Sílvia Domingos pela 1ª vez presente na qualificação do Euro Sub-17

A árbitra algarvia Sílvia Domingos foi nomeada pela primeira vez para para dirigir jogos do Apuramento do Campeonato da Europa de Sub-17, na condição de árbitra principal .

Nomeações Árbitros LPFP

Confira as nomeações dos árbitros da Liga ZonSagres e Orangina

Nomeações Árbitros FPF

Confira as nomeações dos árbitros dos campeonatos nacionais de seniores e camadas jovens

Pedro Proença: «Está limpa a imagem do Apito Dourado»

Pedro Proença comentou, esta terça-feira, a sua passagem pelo Campeonato da Europa.

Análise de época da FPF: Eugénio Arêz desce à terceira categoria nacional

Eugénio Arêz ficou a saber, que foi despromovido à terceira categoria, terminando no 31º lugar da classificação dos árbitros.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Carlos Xistra nomeado pela UEFA

O árbitro português Carlos Xistra, da AF Castelo Branco, foi nomeado pela UEFA para dirigir o jogo entre Chipre e Noruega, relativo à fase de apuramento para o próximo Campeonato da Europa de sub-21, a realizar em 2011.

O jogo está agendado para o próximo dia 12 de Agosto e Xistra terá como assistentes José Ramalho e Sérgio Serrão, enquanto Marco Ferreira actuará como quarto árbitro.

Entretanto, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira, vai ser observador no jogo da Liga Europa entre o FK Slavija Sarajevo (Sérvia) e o Aalborg (Dinamarca), agendado para esta quinta-feira.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Incrível- Ameaçado pelo árbitro por driblar de mais

Os pés a passarem vertiginosamente sobre a bola, um defesa hipnotizado e conformado com o seu destino, um toque subtil de calcanhar e aí vai ele. Philippe Coutinho tem 17 anos, joga no Vasco da Gama e já tem contrato firmado com o Inter de Milão. É o novo prodígio brasileiro e alegadamente gosta de humilhar os adversários.

A última vítima foi um central do ABC. Mas desta vez Coutinho esteve perto de ser castigado. O árbitro da partida considerou que os dribles constantes do criativo do Vasco foram uma falta de respeito pelo adversário e ameaçou mostrar-lhe um cartão amarelo.

«Sempre fui objectivo e não vou mudar. Já sofri muitas entradas duras de adversários e não será esta situação a intimidar-me», referiu Coutinho sobre a jogada em questão. O antigo árbitro brasileiro, Léo Feldman, também comentou o comportamento do atleta e do árbitro Luis Bites.

«O árbitro não tem de ameaçar, tem de aplicar a regra. Se o lance for considerado atitude antidesportiva, há apenas lugar à marcação de livre indirecto.»

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vítor Pereira: «Profissionalização vai entrar em fase piloto»

O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga de futebol, Vítor Pereira, disse esta sexta-feira que a profissionalização dos árbitros vai entrar numa fase piloto na próxima época, com vista à sua aplicação definitiva.

"Vamos começar com um projecto-piloto no decorrer desta época. Implica começar com um paradigma novo, ao nível de um modelo de trabalho, formativo e do próprio estilo de vida dos árbitros. Não foi fácil, por imperativos legislativos e legais, e estamos na fase final da sua implementação", afirmou o dirigente, no Centro de Estágios do Luso, onde decorre uma acção de aperfeiçoamento e avaliação de árbitros.

Sobre a adopção de tecnologias auxiliares, Vítor Pereira afirmou que a responsabilidade é da Federação Internacional de Futebol (FIFA), manifestando "abertura para implementar mudanças ou medidas para entrarem numa fase experimental".

"Os árbitros podem melhorar na eficácia, nas suas tomadas de decisão, nas suas ferramentas, visando a melhoria do seu desempenho. O nosso objectivo é ter melhor eficácia e contribuir para uma competição de sucesso", desejou, acrescentando que a "polémica" e o "ruído" prejudicam "a competição e o desempenho dos árbitros".

Segundo Vítor Pereira, vai haver uma reunião entre a Comissão de Arbitragem e os treinadores profissionais "para alinhar estratégias e, com todas as energias sintonizadas, promover o melhor jogo possível".

"Um total de 75 por cento dos clubes e seus treinadores mostraram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com os trabalhos dos árbitros e, em 500 avaliações feitas às competições profissionais e Taça de Portugal, houve 12 por cento de melhoria de desempenho, com menos 20 notas negativas e mais 18 notas entre o nível 3 e 4", continuou.

O dirigente destacou também que houve renovação na arbitragem nacional, pois "na época passada, houve o mais baixo nível etário da arbitragem portuguesa (35,2 anos)".

O melhor árbitro português da época passada a nível classificativo, Jorge Sousa, também presente, afirmou, que o resultado o deixou muito satisfeito, atribuindo-o a "muito trabalho e dedicação".

"O objectivo é conseguir sempre o melhor e que as prestações sejam mais positivas. O objectivo é dar sempre o meu melhor", concluiu Jorge Sousa.

Os árbitros que ascenderam à primeira categoria nacional foram também apresentados: Jorge Tavares (Aveiro), Luís Catita (Évora) e Hugo Pacheco (Porto).

Nuno Almeida na Final do Guadiana

O árbitro da 2ªCategoria Nacional da Associação de Futebol do Algarve foi nomeado pela FPF para dirigir o encontro da final do Torneio do Guadiana. Ontem ficou-se a conhecer o 1º finalista, sendo o Benfica e só hoje é que fica conhecido o adversário do Benfica, podendo ser a equipa Algarvia o Olhanense ou o Anderlecht. A equipa de arbitragem desta partida é igualmente composta por Bruno Brás e Gilberto Carvalho (árbitros assistentes), e José Albino (quarto-árbitro).

quinta-feira, 16 de julho de 2009

AFA divulgou hoje a lista de castigos