Viu cedo que não tinha grande vocação para se afirmar no futebol, pelo menos como guarda-redes. Tão cedo, que depressa decidiu pegar no apito e, incentivado por um experiente árbitro da sua terra (Aljezur), gradualmente foi subindo de escalão até conseguir a promoção, aos 26 anos, à 2ª Categoria Nacional. Eugénio Arêz é um árbitro do futuro.
“Joguei nos escalões de formação do Esperança de Lagos, fiz um ano de seniores no Aljezurense, mas senti que não iria muito longe como jogador. Incentivado por amigos entrei na arbitragem, mais pelo gosto que tenho pelo futebol. Foi apenas isso”, começou por explicar Eugénio Arêz, um jovem e promissor árbitro da nossa região, isto se tivermos em conta que iniciou a carreira na época 1999/2000 e, sempre a subir, já está na 2ª Categoria Nacional. Contas feitas, está, hoje (7 de Agosto), a festejar o 27º aniversário e com muitas razões para estar feliz.
Recentemente, no Torneio do Guadiana, dirigiu o jogo entre o Benfica e o Atlético Bilbao, um jogo que teve honras de transmissão televisiva e que ficará nos seus registos como o primeiro de cariz internacional. “Foi, sem dúvida, uma sensação especial, uma situação única, não só pelas equipas intervenientes mas por toda a visibilidade, pois estamos a falar da televisão e de toda a imprensa especializado no futebol. Procurei estar concentrado na responsabilidade do jogo e tomar as decisões que considero terem sido as mais acertadas. Recebi inúmeras felicitações e creio que o meu desempenho, assim como dos meus parceiros, dignificaram a arbitragem algarvia”.
Segue-se, em breve, a estreia na 2ª Categoria Nacional ao mesmo tempo que a Liga ficará a um passo. “Será um novo campeonato, uma nova experiência, a qual espero ultrapassar com sucesso. Por se tratar do primeiro ano na 2ª Categoria, o meu objectivo passa por ganhar ainda mais experiência e assegurar a continuidade neste escalão. Não escondo que tenho a Liga como meta e para lá chegar, assumo total empenhamento”.
Fonte: Algarve Desporto
1 comentários:
Mano não és um árbitro do futuro...
És um árbitro do presente e com um excelente futuro pela frente..
Abraço a todos em especial a ti Eugénio
Gato
Enviar um comentário