terça-feira, 8 de maio de 2012

Stark arbitra final de Bucareste



O árbitro alemão Wolfgang Stark vai dirigir, esta quarta-feira, a final da UEFA Europa League entre o Club Atlético de Madrid e Athletic Club, na Arena Nacional, em Bucareste, na Roménia (a partir das 19h45 de Portugal Continental).

Bancário de profissão e natural de Landshut, na Baviera, Stark terá como assistentes os compatriotas Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel. O quarto-árbitro será Stéphane Lannoy, de França, enquanto os dois árbitros assistentes adicionais, Florian Meyer e Deniz Aytekin, são também germânicos. O árbitro assistente de reserva será o igualmente alemão Mark Borsch, que assim completa o alinhamento da equipa de arbitragem.

Com 42 anos, Stark integra os quadros da Federação Alemã de Futebol (DFB) desde 1994 e dirigiu 53 jogos do segundo escalão do futebol do país antes de ascender à categoria principal, em 1997. É árbitro internacional desde 1999 e apitou 89 jogos da UEFA ao longo da carreira.

Em 1999, foi escolhido para estar no Campeonato do Mundo de Sub-17, na Nova Zelândia, e no Campeonato da Europa de Sub-18, na Suécia, tendo ainda passado um valioso período de um mês a arbitrar na J-League, a Liga japonesa, em Setembro de 2001. Dirigiu três encontros do Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, bem como a final da Taça da Alemanha em 2011.

Stark, que segue na linha de uma vasta lista de conceituados árbitros alemães, apitou até à data 18 jogos na UEFA Europa League – dois dos quais na presente temporada, quando dirigiu o embate da segunda mão dos 16 avos-de-final entre Manchester City FC e FC Porto (4-0) e a primeira mão do encontro dos quartos-de-final entre Sporting e FC Metalist Kharkiv (2-1). Conta também no currículo com 52 jogos dirigidos na UEFA Champions League desde 2001.

Com tamanha experiência em grandes jogos, Stark, que está entre os 12 árbitros escolhidos para dirigirem jogos da fase final do UEFA EURO 2012, na Polónia e na Ucrânia, vai, sem dúvida, estar à altura da ocasião nesta quarta-feira à noite. "Penso que todos os árbitros a este nível têm a capacidade de se concentrar no jogo e nas situações de jogo", salientou ao UEFA.com durante o curso de Inverno de arbitragem da UEFA, realizado em Antalya, Turquia, no início deste ano. "Claro que a atmosfera é parte importante desses jogos, mas creio que, como árbitros, somos capazes de nos desligar do ambiente e concentrarmo-nos totalmente na nossa tarefa, que é apitar o jogo."

Stark explicou também a importância de um árbitro entrar da melhor forma no encontro, para bem da sua confiança e bem-estar. "Acredito que os primeiros minutos são, sem dúvida, muito importantes, não para os jogadores mas igualmente para os árbitros, para que o jogo corra da melhor maneira", explicou. "Julgo que as primeiras decisões do árbitro dão o mote para o resto do encontro, ajudam-no a ganhar segurança. E penso que, se a primeira decisão tomada for acertada, o encontro decorrerá com maior tranquilidade para o árbitro."


In:UEFA



Atlético Madrid
-:-
Athletic Bilbao
MATCH FACTS: UEFA Europa League Final 2011/12, Wednesday, 08 May 2012, 20:45 CET


Referee












Wolfgang Stark (Germany)

Assistant Referees
Jan-Hendrik Salver (Germany)
Mike Pickel (Germany)

Additional Assistant Referees
Florian Meyer (Germany)
Deniz Aytekin (Germany)

Fourth Official
Stéphane Laurent Lannoy (France)

Reserve Assistant Referee
Mark Borsch (Germany)

UEFA Referee Observer
Jaap Uilenberg (Netherlands)

UEFA Delegate
Pierino Lardi (Switzerland)
Venue
 










National Arena, Bucharest, Romania

Reacções:

0 comentários: