terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Rúbrica Semanal Nº5

P-Quais são as condições básicas para ser sancionada uma falta?
R- Falta deve ser cometida por um jogador, deverá ocorrer dentro do terreno de jogo e ocorrer com a bola em jogo.

P- Cite as 5 circunstâncias que devem estar reunidas para decidir se um jogador deve ser expulso por destruir uma clara oportunidade de golo da equipa adversária.
R- As circunstâncias que o árbitro deve ter para expulsar um jogador por destruir uma clara oportunidade de golo é: distância entre o local da falta e a baliza, possibilidade de manter ou controlar a bola, direcção da jogada, posição e numero de jogadores defensores.

P- Quando uma falta ou uma incorrecção é cometida na zona de jurisdição do árbitro assistente, como deve este proceder?
R- O árbitro assistente deve levantar a bandeira com a mesma mão que vai utilizar para indicar a direcção da falta ou incorrecção, agitar ligeiramente a bandeira para a frente e para trás e depois indicar a direcção com a bandeira numa posição obliqua, mantendo sempre contacto visual com o árbitro.

P- Indique 5 motivos, pelos quais um jogador pode ser advertido por comportamento antidesportivo.
R- Um jogador deve ser advertido por comportamento antidesportivo quando trace marcas não autorizadas no terreno de jogo, quando tenta enganar o árbitro ao fazer-se de lesionado ou simular uma falta, cometa falta cortando um ataque prometedor, tocar a bola com a mão para tentar obter um golo, cortar um passe entre adversários com as mãos.

P- Segundo a Lei 12, um pontapé livre indirecto, será concedido à equipa adversária, quando um jogador no entender do árbitro cometer as seguintes infracções. Descreva-as.
R- O árbitro deve punir uma equipa com um pontapé livre-indirecto quando um jogador jogue de maneira perigosa, impedir a progressão de um adversário(obstrução), impedir o guarda-redes de soltar a bola das mãos ou cometer outra falta não mencionada na lei12,ou seja que o jogo seja interrompido pelo árbitro para advertir ou expulsar um jogador.

P- Um avançado conduz a bola e faz um passe para trás. Um colega corre para receber a bola e o árbitro assistente levanta a bandeira a assinalar fora de jogo. O árbitro apita de imediato confirmando a indicação do assistente. Acha possível o árbitro assistente ter razão? Justifique.
R- Sim, pois o jogador no momento do passe estava em posição de fora de jogo e recua para vir receber a bola.

P- Os árbitros devem advertir os jogadores que retardem o recomeço do jogo, recorrendo a tácticas ilícitas. Mencione os seis motivos constantes nas linhas orientadoras para árbitros, pelos quais devem ser punidos.
R- Os árbitros devem advertir os jogadores quando estes retardam o recomeço de jogo quando um jogador execute um pontapé livre em local errado com a exclusiva intenção de forçar o árbitro a ordenar a repetição; apresar-se para a execução de um lançamento de linha lateral e de repente deixar a bola para um outro colega executa-lo; chutar a bola para longe ou levá-la na mão para longe depois do árbitro ter interrompido o jogo; retardar excessivamente a execução de um lançamento de linha lateral ou um pontapé livre; demorar a sair do terreno de jogo quando for substituído; provocar uma confrontação, tocando deliberadamente a bola após o árbitro ter interrompido o jogo.

P- Um cão entrou em terreno de jogo e dirigiu-se ameaçadoramente para o jogador que a meio campo conduz a bola. Este afasta-o com um pontapé. Como deve proceder o árbitro?
R- O árbitro deve interromper o jogo, expulsar o jogador por conduta violenta, providenciar a saída do cão do terreno de jogo e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.

P- Num pontapé de baliza efectuado pelo guarda-redes, a bola por efeito do vento volta para trás. O citado jogador, que se encontrava junto ao poste, mete as mãos à bola para impedir que a mesma entre na baliza, a qual sai do terreno de jogo pela linha de baliza. Que decisão deve tomar o árbitro?
R- Caso a bola tenha saído e voltar a entrar na área o árbitro deve punir a equipa do guarda-redes com um pontapé-livre indirecto em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo onde ele tocou na bola com as mãos.
Se a bola não chegou a sair da área de grande penalidade, o árbitro deve mandar repetir o pontapé de baliza.

P- Concede a Lei 5, poderes discricionários ao árbitro quando este tem que tomar medidas disciplinares? Justifique
R- Não, porque o árbitro tem que advertir ou expulsar os jogadores que o mereçam, não podendo fazer á sua discrição.

1 comentários:

Lamento informar que a resposta à 2ª pergunta desta rúbrica semanal não se encontra totalmente correcta, já que a 5ª situação a considerar é a "falta que impede o adversário duma clara oportunidade de golo, pode ser sancionada com pontapé livre directo ou indirecto".

a resposta presente na rúbrica só contempla 4 circunstâncias. mais atenção.

aproveito para congratular os bloggers que com estass rúbricas ajudam os muitos que consultam o blog a aprender mais sobre as leis de jogo.