Sílvia Domingos pela 1ª vez presente na qualificação do Euro Sub-17

A árbitra algarvia Sílvia Domingos foi nomeada pela primeira vez para para dirigir jogos do Apuramento do Campeonato da Europa de Sub-17, na condição de árbitra principal .

Nomeações Árbitros LPFP

Confira as nomeações dos árbitros da Liga ZonSagres e Orangina

Nomeações Árbitros FPF

Confira as nomeações dos árbitros dos campeonatos nacionais de seniores e camadas jovens

Pedro Proença: «Está limpa a imagem do Apito Dourado»

Pedro Proença comentou, esta terça-feira, a sua passagem pelo Campeonato da Europa.

Análise de época da FPF: Eugénio Arêz desce à terceira categoria nacional

Eugénio Arêz ficou a saber, que foi despromovido à terceira categoria, terminando no 31º lugar da classificação dos árbitros.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Polémica com os árbitros algarvios pode ficar resolvida esta sexta-feira?


A Associação de Futebol do Algarve marcou para esta sexta-feira (21h00) uma reunião com todos os árbitros do futebol regional algarvio onde serão debatidas as exigências destes últimos e evitar que a jornada inaugural da 1.ª Distrital não se realize.


Recorde-se que os árbitros de Elite do distrital algarvio ameaçaram não comparecer aos jogos deste sábado, caso não sejam anuladas as multas pelos 15 minutos de atraso (resultantes de outro protesto) ocorridos em todos os jogos de uma das rondas da última temporada. Outra das exigências dos árbitros é a revisão da tabela de prémios de atuação, que não é atualizada há oito anos.

No passado dia 17, e também como forma de protesto, os árbitros já se tinham recusado a realizar os testes escritos da Ação de Formação e Aperfeiçoamento levada a cabo pela Associação de Futebol do Algarve. Agora, o órgão máximo que dirige o futebol na região algarvia agendou a referida reunião para a noite de sexta-feira, apenas poucas horas antes do início dos jogos, o que poderá indicar que as partes deverão chegar a acordo.

In:JA

Presidente António Matos distinguido pela CM de Faro


António Coelho de Matos agraciado com a Medalha de Mérito, grau prata, é uma figura incontornável da cidade. Natural de Vila Real de Santo António cedo “se fez filho de Faro”.

Apesar das dificuldades não descurou os estudos e notabilizou-se sobretudo nas áreas social e desportiva. Na primeira, como administrador do Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes), funções que desempenhou com enorme emoção e sentido de responsabilidade até 2007 e que lhe valeu também uma homenagem por parte do Governo, entre outras prestações.

Na área desportiva fez e continua a fazer um grande trabalho na arbitragem: foi árbitro, director do Gabinete de Arbitragem, observador, examinador, orientador de cursos de novos árbitros, presidente do conselho de arbitragem do Algarve, cargo que mantém até hoje, entre outras funções.

É reconhecido pelos farenses como uma das pessoas mais dedicadas às causas sociais e desportivas sempre com uma reputação brilhante e irrepreensível.

Governo cria grupo de trabalho para analisar profissionalização dos árbitros

O Governo criou um grupo de trabalho para avaliar a actividade dos árbitros e a sua eventual profissionalização, de acordo com despacho esta sexta-feira publicado em Diário da República.

Este grupo de trabalho será presidido por João Leal Amado, professor na Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra, e inclui também Júlio Gomes, docente na Universidade Católica do Porto, e o jurista Lúcio Miguel Correia.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, Henrique Torrinha Cardoso, em representação da Confederação do Desporto de Portugal, o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Esteves, e o líder da Comissão de Arbitragem da Liga de clubes, Vítor Pereira, também fazem parte do mesmo grupo de trabalho.

“O Governo considera que o tema da ‘profissionalização’ dos árbitros e entidades equiparadas deve ser profundamente analisado, tendo em atenção as consequências que podem advir para estes agentes desportivos e, de um modo geral, para o mundo do desporto, da opção pela sua profissionalização”, lê-se no despacho.

O mesmo documento, assinado pelo ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, refere que “importa ponderar, em primeira análise, se deve optar pela via da profissionalização” e, em caso de resposta positiva, “apurar qual o regime jurídico”.

Também hoje foi publicada a criação de um grupo de trabalho para avaliar o regime jurídico das sociedades desportivas, 10 anos depois da vigência dos diplomas que as constituíram.

Este grupo de trabalho será liderado por Paulo Olavo Cunha, professor de Direito na Universidade Católica e antigo presidente da Assembleia-Geral do Benfica.

José Luís Arnaut, antigo secretário de Estado do Desporto, foi escolhido para liderar um grupo de trabalho para analisar as questões relacionadas com a protecção das selecções nacionais e dos jovens praticantes.

Os três grupos de trabalho têm 45 dias para apresentar as respectivas conclusões.

In:Publico

Directrizes de actuação


Tendo por base a criação de um espaço de reflexão sobre as normas de comportamento dos árbitros portugueses, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol vem por este meio relembrar as directrizes de actuação dos juízes de Futebol e Futsal.

Com base em princípios éticos, o Código de Normas de Comportamento apresenta, para além dos aspectos técnicos da árbitragem, as principais qualidades humanas e de relacionamento de um bom árbitro.

Clique aqui para consultar a recomendação de Normas de Comportamento dos Árbitros de Futebol e de Futsal do Conselho de Arbitragem da FPF.

In:FPF.pt

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Leis de Jogo Futebol 2011-2012


Já se encontra disponível o Livro das Leis de Jogo de Futebol 2011-2012 em português. Confira em baixo.

LeisdoJogo20112012a

Nomeações LPFP


Bruno Paixão foi designado pela Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes, para arbitrar o Guimarães-Sporting.Para o Académica-FC Porto foi Paulo Baptista o escolhido, no Benfica Paços de Ferreira foi chamado Bruno Esteves.

Nomeações para a 7.ª jornada da Liga ZonSagres
V. Setúbal-Rio Ave, Pedro Proença
Benfica-P. Ferreira, Bruno Esteves
Feirense-Marítimo, Manuel Mota
Nacional-Olhanense, Jorge Tavares
U. Leiria-Sp. Braga, Marco Ferreira
V. Guimarães-Sporting, Bruno Paixão
Académica-FC Porto, Paulo Baptista
G. Vicente-Beira-Mar, André Gralha

Nomeações para a 6.ª jornada da Liga Orangina
Atlético-Naval 1.º Maio, Rui Patrício
Penafiel-Estoril, Cosme Machado
Oliveirense-Moreirense, João Ferreira
Covilhã-Santa Clara, Rui Costa
Aves-Arouca, Duarte Gomes
Freamunde-União, Hugo Miguel
Trofense-Belenenses, João Capela
Portimonense-Leixões, Jorge Sousa

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Árbitros da Elite algarvia querem justiça

Os árbitros do Grupo de Elite do futebol Distrital mantêm-se intransigentes e indisponíveis para dirigir os jogos da 1ª jornada do campeonato Distrital da 1ª Divisão, marcada para o próximo sábado, dia 1 de Outubro, se até lá não for feita justiça e anuladas as multas aplicadas pelo atraso de 15 minutos numa jornada da época passada.

Recorde-se, no passado dia 17 o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve promoveu a primeira “Acção de Formação e Aperfeiçoamento” da época 2011/ 2012, para os árbitros da Elite e observadores. Todavia, e chegados ao testes escritos, os homens do apito entenderam não os fazer como forma de protesto pelas multas aplicadas pelo Conselho de Disciplina da AFA sobre 15 minutos de atraso em vários jogos de uma jornada do Distrital na época transacta, exigindo que as mesmas sejam anuladas e reclamando ainda que sejam revistos os prémios de actuação, cuja tabela não é actualizada há cerca de oito épocas.

“Os árbitros estão unidos e não vão vacilar. É de uma inteira injustiça multarem-nos em 30 euros e depois de aconselhados por um dirigente da AFA para recorrermos para o Conselho de Justiça, vimos a pena agravada em mais 125 euros devido às custas dos processos. Mais, o presidente sempre disse para nós dialogarmos e tem sido isso que temos feito, tentar dialogar”, refere um árbitro algarvio. “Só queremos justiça. Que as multas sejam anuladas e que a tabela de prémios seja actualizada”.

Na tentativa de encontrar uma plataforma de entendimento que impeça a ausência dos árbitros à 1ª jornada da 1ª Divisão Distrital, marcada para o próximo sábado, direcção da AFA e árbitros algarvios vão reunir-se sexta-feira à noite, a cerca de 18 horas do arranque da competição. Uma diferença de horas muita curta se da reunião não surgir ‘fumo’ branco. Também é de acreditar que quem a marcou, tão em cima do começo do campeonato, esteja convicto que a paz voltará a reinar no edifico associativo.

In:AlgarveDesporto

Árbitro do Sporting-Lazio alterado


O belga Serge Gumienny vai substituir o árbitro sueco Markus Strombergsson na partida entre o Sporting e a Lazio, da 2.ª jornada da Liga Europa, agendado para quinta-feira.

Segundo a UEFA, Gumienny terá como auxiliares Walter Vromans e Danny Huens, enquanto Sam Loeman será o quarto árbitro. Jrome Efong Nzolo e Peter Vervecken são os árbitros de baliza.

Tommy Skjerven estará na partida entre Sp. Braga e Club Brugge. Internacional desde 2001, Tommy Skjerven apenas esteve uma vez em encontros com equipas lusas, no triunfo do Sporting no terreno do Basileia (3-0), na Taça UEFA de 2006/07.

"Profissionalização na arbitragem" Reflexão de Duarte Gomes




Muitas vezes, perguntam-nos: 

Porque arbitram vocês melhor no estrangeiro do que cá em Portugal?
Fácil. Muito fácil. Assim de repente, vejamos:
- Ninguém escreve ou diz nada sobre o árbitro nos dias que antecedem o jogo, ou seja, não há pressões desnecessárias, ruídos maliciosos e antecipados nem notícias especulativas... ninguém se importa se este é aquele árbitro que arbitrou ou não esse mesmo clube dois ou três anos antes e com que resultados é que isso teria acontecido...no dia da viagem (véspera do jogo) o árbitro não está preocupado em sair mais cedo do trabalho nem em terminar aquela reunião importante à pressa, mesmo que os colegas se sintam discriminados com o tratamento que recebem... a estadia na cidade que recebe o jogo é sempre feita num local adequado, tranquilo e seguro, sem agitações à volta... a reunião com os agentes de segurança e intervenientes no jogo é feita na manhã do dia de jogo (10,30H) e aí tudo o que gira em torno de aspectos organizacionais e desportivos fica definido de forma clara e muito profissional... durante o jogo, ninguém quer saber se o árbitro acerta ou falha, porque todos sabem que, no futebol, todos acertam e todos falham... querem apenas ganhar, porque um ponto vale dinheiro, uma vitória é uma pequena fortuna e nada se compara à motivação de vencer... jogadores, equipas técnicas, dirigentes, media, adeptos... ninguém pressiona, ninguém incomoda, ninguém chateia, ninguém desconfia.
Porque pessoas evoluídas acreditam na integridade de quem faz parte do espectáculo fantástico que é o futebol, tal como nós acreditamos na integridade de quem o gere, o disputa, o controla.
E sim, respondo que regra geral... até corre melhor.
Percebe-se porquê ou nem por isso?

Texto por Duarte Gomes

In:RefereeTip

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Reunião entre AFAlgarve e Árbitros


Ex mos Senhores,
Árbitros do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve

Vem por este meio o Conselho de Arbitragem informar e solicitar a todos os seus árbitros filiados, para estarem presentes no dia 30 de Setembro de 2011 pelas 21 horas na Associação de Futebol do Algarve, para uma reunião com a Direcção da mesma.

Esperemos a melhor atenção a este comunicado, pelo que contamos com a vossa presença.

Os nossos melhores cumprimentos,

Atentamente 
Faro, 26 de Setembro de 2011
O Presidente
António Coelho Matos

David Fernández Borbalán apita Galati - Benfica


O Espanhol, David Fernández Borbalán, é árbitro nomeado para dirigir o Otelul Galati - Benfica. Este é o segundo jogo da fase de Grupos da Liga dos Campeões. O FC Otelul Galati irá receber o Benfica na nova Arena Nacional de Bucareste, casa emprestada da formação Romena, no dia 27-09-2011 - 20:45CET (21:45 Hora local), .

Árbitro: David Fernández Borbalán (ESP)
Árbitro Assistente 1: Raúl Cabañero Martinez (ESP)
Árbitro Assistente 2: Roberto Díaz Pérez-del Palomar (ESP)
Quarto Árbitro: Miguel Ángel Pérez Lasa (ESP)
Árbitro Assistente Adicional 1: César Muñiz Fernández (ESP)
Árbitro Assistente Adicional 2: Alfonso Alvarez Izquierdo (ESP)

domingo, 18 de setembro de 2011

Árbitros algarvios em protesto

O início do campeonato distrital de futebol do Algarve, marcado para 1 de Outubro, está em risco, por recusa dos árbitros, até a associação de futebol local aceitar as suas reivindicações: multas perdoadas e revisão da tabela salarial.

Ontem, os árbitros do grupo de elite boicotaram a acção de formação marcada pelo Conselho de Arbitragem (CA) da AF Algarve (AFA) e recusaram efectuar os testes escritos.

"Os quatro núcleos algarvios, sediados em Vila Real de Santo António, Faro, Quarteira e Portimão, enviaram um ofício à AFA exigindo que fossem anulados os castigos e multas impostas aos árbitros que, na época passada, realizaram uma jornada de protesto, atrasando em 15 minutos o início dos seus jogos", explicou ao CM, um dos árbitros, que pediu o anonimato ", com medo de futuras represálias".

A falta de resposta da direcção associativa e o mal estar que, desde há algum tempo, grassa no seio da arbitragem algarvia, levaram à ameaça de greve.

"Andámos toda a época passada em reuniões com a AFA, a pedir a revisão da tabela de pagamentos [29 euros/jogo], que não é actualizada há oito anos, quando o regulamento obriga que o seja de três em três, e não obtivemos qualquer resposta", referiu o mesmo árbitro, um dos castigados.

"O Conselho de Disciplina multou--me em 30 euros e fomos aconselhados, por um dirigente da AFA, a recorrer para o Conselho de Justiça, que manteve o castigo e ainda nos multou em mais 125 euros, de ajudas de custo do processo", frisou a mesma fonte, que garante a "união de todos os árbitros algarvios nesta luta de classe".

António Coelho Matos, presidente do CA, não quis comentar o caso que "lamenta", remetendo uma reacção para o líder da AFA. Alves Caetano não compareceu na sede do organismo, em Faro, nem atendeu o telemóvel.

SECTOR EM CRISE NA REGIÃO


Apesar do regresso, esta época, de Nuno Almeida à 1ª categoria nacional, a arbitragem algarvia ainda não conseguiu recuperar da crise que tem vindo a atravessar. Além do árbitro vila--realense, o Algarve tem apenas outro ‘juiz’ (Eugénio Arez) na 2ª categoria e sete no terceiro escalão.

Recentemente, o árbitro Nuno Filipe (3ª categoria) pediu o licenciamento, deixando a arbitragem.

Um processo disciplinar movido pela AFA, que o acusou de não ter participado num jogo do distrital algarvio, em que assinou o relatório, intensificou o descontentamento do árbitro, que, sabe o CM, só dois meses após o licenciamento, foi notificado do castigo (três meses de suspensão).

In:Correia da Manha

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Árbitros da Elite iniciam a sua época já amanhã

O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve promove já amanhã(sábado), dia 17 de Setembro, a primeira “Acção de Formação e Aperfeiçoamento” da época 2011/ 2012, para os árbitros da Elite e observadores.

Durante o dia serão realizados os testes escrito, trabalhos de campo e outros. As provas físicas serão realizadas só no próximo dia 05 de Outubro. 

O ARBITRAGEMALGARVIA deseja boa sorte a todos os árbitros e observadores. 

Nomeações para a 5ª jornada da Liga Zon Sagres e 4ª jornada da Liga Orangina


5ª jornada da Liga Zon Sagres
Feirense-Porto = Bruno Esteves
Nacional-P. Ferreira = Rui Costa
Benfica-Académica = Vasco Santos
Rio Ave-Sporting = Hugo Miguel
V. Setúbal- Beira-Mar = Manuel Mota
Leiria-Marítimo = Jorge Sousa
G. Vicente- Olhanense = Hélder Malheiro
V. Guimarães-Braga = Pedro Proença
4ª jornada da Liga Orangina
Freamunde-Estoril = Rui Silva
Oliveirense-União = Hugo Pacheco
Leixões-Moreirense = João Capela
Covilhã-Arouca = Artur Soares Dias
Portimonense-Belenenses = Carlos Xistra
Atlético-Trofense = André Gralha
Penafiel-Sta. Clara = Rui Patrício
Aves-Naval = Olegário Benquerença


In:RefereeTip

Sílvia Domingos nomeada para competições internacionais


A árbitra algarvia, Sílvia Domingos, foi nomeada para actuar como árbitro assistente no jogo entre a Sérvia e a Inglaterra (Feminino). O jogo irá realizar-se amanha em Frankurt.

Equipa de Arbitragem: 
Árbitro: Sandra Braz Bastos
Árb. Ass: Alfredo Braga
Árb. Ass: Silvia Andreia Rosa Domingos

A árbitra algarvia foi também nomeada como árbitro assistente para o jogo da Liga dos Campeões Feminino, entre Glasgow City FC/Valur Reykjavik, no próximo dia 29/09/2011. 

Equipa de Arbitragem: 
Árbitro: Sandra Braz Bastos
Árb. Ass: Serafim Baía Nogueira
Árb. Ass: Silvia Andreia Rosa Domingos

O ARBITRAGEMALGARVIA felicita a árbitra algarvia por mais duas grandes nomeações internacionais e deseja-lhe excelentes jogos e igualmente às restantes equipas.Podemos dizer que só falta mesmo receber as insígnias da FIFA, estará para breve?

Para actuar no Apuramento do Campeonato de Europa Feminino Sub-19 (Grupo 2), a realizar do dia 17 a 22.09.2011, no Luso, Distrito de Aveiro, foram nomeadas as seguintes árbitras:

Árb. Ass: Cátia Alexandra Graça Tavares
4º Árbitro: Soraia Carina Santos Teles

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Equipamentos Lacatoni para árbitros da FPF

A marca desportiva Lacatoni divulgou no seu novo catálogo as imagens dos equipamentos que os árbitros da FPF irão utilizar nas próximas épocas:

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bruno Paixão dirige Sturm - Lokomotivo para Liga Europa


O internacional português Bruno Paixão está nomeado pela UEFA para dirigir, quinta-feira, no Estádio Graz Liebenav (Áustria), o Sturm - Lokomotivo Moscovo, jogo da primeira jornada do Grupo L da Liga Europa, com inicio ás 21:05.

Bruno Paixão será auxiliado por Venâncio Tomé, Sérgio Serrão, Marco Ferreira (quarto árbitro), Bruno Esteves e Paulo Batista (ambos no papel de árbitros assistentes adicionais).

O ARBITRAGEMALGARVIA deseja à equipa chefiada por Proença um excelente jogo e que continuem a dignificar a arbitragem portuguesa como o tem feito até aqui.

Sporting e Braga ficaram a conhecer árbitros para a Liga Europa

A UEFA deu a conhecer os árbitros nomeados para os jogos das equipa portuguesas que disputam a Liga Europa.

Pol Van Buekel (NED)
Zurich -  Porting

Deniz Aytekin (GER)
Birmingham - Braga

Esloveno Damir Skomina no Benfica - United


O Esloveno Damir Skomina está nomeado pela UEFA para dirigir, quarta-feira, no Estádio da Luz, o SL Benfica - Manchester United, jogo da primeira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Primoz Archar e Marko Stancin serão os auxiliares, Slavka Vinicic e Roberto Ponis os assistentes de baliza e Dragoslav Peric o quarto árbitro.

Em 2003 surge uma das suas primeiras experiências importantes: foi nomeado  para o Europeu sub-17 em Portugal , onde foi nomeado para apitar uma das duas meias-finais. Com 35 anos de idade, o Agente Turístico, é árbitro desde 1995 e esteve presente também em Portugal  quando dirigiu o Braga - Parma (Liga Europa) em 15/02/2007, onde os bracarenses venceram por 1-0.

Skomina já dirigiu o Benfica por uma vez num jogo da Liga Europa, Marselha - Benfica em 2010, o qual os encarnados venceram por 1-2. O seu ultimo jogo internacional foi no inicio do mês, onde dirigiu a Hungria - Súecia, jogo para o Apuramento do Europeu de 2012.

Adm

Benquerença no Lille - CSKA

Os árbitros portugueses continuam a dar mostras de qualidade e a merecer a confiança da UEFA para dirigirem jogos das competições do organismo máximo do Futebol Europeu.

O português Olegário Benquerença foi nomeado para dirigir o jogo Lille - CSKA Moscovo, da primeira jornada do grupo B da Liga dos Campeões. O jogo será na próxima quarta-feira, ás 19:45, no estádio Lille Métropole (França)

O leiriense será auxiliado por Bertino Miranda e João Santos, Artur Soares Dias e Carlos Xistra serão os árbitros assistentes adicionais. Rui Costa irá desempenhar as funções de quarto árbitro.

O ARBITRAGEMALGARVIA deseja boa sorte a toda a equipa e parabéns por mais um voto de confiança por parte da UEFA. 

Proença no Olimpiacos - Marselha


O internacional português Pedro Proença está nomeado pela UEFA para dirigir, depois de amanhã, no Estádio Georgios Karaiskakis - Grécia, o Olimpiacos - Marselha, jogo da primeira jornada do Grupo F da Liga dos Campeões, com inicio ás 19:45.


Proença será auxiliado por Tiago Trigo e Ricardo Santos, João Capela e João Ferreira serão os árbitros de baliza. O quarto árbitro é Hugo Miguel.


O ARBITRAGEMALGARVIA deseja à equipa chefiada por Proença um excelente jogo e que continuem a dignificar a arbitragem portuguesa como o tem feito até aqui.

Árbitro alemão dirige Porto - Shakhtar





O alemão Felix Brych está nomeado pela UEFA para dirigir, depois de amanhã, no Estádio do Dragão, o FC Porto-Shakhtar Donetsk, jogo da primeira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.


Thorsten Schiffner e Mark Borsh serão os auxiliares, Peter Sippel e Christian Dinger os assistentes de baliza e Günter Perl o quarto árbitro.

Com 36 anos de idade, Brych é árbitro desde 1999 e esteve presente, recentemente, no Benfica-Twente (play off da Champions), disputado no passado dia 28 no Estádio da Luz.

Trata-se, também, da segunda vez que este alemão dirige um jogo a envolver o FC Porto, já que em 2009/10, igualmente no Dragão, apitou o encontro entre os azuis e brancos e os cipriotas do APOEL (vitória portista, por 2-1), na fase de grupos da Champions.

Na época passada, cruzou-se com o SC Braga, ainda na montra da Liga dos Campeões, quando os minhotos visitaram o Shakhtar. Além de FC Porto, Benfica e Braga, Sporting também já encontrou Brych, em partida da terceira pré-eliminatória da Champions, com o Twente (2009/10).

In:Bola

sábado, 10 de setembro de 2011

Árbitros algarvios nomeados para campeonatos nacionais de futsal

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou no dia de ontem as nomeações dos árbitros para os campeonatos nacionais de futsal.

Deixamos em baixo os árbitros algarvios nomeados


O ARBITRAGEMALGARVIA deseja à equipa de arbitragem um bom jogo.

Árbitros algarvios nomeados para campeonatos nacionais de futebol

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou no dia de ontem as nomeações dos árbitros para os campeonatos nacionais.

Deixamos em baixo os árbitros algarvios nomeados


O ARBITRAGEMALGARVIA deseja a todos as equipas de arbitragem um bom jogo.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Árbitros Portugueses nomeados para a Liga dos Campeões



Para actuar num jogo da Liga dos Campeões, a realizar no dia 13 ou 14.09.2011, foram nomeados os seguintes árbitros:
Árbitro: Olegário Manuel Bartolo Faustino Benquerença
Árb. Ass: Bertino Cunha Miranda
Árb. Ass: João Ferreira dos Santos
4º Árb: Rui Manuel Gomes Costa
Árb. Ass. Adic. 1: Artur Manuel Ribeiro Soares Dias
Árb. Ass. Adic. 2: Carlos Miguel Taborda Xistra




Para actuar num jogo da Liga dos Campeões, a realizar no dia 13 ou 14.09.2011, foram nomeados os seguintes árbitros:
Árbitro: Pedro Proença Oliveira Alves Garcia
Árb. Ass: José Tiago Garcias Bolinhas Trigo
Árb. Ass: Ricardo Jorge Ferreira Santos
4º Árb: Hugo Filipe Ferreira C. Moreira Miguel
Árb. Ass. Adic. 1: João Carlos Santos Capela
Árb. Ass. Adic. 2: João Francisco Lopes Ferreira

Nomeações para a 4ªjornada da Liga ZonSagres, Andrelino Pena nomeado

A Comissão de Arbitragem (CA) da Liga nomeou Duarte Gomes para o embate entre o Benfica e o V. Guimarães, na Luz, sábado, pelas 18h30.

Também no sábado, mas mais tarde (20h30), na Mata Real, Paços de Ferreira e Sporting medem forças num jogo arbitrado por Paulo Baptista.

Para o FC Porto-V. Setúbal, que abre a jornada 4, na sexta-feira (20h15), a CA da Liga indicou Marco Ferreira.

O Observador algarvio Andrelino Pena, foi nomeado para observar o árbitro João Ferreira, no jogo Olhanense - Feirense.

Liga ZonSagres - 4.ª jornada - jogos e árbitros:
FC Porto-V. Setúbal (20h15), Marco Ferreira (Madeira)
Benfica-V. Guimarães (18h30), Duarte Gomes (Lisboa)
Paços de Ferreira-Sporting (20h30), Paulo Baptista (Portalegre)
Beira-Mar-U. Leiria (16h00), Jorge Ferreira (Braga)
Olhanense-Feirense (17h00), João Ferreira (Setúbal)
Sp. Braga-Gil Vicente (17h00), Rui Costa (Porto)
Marítimo-Rio Ave (19h15), Bruno Esteves (Setúbal)
Académica-Nacional (20h15), Bruno Paixão (Setúbal)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Bruno Paixão, Duarte Gomes e Jorge Sousa na Liga Europa


Bruno Paixão vai arbitrar uma das partidas da Liga Europa agendada para o dia 15 de Setembro. O juiz da partida será auxiliado por Venâncio Tomé, Sérgio Serrão (árbitros assistentes, Marco Ferreira (quarto árbitro), Bruno Esteves e Paulo Batista (ambos no papel de árbitros assistentes adicionais).

Duarte Gomes foi nomeado para dirigir um dos encontros da Liga Europa agendado para o dia 29 de Setembro. José Trigo e Ricardo Santos serão os árbitros assistentes, Bruno Esteves será o quarto árbitro, enquanto que João Ferreira e Hugo Miguel serão os árbitros assistentes adicionais.

No mesmo dia, Jorge Sousa ajuizará uma partida da mesma competição europeia, sendo assistido por José Cardinal e José Ramalho. Cosme Machado será o quarto árbitro. Os árbitros assistentes adicionais serão Artur Soares Dias e Vasco Santos.

In:FPF

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Novo Regulamento de Arbitragem da AFA

Publicamos aqui o novo Regulamento de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve.
Regulamento_Arbitragem_AFA_2011

Dias de Inspecções Médicas para árbitros algarvios


Comunicado 

Informa-se todos os filiados que as inspecções médicas irão ser efectuadas nos seguinte dias:

19-09-2011 (Segunda-Feira)  das 10:00h às 12:30h
20-09-2011 (Terças-Feira)  das 14:00h às 16:00h

Solicitamos aos filiados que nos participem a sua presença com indicação do dia. Mais pedimos a divulgação deste comunicado entre os árbitros, apelando à melhor intervenção dos Núcleos.

Os melhores cumprimentos, 


Atentamente
Faro, 05 de Setembro de 2011 
Presidente
António Coelho Matos

domingo, 4 de setembro de 2011

Olegário Benquerença pré nomeado para Liga dos Campeões

Para actuar num jogo da Liga dos Campeões, a realizar no dia 23 ou 24.09.2011, foram nomeados os seguintes árbitros:

Árbitro: Olegário Manuel B. Faustino Benquerença
Árb. Ass: Bertino Cunha Miranda
Árb. Ass: João Ferreira Santos
4º Árb: Rui Manuel Gomes Costa
Árb. Ass. Adic. 1: Artur Manuel Ribeiro Soares Dias
Árb. Ass. Adic. 2: Carlos Miguel Taborda Xistra

Duarte Gomes dirige o Portugal-França (Sub-21)


O jogo de preparação da Selecção Nacional Sub-21 diante da sua congénere francesa, agendada para o dia 5 de Setembro, pelas 21h15, no Estádio Muncipal de Rio Maior, será dirigida pelo árbitro Duarte Gomes, que será auxiliado por Venâncio Tomé e Pedro Garcia. José Quitério será o quarto árbitro.

In: FPF

sábado, 3 de setembro de 2011

Conselho de Justiça da FPF iliba árbitro Rui Costa


O Conselho de Justiça da FPF ilibou completamente o árbitro Rui Costa e a sua equipa (Serafim Nogueira, Tomás Santos e Miguel Malheiro) do caso que resultou das agressões ocorridas no último Benfica-Nacional da Madeira.

Os árbitros tinham sido castigados pela Comissão Disciplinar da Liga com dois jogos de suspensão (um apenas para o 4.º árbitro, Miguel Malheiro) porque esta considerou que se encontravam a dez metros dos incidentes e que "omitiram deliberadamente" no relatório os factos reportados pelas imagens televisivas. Uma decisão que contrariou duas propostas feitas por relatores indicados por estes comissão e que consideravam que a equipa de arbitragem não viu o que aconteceu entre Jorge Jesus e o jogador Luís Alberto, o que não invalidou que tivesse sido ordenado um terceiro inquérito que terminou com a condenação dos árbitros.

O Conselho de Justiça da FPF acaba agora com as dúvidas, considerando "falso e sem qualquer factualidade" que os árbitros se encontravam a dez metros dos incidentes. O CJ entende que os árbitros estavam naquela à altura a esclarecer um jogador do Nacional sobre um lance ocorrido durante o jogo e apenas viram um aglomerado de pessoas no centro do terreno. "A Comissão Disciplinar da Liga baseou-se em presunções para punir", lê-se agora no acórdão do CJ da FPF, a que Record teve acesso.

O CJ da FPF considera que os árbitros estavam a 20 metros do local dos incidentes e que cerca de 20 pessoas envolviam os protagonistas dos mesmos. Considera também que o International Board, a FIFA e a UEFA proibem os árbitros de extrapolar para os seus relatórios incidentes que apenas tenham visionado na televisão.

"Na verdade, e em síntese, a equipa de arbitragem não presenciou esse conflito", concluiu o CJ da FPF.

Os árbitros, entretanto, já cumpriram os castigos que foram aplicados pela Comissão Disciplinar da Liga.

In:Record

Árbitros algarvios nomeados para campeonatos nacionais

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou no dia de ontem as nomeações dos árbitros para os campeonatos nacionais.

Deixamos em baixo os árbitros algarvios nomeados


O ARBITRAGEMALGARVIA deseja a todos as equipas de arbitragem um bom jogo.