Sílvia Domingos pela 1ª vez presente na qualificação do Euro Sub-17

A árbitra algarvia Sílvia Domingos foi nomeada pela primeira vez para para dirigir jogos do Apuramento do Campeonato da Europa de Sub-17, na condição de árbitra principal .

Nomeações Árbitros LPFP

Confira as nomeações dos árbitros da Liga ZonSagres e Orangina

Nomeações Árbitros FPF

Confira as nomeações dos árbitros dos campeonatos nacionais de seniores e camadas jovens

Pedro Proença: «Está limpa a imagem do Apito Dourado»

Pedro Proença comentou, esta terça-feira, a sua passagem pelo Campeonato da Europa.

Análise de época da FPF: Eugénio Arêz desce à terceira categoria nacional

Eugénio Arêz ficou a saber, que foi despromovido à terceira categoria, terminando no 31º lugar da classificação dos árbitros.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Blog de Férias

Desde já peço desculpa a todos os que consultam este blog, neste momento estamos de férias!!!

Posso adiantar que iremos voltar antes do dia 1 de Setembro, com um novo look, conteúdos renovados, introdução de testes, novo livro das leis de jogo de F11, e outros apontamentos...

Fiquem a aguardar!!!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Curso dos Árbitros Assistentes inicia-se hoje em Melgaço


Os árbitros assistentes da 1ª Categoria Nacional concentram-se apartir de hoje(24 de Julho), no Centro de Estágio de Melgaço, para a 1ª Acção de Avaliação e Aperfeiçoamento da época 2008/2009.
Durante o curso serão realizados os testes escritos e as provas físicas regulamentares, estando ainda previstas sessões de treino físico, sessões de formação técnica e outras actividades com vista à melhoria de competências dos nossos colegas que dirigem os jogos dos campeonatos da I e II Ligas.

Estará presente o nosso colega João Ferreira, para o qual desejamos a maior felecidade nas provas e para a sua época.

Para os árbitros , o estágio já iniciou e terminará um dia mais cedo.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

III Mundialito de futsal outdoor – Festa Portuguesa



Terminou no passado dia 6 de Julho a terceira edição do mundialito de futsal outdoor, realizado na praia de Alagoa em Altura. Numa tarde de festa em que o público compareceu em massa, A Nossa Selecção obteve a sua terceira vitória em outras tantas edições do torneio.

Na final, diante da Hungria, a equipa comandada por Orlando Duarte brindou os adeptos com uma boa exibição, aliando o resultado com momentos de grande brilhantismo, tendo conseguido uma goleada por 7-0. Portugal além da vitória final conseguiu ainda juntar ao primeiro lugar, o prémio fairplay e Pedro Costa foi considerado o melhor jogador do torneio.

Pedro Cary, atleta que já representou as cores do Fontainhas de Albufeira rubricou um excelente torneio, tendo inclusive feito o gosto ao pé na final diante da Hungria, apontando o sexto golo ainda antes do intervalo.

O futsal algarvio, uma vez mais, foi muito bem representado nesta edição do torneio. A representação da arbitragem algarvia ficou a cargo de Hélder Carmo e Rui Pinto (ambos da 1ª categoria nacional de futsal) que contribuíram uma vez mais para a elevação do estatuto da modalidade no Algarve.

Classificação final:

1º Portugal

2º Hungria

3º Angola

4º Líbia

5º Croácia

6º Geórgia

Melhor marcador: Arione Coelho (Angola)

Melhor Guarda redes: Mohamed Alsharif (Líbia)

Melhor jogador: Pedro Costa (Portugal)

Troféu Fair-play: Portugal

domingo, 6 de julho de 2008

A Festa do Copa Foot 21 – Vila Real de Santo António



No passado mês de Junho, entre os dias 22 e 28, decorreu no complexo desportivo de Vila Real de Santo António a primeira edição do maior torneio de futebol 7 para equipas nacionais, o COPA FOOT 21. Teve a participação de 112 equipas, representando dezoito distritos e as regiões autónomas, divididas por vários escalões, desde dos Sub8 (2000) até aos Sub12 (1996).

A coordenação da arbitragem do torneio ficou a cargo de João Paulo Ribeiro (Arbitro da 1ª Div. Distrital de Futebol 11) que se auxiliou de um conjunto de árbitros de grande nível da Associação de Futebol do Algarve, Bruno Brás (Elite - Fut 11), Fernando Santos (1ª B Distrital - Fut 11), João Ferreira (Árbitro Assistente - Liga Fut 11), João Oliveira (2ª Distrital - Fut 11), Pedro Cruz (Elite - Futsal), Pedro Oliveira (1ª Distrital - Fut 11), Ricardo Neves (1ª Distrital - Fut 11), Ruben Guerreiro (2ª Div. Nacional - Futsal) e Sérgio Lopes (1ª Distrital - Fut 11).

