sexta-feira, 5 de junho de 2009

Entrevista a Luis Costa


Luís Fernando Carvalho da Costa
Nascido a 04 de Julho de 1981(27 Anos)
Natural da Figueira da Foz
Ocupação:Empregado de Mesa

Quando iniciou a actividade e qual o seu percurso?
Tirei o curso dia 8 de Maio de 2004. Nesse ano subi á 2ª divisão distrital onde permaneci durante duas épocas, no final da época de 2006/2007 subi á 1ª divisão grupo B onde permaneci também duas épocas, no final da época 2007/2008 subi á 1ª divisão grupo A e no final da época 2008/2009 subi ao grupo de elite em 2º classificado.


Qual a melhor classificação de sempre?
A melhor classificação de sempre foi nesta época que findou, tendo ficado em 2º classificado a 0,01 do 1º classificado. A época 2008- 2009, correu-me bastante bem. Foi uma excelente época que realizei com a ajuda dos meus colegas Nuno Guerreiro e Pedro Oliveira, que me ajudaram bastante!

O que o levou a ser árbitro?
Principalmente a grande paixão que tenho pelo futebol. Joguei futebol mais de quinze anos, e a paixão era tão grande que quando a minha mãe não me deixava ir treinar, eu chorava! E desde que comecei a trabalhar na hotelaria, deixei de poder treinar. Graças ao meu patrão que me inscreveu no curso e me facilitou a tirar o curso, enverguei pelo fenómeno da arbitragem o qual me orgulho muito de pertencer. Sinto-me bastante feliz por pertencer a esta grande “família”, que apesar de sermos vistos de uma forma negativa, faz-nos ver que acima de tudo existe muito fair-play e são muitas mais as amizades feitas que os inimigos. Deixo aqui também uma palavra aos jovens que gostam de futebol e que por algum motivo não podem praticar, que enverguem por esta carreira. Precisamos de jovens para que a arbitragem Algarvia volte ao lugar que lhe pertence.

Que sonhos alimenta na arbitragem?
Como se costuma dizer “o sonho comanda a vida”, e eu não fujo à regra, o sonho de qualquer árbitro é chegar aos grandes palcos e estar entre os melhores. Chegar ao topo da arbitragem nacional é sem dúvida a minha principal meta. Sei que será muito difícil conquistar o topo, mas tenho trabalhado muito e abdicado de coisas importantes na minha vida pessoal para conseguir concretizar esse sonho. Sei que não dependerá só de mim, mas resta-me trabalhar arduamente para que a estrela da sorte brilhe, e esperar que o nosso trabalho seja reconhecido e que seja valorizado por quem de direito.

O que acha que deveria ser feito para melhorar a arbitragem?
Infelizmente todos sabemos que a arbitragem é muito mal vista na nossa sociedade, mas compete-nos a nós trabalhar no sentido de a melhorar. Esse melhoramento tem que ter o apoio de todos, da Associação, do Concelho de Arbitragem, dos Árbitros e de todos os dirigentes desportivos. Sabemos bem que o facto de ter-mos que passar recibos verdes à Associação, coloca um grande entrave aos jovens Árbitros, sejam estudantes ou trabalhadores. Desta forma, tornou-se bem mais difícil cativar os jovens a enveredar pela arbitragem. Contudo, penso que a Associação está finalmente no bom sentido, ir ao encontro dos mais jovens e encaminhá-los para a arbitragem. Trazer mais de uma centena de novos árbitros para tirar o curso, é sem dúvida bastante positivo. Assim que terminam o curso, torna-se necessário por parte das respectivas entidades, motivar e acompanhar continuamente os recém -árbitros, no sentido de não abandonarem a arbitragem de forma precoce. Estamos no final de mais uma época e até ao recomeço da próxima, ainda falta muito tempo, tenho a certeza de que se não continuarmos em contacto com esses jovens que terminaram o curso, no inicio da próxima época, mais de 70% deles já se perderam. Temos de estar atentos a eles e envolve-los mais na arbitragem, traze-los para junto dos mais “velhos” e ensinar-lhes realmente que não é qualquer um que pode ser árbitro, porque decidir bem em poucos segundos entre dezenas de situações, só está ao alcance de alguns. Só os melhores conseguem estar entre nós. Ser árbitro é uma actividade muito nobre e de extrema importância.

Continuação de uma boa época, e igualmente para a próxima e que o Luis Costa continue a emprestar a sua experiência de arbitragem ao futebol.

2 comentários:

Boa tarde,

Sou arbitro (a) da AFC, e conheço o Luís ha mto tempo, não quis por isso deixar de aqui vir dar-lhe os parabéns e desejar-lhe toda a sorte do mundo neste mundo dificil que é o nosso!

Beijokas para o Luis e saudações desportistas a todos os colegas!

Olá eu sou a irmã do Luís e não queria deixar passar em branco este dia para lhe dar os parabens. Pois ele gosta de arbitrar e espero que ele seja um dos melhor arbitros do mundo...boa sorte mano! bjnnhx lidia costa