sexta-feira, 29 de junho de 2012

Euro 2012: Pedro Proença apita final


Pedro Proença foi nomeado esta sexta-feira apara arbitrar a final do Euro'2012, que se disputa domingo entre a Espanha e a Itália, no Estádio Olímpico de Kiev, informou a UEFA.

O árbitro português estava de prevenção juntamente com o inglês Howard Webb, quarto árbitro no jogo de quinta-feira entre a Itália e a Alemanha (2-1), e o italiano Nicola Rizzoli, fora das opções após o apuramento dos transalpinos.

Habitualmente, a UEFA retira de prova os árbitros dos países que se apuram para as meias-finais do torneio, o que não sucedeu com Pedro Proença e Nicola Rizzoli, naturais de dois países que discutiram a presença na final.

Como Portugal foi afastado pela Espanha, no desempate por grandes penalidades (4-2), o português voltou às opções da UEFA para o jogo decisivo.


Pedro Proença já dirigiu três jogos da fase final, o último entre a Itália e a Inglaterra, dos quartos de final, que os italianos venceram no desempate por grandes penalidades.

O árbitro lisboeta estreou-se nesta fase final a 14 de junho, na goleada por 4-0 da Espanha, campeã europeia e mundial, sobre a República da Irlanda, na segunda jornada do Grupo C.

A 19 de julho, orientou o encontro entre a França e a Suécia, jogo da terceira e última jornada do Grupo D, que os escandinavos, já eliminados na altura, venceram por 2-0.

O árbitro lisboeta tem cumprido a melhor época desde que recebeu as insígnias da FIFA, em 1993, num percurso que tinha sido coroado, até ao momento, com a final da Liga dos Campeões, ganha pelo Chelsea ao Bayern de Munique, nas grandes penalidades.

Constituição completa de Equipa de Arbitragem:

Árbitro: Pedro Proença (POR)
Árbitros assistentes: Bertino Miranda (POR) , Ricardo Santos (POR)
Árbitros assistentes adicionais: Manuel De Sousa (POR) , Duarte Gomes (POR)
Quarto árbitro: Cüneyt Çakır (TUR)
Quinto árbitro: Bahattin Duran (TUR)
Observador: David R. Elleray (ENG)

Reacções:

0 comentários: