quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Entrevista Exclusiva com Árbitra Internacional Sandra Bastos

Sandra Bastos em 4ºárbitro na Final do Torneio Olimpico
Grande entrevista exclusiva, e nada melhor que ter a melhor árbitra portuguesa da actualidade , a internacional Sandra Bastos, que prontamente acedeu ao nosso pedido com toda a sua humildade e simpatia, sabendo também que a sua colaboração é importante na motivação de novos jovens na arbitragem.

Nome: : Sandra Braz Bastos
Naturalidade: Neuss/Alemanha
Idade: Não gosta de dizer (risos)
Carreira: Início em 2001; Insígnias FIFA em 2007
Associação de: Aveiro

Como entrou a Sandra neste mundo?
Deste miúda gostava de futebol, joguei numa Equipa A.D.C LOBÃO até que esta se extinguiu o meu pai não me deixou ir para outra equipa, restava-me jogar com os rapazes na escola, até que passado algum tempo estava eu no 12ano na área de desporto e surgiu um colóquio sobre arbitragem na escola e na qual os alunos da área de desporto eram obrigados a assistir e dai tive a ideia de falar com a directora da escola que propose-se ás pessoas competentes se era possível darem um curso aos alunos interessados para árbitros. Realizou-se então ai o curso, como é óbvio ás escondidas dos pais … Depois de ter tirado o curso surgiu a oportunidade de fazer o 1 jogo desde então o bichinho não parou mais... Comecei como assistente e nos 2ano optei por ser arbitro principal..

Como se descreve enquanto pessoa/arbitro?
Como pessoa sou lutadora, Humilde, Alegre, simples, Amiga do meu amigo e sempre pronta a ajudar.. Como arbitro sou muito exigente comigo mesmo, mas deixo que os outros digam como sou..

Quais foram os melhores e os piores momentos da sua carreira até ao dia de hoje?
Os piores deixou-os pelos caminho. Os melhores os amigos que fiz na arbitragem, ter conhecidos as minhas colegas e amigas na arbitragem e poder dignificar a arbitragem pelo mundo fora.. A experiência fantástica que tenho tido e o excelente apoio que tenho tido de varias entidades Desportivas que tenho tido desde adeptos, dirigentes e etc.

Visto que já é arbitra internacional o que ainda espera da arbitragem no futuro?
Espero estar presente no campeonato do mundo, e ser Arbitra da Elite cada passo a seu tempo… Ainda tenho muito para dar á Arbitragem.

Como se sente sabendo que é considerada a melhor arbitra portuguesa da actualidade?
Muito sinceramente não penso muito nisso para mim todas somos excelentes arbitras cada uma com as suas características.

Como vê a evolução da arbitragem feminina no nosso país e no mundo?
Excelente e recomenda-se.

Como vê a evolução da arbitragem Portuguesa no cenário nacional e internacional?
Acho que a grande diferença é que aqui fala-se (critica-se) muito a arbitragem a nível internacional não.. Temos grandes valores e não é por acaso que a arbitragem portuguesa é chamada muito a nível internacional

É fácil conciliar-se a vida de árbitro com a vida familiar?
É óbvio que a vida familiar é penalizada mas eles sabem que amo o que faço e compreendem.



Que mensagem gostarias de deixar a todos os que passam pelo blogue?
Lutem sempre pelo que querem um obstáculo não quer dizer que é o fim,mas sim para mostrar a vossa capacidade de luta.. Usem cada obstáculo para se tornarem mais fortes.. Respeitem sempre o próximo pois só assim se respeitam a vocês próprios. Por muito sucesso que tenham, sejam sempre humildes.E divirtam-se fazendo o que adoram… E não esperem que os resultados aprecem de um dia para outro mas sim com o tempo os resultados aparecem… E sejam sempre fortes, Quando sentirem que estão enfraquecer pensem nas pessoas vos amem e pensem que existem pessoas que querem um simples carinho ou simples prato de sopa e não o tem ou seja o nosso problema ou o nosso momento menos bom nada é comparado com muita miséria que existe pelo mundo fora..E sorriem




O ArbitragemAlgarvia agradece á Sandra Bastos por esta grande entrevista,é sem dúvida uma referencia para todos nós e um sinal evidente de que a nível feminino as mulheres são iguais ou melhores que os homens dentro de campo.

0 comentários: