domingo, 6 de julho de 2008

A Festa do Copa Foot 21 – Vila Real de Santo António



No passado mês de Junho, entre os dias 22 e 28, decorreu no complexo desportivo de Vila Real de Santo António a primeira edição do maior torneio de futebol 7 para equipas nacionais, o COPA FOOT 21. Teve a participação de 112 equipas, representando dezoito distritos e as regiões autónomas, divididas por vários escalões, desde dos Sub8 (2000) até aos Sub12 (1996).

A coordenação da arbitragem do torneio ficou a cargo de João Paulo Ribeiro (Arbitro da 1ª Div. Distrital de Futebol 11) que se auxiliou de um conjunto de árbitros de grande nível da Associação de Futebol do Algarve, Bruno Brás (Elite - Fut 11), Fernando Santos (1ª B Distrital - Fut 11), João Ferreira (Árbitro Assistente - Liga Fut 11), João Oliveira (2ª Distrital - Fut 11), Pedro Cruz (Elite - Futsal), Pedro Oliveira (1ª Distrital - Fut 11), Ricardo Neves (1ª Distrital - Fut 11), Ruben Guerreiro (2ª Div. Nacional - Futsal) e Sérgio Lopes (1ª Distrital - Fut 11).

Esta festa inclui mais de 300 jogos durante 6 dias!!! Em Sub12 e Sub11, jogarão 32 equipas (8 grupos de 4); em Sub10, Sub9 e Sub8 jogarão em cada escalão 16 equipas (4 grupos de 4).

Esta comemoração do futebol Infantil COPA FOOT 21, teve para além do desporto, muitas outras actividades, zonas de animação e de diversão bem como stands de “Sponsors” na nave principal do estádio municipal, tudo para que tanto as crianças como os pais tivessem uma semana em cheio.

Em termos de organização, foi bastante positivo, dado que a mesma assenta alicerces, numa estrutura desportiva de alto nível com vários relvados (Naturais e Sintéticos), campos de ténis, etc. Para finalizar um investimento da autarquia de Vila Real de Santo António no desporto, está em fase terminal de construção mais um pavilhão, que irá albergar várias actividades desportivas, tais como Futsal, Basket, Andebol, garantindo sem dúvida um novo colorido aos desportos, que convivem lado a lado com o desporto rei.

O Sporting acabou por ser o grande vencedor da festa do futebol infantil, em Vila Real de Santo António. Os leõezinhos venceram nos escalões de Sub9 e Sub10, sendo que o primeiro triunfo – alcançado com a ajuda de Alfredo Silva, sobrinho de Quaresma – foi mais saboroso já que foi carimbado diante do Benfica. Os encarnados foram os melhores em Sub11 e o FC Porto levou a melhor nos Sub12, conseguindo a Ass.Foot21 quebrar a hegemonia dos grandes ao triunfar em Sub8.

A prova terminou em clima de festa com a presença do patrono, o ex-internacional português e actual director desportivo do Benfica, Rui Costa, que entregou as taças às equipas vencedoras, com auxílio de algumas figuras bem conhecidas do panorama desportivo nacional, Hélder Postiga, Marco Ferreira, Kenedy, Joana Lemos, João Lagos e Aurélio Pereira estiveram presentes.

No final do torneio a alegria das pequenas estrelas era imensa, revelando o grande êxito conseguido pela organização e por todos os colaboradores. No final da competição, Armando Carneiro, agente FIFA e director geral do evento fez balanço positivo: “foi arrepiante ver 1600 miúdos a cantar o hino com 8000 pessoas nas bancadas. E depois o Rui Costa é fantástico” declarou à comunicação social presente no local.

Atendendo ao “êxito do torneio”, um facto sublinhado pela organização, Vila Real de Santo António voltará a ser palco, em 2009, da segunda edição da competição, como foi garantido pelas autoridades autárquicas locais, durante a cerimónia de encerramento.

Pedro Cruz

0 comentários: