda, que os erros dos árbitros acontecem, como de outros intervenientes do jogo, e sublinhou que a equipa que «ao longo de trinta jogos» lidar melhor «com todas as vicissitudes» será «a melhor».

As palavras de Duarte Gomes:

«Agora mais a frio. Mais distante das emoções à flor da pele, mais longe da cegueira da paixão, da incapacidade de raciocinar, da critica fácil, um ponto de ordem que se impõe.



Os árbitros erram. Verdade. Os jogadores, técnicos e dirigentes também erram. Verdade.



Os erros ora são irrelevantes, ora têm influência no desfecho dos jogos. Verdade.



Mas essa é uma verdade secular, que se aplica para os erros dos árbitros, dos jogadores, dos técnicos e dirigentes, que obviamente dão sempre, sempre o seu melhor. No futebol como em qualquer outra área de atividade.



A equipa que ao longo de trinta jogos (30!) melhor lida com todas essas vicissitudes e ainda assim consegue ser superior no campo, fruto do seu talento, qualidade e competência é...a melhor. Verdade.



O Pedro Proença é de longe o melhor árbitro português da atualidade, um dos melhores da Europa e seguramente aquele que mais e melhor se dedica a esta causa, dia após dia. Verdade.



E sabe melhor que ninguém que os momentos menos fáceis mais não são do que o mote para etapas verdadeiramente inesquecíveis que se aproximam.



São assim...os campeões.



Como ele.»

In: Mais Futebol

Clubes de futsal apoiam árbitro em dificuldades


Num gesto raras vezes visto no desporto, atletas e dirigentes solidarizaram-se com um árbitro de futsal que está a passar por um grave problema familiar.
Sandro Silva, árbitro da Associação de Futebol de Santarém, passa nesta altura por uma situação pessoal delicada e descobriu recentemente que a sua filha, de apenas 5 anos, tem um linfoma, um termo genérico utilizado para designar um grupo de diversas doenças, que se traduz por alterações celulares anormais, muitas vezes malignas.

A doença da pequena Soraia foi descoberta apenas na semana passada, quando um exame mais profundo a um inchaço persistente no pescoço da criança, revelou o que ninguém queria ouvir: a possibilidade de cancro. Em declarações ao Rede Regional, Sandro Silva explicou que os resultados definitivos só vão ser conhecidos na próxima semana, uma vez que há vários tipos de linfoma e a forma de tratamento é diversa, podendo ir da quimioterapia à cirurgia, entre várias outras opções.

Ao terem conhecimento da situação familiar do árbitro, que está desempregado e além de Soraia, tem mais quatro filhos a seu cargo, os dirigentes do Vitória Clube de Santarém pensaram que era altura de ajudar. “No futsal do distrito os árbitros vão sendo quase sempre os mesmos e vamos estreitando relações e criando alguma amizade. O Sandro Silva é dos que tem uma postura mais cordial e assim que soubemos do seu problema decidimos ajudar na medida do possível”, explicou ao rede Regional Sérgio Fernandes, secretário da Direção do Vitória Clube de Santarém, um dos impulsionadores da iniciativa.

Aproveitando o facto de haver entradas livres para as finais 4 da Taça do Ribatejo de futsal de Juvenis e Juniores, que se realizam no sábado, 4 de março, às 15h00 e 17h00 respetivamente, na nave do pavilhão de Santarém, o clube vai colocar uma caixa à entrada com rifas que custarão 1 euro e que servirão para ajudar Sandro Silva. No final haverá um sorteio e o vencedor receberá uma camisola da seleção distrital de futsal. O cartaz do evento tem também uma conta bancária onde poderão ser feitos donativos para ajudar a família de Sandro Silva (NIB 003 802 730 525 935 677 121).

O gesto comoveu o árbitro, de 34 anos, desempregado desde Novembro, quando deixou a empresa onde trabalhava porque tinha emprego garantido na Suiça, onde iria ganhar substancialmente mais. À última hora, o emprego, arranjado por um familiar, não se concretizou, e desde então as dificuldades têm sido muitas, valendo a ajuda da família e dos amigos.

Sandro Silva agradece o gesto dos dirigentes do Vitória e revela um dado curioso. “No fim de semana passado apitei três jogos deles e perderam os três. Podiam ter ficado chateados mas não e à noite telefonaram-me a dizer que iam fazer as rifas”, recordou o árbitro, satisfeito por perceber que tem muitos amigos na modalidade. “Erro como os outros mas respeito toda a gente e isso acabou por vir ao de cima”, conclui.

In: Arbitragem Coimbra

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bruno Brás eleito presidente do NAF António Matos - Algarve

O árbitro da Associação de Futebol do Algarve, Bruno Brás, foi eleito presidente do Núcleo de Árbitros de Futebol António Matos - Algarve, sucedendo a João Pedro Ferreira.

Deixamos aqui a lista eleita:

MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: António Coelho Matos
1º Secretário: Ivo Santos
2º Secretário: João Tangarrinha

DIRECÇÃO
Presidente: Bruno Brás
Vice-Presidente Futebol 11: Pedro Sancho
Vice-Presidente Futsal: Pedro Cruz
Tesoureiro: Rúben Guerreiro
Secretário: Pedro Oliveira
1º Vogal: Sílvia Domingos
2º Vogal: Tiago Cravo

CONSELHO FISCAL
Presidente: Natálio Silva
1º Secretário: Diogo Gomes
2º Secretário: André Martins