quarta-feira, 19 de maio de 2010

Entrevista a Silvia Domingos


Nome:SILVIA Andreia Rosa DOMINGOS
Árbitro desde: 1999/2000
Data de nascimento: 01/12/1982
Idade: 27Anos
Profissão: Gestora de Loja
Árbitra do Quadro Nacional Futebol Feminino(AFAlgarve)



AA:No fim de mais uma Época Desportiva como analisas a tua prestação ao longo da época?
SD: A nível Distrital foi muito bom pois um 3º lugar é óptimo e ainda tem sabor especial quando se está no quadro dos melhores árbitros do Algarve e a competir com 9 árbitros homens sendo a única mulher . A nível nacional não posso ainda adiantar nada visto que não saíram as classificações.

AA: Sabemos que o teu sonho é alcançar as insígnias da FIFA, vês esse sonho ainda alcançavél?
SD: Não é só o meu sonho acho que é o sonho de qualquer árbitro (a) que gostam como eu da arbitragem eu costumo dizer “que todos os sonhos são reais basta acreditar neles só ai se tornam realidade”, todas as épocas jogo a jogo tento com a minha equipa fazer o melhor para que o meu trabalho seja reconhecido e compensado. “Pois sem esforço e dedicação não há sonho nem vontade de sonhar.”

AA:Como vês a evolução da arbitragem feminina no nosso País?
SD: Acho que está a evoluir no bom caminho há uma 1º divisão e 2º divisão de futebol feminino há uma taça de Portugal em que este ano a Final da taça se realizou no Jamor como sendo uma taça de Portugal de futebol masculino o que é muito bom para o Futebol Feminino pois é sinal que está a ser reconhecido e que tem pernas para andar.

AA:Como te sentes depois de nesta época teres dito a oportunidade de estares presente no Apuramento do Campeonato de Europa Feminino Sub-19 e no Campeonato de Europa Sub-17?
SD: Sinto me bem e contente e gratificante pois é sinal que gostam do meu trabalho no qual ainda me dá mais motivação para trabalhar e dedicar-me a esta causa que é arbitragem. Mas o participar nestas competições é um grande desafio e uma enorme responsabilidade apesar de ir como arbitra assistente mas são sensações únicas.

AA:Silvia estas habituada a arbitrar jogos masculinos e femininos vês alguma diferença entre apitar um jogo feminino e masculino?
SD: Sim vê-se algumas mas a nível de técnica é a mais evidente.

AA:Como vês a evolução da arbitragem Portuguesa no cenário nacional e internacional?
SD: Está no bom caminho e espero que assim continue…

AA:Até hoje qual foi o acontecimento que mais marcou a tua carreira?
SD: Todos nós vamos tendo momentos marcantes uns bons outros maus na nossa carreira mas o que mais me marcou e pelo bom foi este ano ao ter sido nomeada como 4º arbitra para a Final da taça de Futebol Feminino no Jamor Visto que foi a 1º vez que aconteceu um destaque deste para o Futebol Feminino. Desde de estar á entrada no túnel para entramos naquele relvado ao estar lá 90 minutos o subir das escadas até tribuna fui único. Só que passa pela experiência é que sabe o que nos marca. E agora quando vi o Final da taça de Portugal dos homens já pude dizer “que também já participei numa festa assim…. “

AA:É fácil conciliar-se a vida de árbitro com a vida familiar para quem tem por vezes de se ausentar alguns dias do seu lar?
SD: Sim agora é fácil ao principio era complicado mas para quem já anda nisto há dez anos agora não me faz diferença nenhuma. Os meus pais nem estranham, alias eles estranham é quando não tenho jogos .mas sentem muito orgulho em mim e dão me todo o apoio. E o meu namorado como é arbitro compreende e dá me o seu 100% de apoio se orgulha do meu trabalho enquanto arbitra.

Silvia Domingos vai estar presente como Árbitro Assistente no Apuramento do Campeonato do Mundo Feminino entre as equipas da Suécia vs Azurbeijão, na Suécia, dia 23 de Junho de 2010.

Desde já o ArbitragemAlgarvia deseja-te toda a sorte do mundo na vida pessoal e desportiva. E muito obrigado por teres aceite o nosso convite.

1 comentários:

Excelente caracter e optima arbitra , jamais vou esquecer a sua estreia em Santaluzia num jogo de Juniores eu estava lá era o Treinador da equipa adversária do Santaluzia .
Desse dia até hoje já houve alguns jogos arbitrados pela Silvia e em todos eles quer a minha equipa tivesse ganho ou perdido sempre lhe dei os merecidos parabéns pois a sua qualidade é inquestionavel .
Continue Silvia pois tem qualidade e humildade e brevemente irá atingir todas as metas a que se propôs .