quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Futebol - Vamos estudar nº 5

1 – A bola vai quase a entrar na baliza e um defensor, em último recurso, atira-lhe com uma bota que estava a calçar. A bota acerta na bola, fazendo com que ela saia ao lado da baliza. Perante isto, que procedimento deverá tomar o árbitro?
R: O árbitro deve expulsar o infractor (impediu com a mão a equipa adversária de marcar um golo) e puniu a sua equipa com um pontapé de grande penalidade.

2 – Um jogador que está a receber assistência fora do terreno de jogo, entra no mesmo com o jogo a decorrer sem autorização do árbitro. Este jogador já tinha sido anteriormente advertido. O árbitro não interrompeu de imediato o jogo.
a)O que levou o árbitro a ter tal procedimento?
b)Como deve proceder o árbitro a seguir?

R: O procedimento do árbitro foi motivado porque:
a)A equipa adversária tinha uma clara ocasião de golo.
b)Na primeira interrupção terá de advertir o jogador por ter entrado em terreno de jogo sem sua autorização e, consequentemente, mostrar-lhe o cartão vermelho por ter recebido duas advertências no decorrer do mesmo jogo.

3 – Como deve proceder o árbitro nas faltas à distância praticadas sobre a bola, utilizando a mão para o arremesso de um objecto:
1)O objecto toca na bola impedindo esta de entrar na baliza adversária?
2)O objecto não toca na bola?
3)O jogador encontrava-se fora do terreno de jogo quando atirou o objecto, não tendo existido contacto com a bola?

R: O procedimento do árbitro deve ser o seguinte, interromper o jogo (salvo nos casos 2 e 3, em que pode aplicar a lei da vantagem):
1)Expulsar o jogador e punir a sua equipa com um pontapé de grande penalidade;
2)Advertir o jogador por comportamento antidesportivo e punir a sua equipa com um pontapé livre indirecto no local onde o jogador cometeu a infracção (ver lei 13- local dos pontapés livres);
3)Advertir o jogador e punir a sua equipa com um pontapé livre indirecto no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido (ver lei 13- local dos pontapés livres).

4 – A carga é uma forma permitida de disputar a bola com o adversário. No entanto, se o jogador que a pratica não respeitar certos condicionalismos a mesma será punida por negligência ou imprudência. Indique uma cometida por negligência e outra praticada por imprudência.
R: 1)Carga de ombro contra igual região do corpo do adversário, sem que a bola se encontre a uma distância jogável.
2)Quando a carga é aplicada na coluna vertebral, na axila ou no externo.
Nota: Em circunstância alguma, é permitido carregar com o peito.

5 – Dentro da sua área de grande penalidade um jogador mete a mão à bola. O árbitro assinalou pontapé de grande penalidade, mas não lhe exibiu qualquer cartão. Se considera a decisão correcta, justifique o motivo.
R: O jogador não foi culpado de comportamento antidesportivo, ou seja, cortar uma linha de passe entre dois jogadores da equipa adversária (advertência), nem impediu a equipa adversária de marcar um golo, nem anulou uma ocasião clara de golo (expulsão).

6 – Pontapé de grande penalidade em prorrogação de tempo. A bola chutada pelo executante entra directamente na baliza. Todavia antes de ser pontapeada, um seu companheiro penetrou na área de grande penalidade. Será correcto afirmar-se que o golo não é válido e que o jogo terminou? Justifica.
R: Não é correcto, pois ao verificar-se uma infracção de um jogador colega do executante, o pontapé de grande penalidade terá de ser repetido, uma vez que a bola entrou na baliza.

7 – De acordo com a FIFA a linguagem corporal é um instrumento que ajuda o árbitro a controlar o jogo. Indique mais uma situação referida pela FIFA, e também uma recomendação em que a linguagem não deve ser utilizada.
R: As outras duas situações são:
•Mostrar autoridade e domínio de si próprio
•Não deve ser utilizada para explicar uma decisão

8 – A lei 12 prevê que um jogador deve ser punido se impedir a progressão de um adversário. Diga o que entende por “impedir a progressão de um adversário” e como é punida.
R: Por “impedir a progressão de um adversário” entende-se colocar-se na trajectória do adversário para o obstruir, bloquear, abrandar a sua corrida, obrigá-lo a mudar de direcção, sem que a bola se encontre a uma distância jogável para ambos os jogadores. Esta infracção é punida com um pontapé livre indirecto.

9 – Diga duas das três condições a que deve obedecer à execução de um pontapé livre indirecto concedido dentro da área de baliza a favor da equipa atacante.
R: Num pontapé livre indirecto a favor da equipa atacante por infracção da equipa contrária dentro da sua área de baliza:
•Todos os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se pelo menos a 9,15 metros da bola até que esta esteja em jogo, salvo se eles se encontrarem sobre a sua própria linha de baliza entre os postes.
•A bola entra em jogo logo que seja pontapeada e se mova.
•A bola tem que ser colocada em cima da linha de área de baliza paralela à linha de baliza no ponto mais próximo onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido ou onde a falta foi cometida.

10 – Pode o árbitro exibir um cartão amarelo ou vermelho durante o intervalo ou depois do jogo terminar?
R: Pode fazer até que, ele próprio, abandone o terreno de jogo.

Nota: Correcção não oficial

0 comentários: