Sílvia Domingos pela 1ª vez presente na qualificação do Euro Sub-17

A árbitra algarvia Sílvia Domingos foi nomeada pela primeira vez para para dirigir jogos do Apuramento do Campeonato da Europa de Sub-17, na condição de árbitra principal .

Nomeações Árbitros LPFP

Confira as nomeações dos árbitros da Liga ZonSagres e Orangina

Nomeações Árbitros FPF

Confira as nomeações dos árbitros dos campeonatos nacionais de seniores e camadas jovens

Pedro Proença: «Está limpa a imagem do Apito Dourado»

Pedro Proença comentou, esta terça-feira, a sua passagem pelo Campeonato da Europa.

Análise de época da FPF: Eugénio Arêz desce à terceira categoria nacional

Eugénio Arêz ficou a saber, que foi despromovido à terceira categoria, terminando no 31º lugar da classificação dos árbitros.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Futebol 11 - Arbitro Assistente João Pedro Gorgulho de Matos Ferreira conquista subida à Liga


Iniciou a sua carreira de Arbitro em torneios amigáveis promovidos pela U.A.L.G, e mais tarde tomou conhecimento do curso de arbitragem desenvolvido pela AFA. Desta forma surgiu mais um arbitro na nossa associação ("Emprestado" pelos nossos colegas de Setúbal), que teve, tem e continuará a ter a sua carreira na arbitragem marcada por a superação constante de velhos desafios e novas etapas. Tive oportunidade de iniciar a carreira conjuntamente com ele, formando uma equipa(a nossa primeira)... mas esse tempos remetem-nos ao ano de 2002, e muito ocorreu desde desse período.

O colega João Pedro Ferreira, nascido a 20-11-1974 , em ano de revolução, marcou a arbitragem algarvia pela forma e empenho com que encara cada desafio, com a mesma seriedade e objectividade, de quem mostra um grande amor por esta pugna que é arbitragem.

Após ter concretizado objectivo de ascensão à 2ª categoria Nacional do Quadro de Árbitros Assistentes em 05/06, e no ano de 06/07 ter alcançado um positivo 23º lugar, mostra que os seus propósitos eram superiores, e chega ao final desta época com a subida assegurada ao maior escalão do futebol Nacional... a Liga!

Um jantar no passado dia 26 de Junho, juntou alguns amigos da arbitragem algarvia em Faro, o qual serviu para festejar estas e outras alegrias, na presença do Presidente do Conselho de Arbitragem Sr. António Coelho Matos que não conseguiu deixar de transparecer o orgulho e paixão que sente por o êxito de todos os que representam a AFA.

Para além do orgulho que sentimos, aproveitamos esta oportunidade para lançar mais um desafio neste blog, que o sucesso atingido se renove durante muitos anos...

terça-feira, 1 de julho de 2008

Futsal Algarvio - Arbitragem novamente de Parabens - Subida de Ruben Guerreiro à 2ª Div. Nacional Futsal


Longe vai a época 2006/2007 positiva apenas para a arbitragem algarvia no que respeita a vertente do futsal, onde o Algarve colocou um novo árbitro no nacional de futsal, Ruben Guerreiro que aguardou a sua chamada por não ter conseguído entrada directa.

Uma época passou, e o facto de este arbitro ter sido chamado não foi inusitado, pois exibiu(passeou) o seu valor na 3ª Div. Nacional de Futsal, e devido ao seu trabalho demonstrou que estava lá porque o merecia.

Um pouco inesperadamente(Apenas para quem não o conhece bem) foi o facto de o mesmo ter feito uma boa época, e no final recolher os frutos do seu trabalho, num conjunto de 55 árbitros, ficou em 7º lugar...Carimbando desta forma a subida à 2ª Div. Nacional de Futsal!!!

Mais um ano em que o Ruben Guerreiro está de Parabéns, ele e o Futsal do Algarve que vê outro arbitro Cândido Jeremias subir à 2ª Div. Nacional de Futsal.

Deixamos um repto para estes árbitros.... Que para a próxima época façam no mínimo aquilo que fizeram em 07/08....

terça-feira, 10 de junho de 2008

Árbitro Nuno Alvo foi o melhor no Grupo A 07/08 - Subiu ao Nacional

O actual árbitro já foi jogador de futebol e até de basquetebol. O seu objectivo é chegar o mais longe possível.

O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve (AFA) deu a conhecer a classificação dos árbitros, dos quais os dois primeiros prestarão provas de acesso ao quadro nacional no final deste mês. Nuno Alvo foi o primeiro e Bruno Brás o segundo.

Após prestar provas a nível nacional Nuno Alvo ascendeu à 3ª Categoria.

O colega Bruno Brás, na qualidade de suplente, surtiu de uma grave infelicidade, e embora tenha sido aprovado na prova escrita, reprovou na prova física.

Os restantes oito árbitros do Grupo A, mais o primeiro classificado do Grupo B (Flávio Lima), integrarão a nova categoria da AFA (Elite), a colocar em prática na próxima época, grupo restrito para apurar quem ascenderá, no final da temporada 2008/2009, ao quadro nacional.

Nuno Alvo, aos 29 anos, está a um passo do Nacional, depois de ter praticado futebol e basquetebol.

«Numa conversa simples com José Filipe (ex-árbitro), que me sensibilizou, fui tirar o curso de árbitro», explicou o ex-jogador do Parchalense Nuno Sereia, que, na arbitragem, é conhecido por Nuno Alvo e tem um objectivo bem definido: «passar nas provas de acesso e integrar o quadro nacional de árbitros, procurando ir o mais longe possível e dignificar a arbitragem algarvia».

Os primeiros pontapés na bola do árbitro melhor classificado no Algarve na presente temporada deram-se ao serviço do extinto Torralta, de onde transitou para o Portimonense, isto nos escalões mais jovens.

Depois trocou o futebol pelo basquetebol e, já sénior, vestiu a camisola do Parchalense, fazendo parte da equipa que esteve perto de participar na Taça de Portugal.

Conhecida a decisão de pendurar as chuteiras, o futebol é agora visto de forma diferente: como juiz. «Nunca pensei vir a ser árbitro, mas confesso, depois de um período de experiência, que fiquei agradado e apaixonei-me pela arbitragem».

Classificação do Grupo A:

1º – Nuno Alvo
2º – Bruno Brás
3º – Sérgio Piscarreta
4º – Nuno Guerreiro
5º – Luís Reis
6º – Ricardo Martins
7º – Sérgio Lopes
8º – Ricardo Glória
9º – Sílvia Domingos
10º – Pedro Sancho

O golo de Ruud Van Nistelroy é Valido

O golo de Ruud van Nistelroy, primeiro na vitória da Holanda sobre a Itália por 3-0, em jogo do grupo C do Euro2008 de futebol, é válido e só aparentemente foi marcado em fora-de-jogo, afirma o presidente da Comissão de Arbitragem austríaca.

O árbitro Gerhard Kapl explica que o fora-de-jogo é anulado pela presença do defesa Christian Pauncci, lesionado na mesma sequência de jogo, atrás da baliza à guarda de Buffon. Segundo Kapl, tal situação é raríssima. "A decisão do árbitro sueco Peter Frojdfeldt é 100 por cento correcta, sem dúvida", disse Kapl à agência austríaca APA, indo no mesmo sentido dos analistas da televisão alemã ARD.

A regra pretende impedir que uma equipa procure deliberadamente beneficiar do fora-de-jogo, explicou.

Apenas os jornalistas que temos em Portugal, preferem falar sem saber, e mesmo que tivessem cometido esse erro, cabe a eles indagar junto de pessoas qualificadas "Arbitros" ou "Ex-Arbitros" como já fazem na rádio, e inquirir a opinião de quem sabe...