Esta festa inclui mais de 300 jogos durante 6 dias!!! Em Sub12 e Sub11, jogarão 32 equipas (8 grupos de 4); em Sub10, Sub9 e Sub8 jogarão em cada escalão 16 equipas (4 grupos de 4).

Esta comemoração do futebol Infantil COPA FOOT 21, teve para além do desporto, muitas outras actividades, zonas de animação e de diversão bem como stands de “Sponsors” na nave principal do estádio municipal, tudo para que tanto as crianças como os pais tivessem uma semana em cheio.

Em termos de organização, foi bastante positivo, dado que a mesma assenta alicerces, numa estrutura desportiva de alto nível com vários relvados (Naturais e Sintéticos), campos de ténis, etc. Para finalizar um investimento da autarquia de Vila Real de Santo António no desporto, está em fase terminal de construção mais um pavilhão, que irá albergar várias actividades desportivas, tais como Futsal, Basket, Andebol, garantindo sem dúvida um novo colorido aos desportos, que convivem lado a lado com o desporto rei.

O Sporting acabou por ser o grande vencedor da festa do futebol infantil, em Vila Real de Santo António. Os leõezinhos venceram nos escalões de Sub9 e Sub10, sendo que o primeiro triunfo – alcançado com a ajuda de Alfredo Silva, sobrinho de Quaresma – foi mais saboroso já que foi carimbado diante do Benfica. Os encarnados foram os melhores em Sub11 e o FC Porto levou a melhor nos Sub12, conseguindo a Ass.Foot21 quebrar a hegemonia dos grandes ao triunfar em Sub8.

A prova terminou em clima de festa com a presença do patrono, o ex-internacional português e actual director desportivo do Benfica, Rui Costa, que entregou as taças às equipas vencedoras, com auxílio de algumas figuras bem conhecidas do panorama desportivo nacional, Hélder Postiga, Marco Ferreira, Kenedy, Joana Lemos, João Lagos e Aurélio Pereira estiveram presentes.

No final do torneio a alegria das pequenas estrelas era imensa, revelando o grande êxito conseguido pela organização e por todos os colaboradores. No final da competição, Armando Carneiro, agente FIFA e director geral do evento fez balanço positivo: “foi arrepiante ver 1600 miúdos a cantar o hino com 8000 pessoas nas bancadas. E depois o Rui Costa é fantástico” declarou à comunicação social presente no local.

Atendendo ao “êxito do torneio”, um facto sublinhado pela organização, Vila Real de Santo António voltará a ser palco, em 2009, da segunda edição da competição, como foi garantido pelas autoridades autárquicas locais, durante a cerimónia de encerramento.

Pedro Cruz

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Futebol 11 - Arbitro Assistente João Pedro Gorgulho de Matos Ferreira conquista subida à Liga


Iniciou a sua carreira de Arbitro em torneios amigáveis promovidos pela U.A.L.G, e mais tarde tomou conhecimento do curso de arbitragem desenvolvido pela AFA. Desta forma surgiu mais um arbitro na nossa associação ("Emprestado" pelos nossos colegas de Setúbal), que teve, tem e continuará a ter a sua carreira na arbitragem marcada por a superação constante de velhos desafios e novas etapas. Tive oportunidade de iniciar a carreira conjuntamente com ele, formando uma equipa(a nossa primeira)... mas esse tempos remetem-nos ao ano de 2002, e muito ocorreu desde desse período.

O colega João Pedro Ferreira, nascido a 20-11-1974 , em ano de revolução, marcou a arbitragem algarvia pela forma e empenho com que encara cada desafio, com a mesma seriedade e objectividade, de quem mostra um grande amor por esta pugna que é arbitragem.

Após ter concretizado objectivo de ascensão à 2ª categoria Nacional do Quadro de Árbitros Assistentes em 05/06, e no ano de 06/07 ter alcançado um positivo 23º lugar, mostra que os seus propósitos eram superiores, e chega ao final desta época com a subida assegurada ao maior escalão do futebol Nacional... a Liga!

Um jantar no passado dia 26 de Junho, juntou alguns amigos da arbitragem algarvia em Faro, o qual serviu para festejar estas e outras alegrias, na presença do Presidente do Conselho de Arbitragem Sr. António Coelho Matos que não conseguiu deixar de transparecer o orgulho e paixão que sente por o êxito de todos os que representam a AFA.

Para além do orgulho que sentimos, aproveitamos esta oportunidade para lançar mais um desafio neste blog, que o sucesso atingido se renove durante muitos anos...