terça-feira, 29 de junho de 2010

Fomos falar com o Árbitro do Ano


O arbitragemalgarvia agora que findou a época foi ao encontro do árbitro Sérgio Piscarreta 1º classificado na ELITE do Algarve, tendo ficado apto nas provas de acesso aos quadros da FPF com bons resultados. Desde já o arbitragemalgarvia fica agradecido pela tua colaboração.

Sérgio Filipe Grade De Sousa Piscarreta, nascido a 11.06.1983(27Anos), fora da arbitragem é empresário. Sérgio é dono do apito desde 07/04/2001.



AA: Quando inicias-te a actividade e qual o seu percurso?
SP: Inscrevi-me para o curso de árbitro no dia 20 de Dezembro de 2000 e fui a exame no dia 7 de Abril de 2001. A partir dai cumpri um ano como estagiário e dois na segunda categoria distrital, subindo á primeira categoria no dia 8 Maio de 2004. Na época 2005/2006, 2008/2009, fiquei em 2º lugar e fui prestar provas na qualidade de suplente à federação portuguesa de futebol, no qual fiquei aprovado mas por falta de vagas não entrei. Nesta última época fiquei em 1º lugar no grupo de ELITE, o que me deu oportunidade de subir ao quadro nacional da 3º divisão.

AA: O que te levou a ser árbitro?
SP: Eu na altura que tirei o curso nem me passava pela cabeça que um dia pudesse ser arbitro. Mas acabei por ter uma ponta de sorte, quando o Rui Silva me convidou para fazer parte da equipa dele a nível nacional. É muito importante que os árbitros mais experientes lancem novos árbitros e os ensinem, foi o caso do Rui que agradeço muito pelo que me ensinou, e posso dizer que foi com ele que aprendi a gostar muito da arbitragem.

AA: Como te sentes agora depois da tua promoção a 3ªCategoria?
SP: Sinto-me muito feliz, era um objectivo que perseguia à já a algum tempo e que felizmente consegui.

AA: Agora nos Quadros Nacionais o que esperas ainda da arbitragem para o teu futuro?
SP: Espero não ficar por aqui, vou trabalhar para conseguir chegar o mais longe possível.

AA: Como vês a evolução da arbitragem Algarvia e o que alteravas para a melhorar se for esse o caso?
SP: A arbitragem algarvia já teve dias melhores e dias piores. Eu acho que o trabalho que está a ser feito na associação/concelho de arbitragem em conjunto com a comissão de apoio técnico, que na minha opinião é uma comissão com muita experiencia, vai melhorar, e muito, a arbitragem no Algarve. Exemplo disto mesmo, são os cursos que têm feito no inicio da época para o grupo de ELITE à já duas época, tem sido uma das provas de trabalho do concelho de arbitragem, que dá oportunidade aos árbitros de prepararem e se motivarem para a época que vem a caminho. Aqui deixo um agradecimento muito especial as estas pessoas que têm feito muito pela a arbitragem no Algarve.

AA: Como vês a evolução da arbitragem Portuguesa no cenário nacional e internacional?
SP: A evolução tem sido notória, a Arbitragem no plano nacional está cada vez melhor, os árbitros estão bem mais preparados em todos os aspectos e isso reflecte-se a nível internacional. Este ano conseguimos ter uma equipa no mundial e acredito cada vez mais que vamos estar presentes noutras competições do género.

AA: Até hoje qual foi o acontecimento que mais marcou a tua carreira?
SP: Eu acho que foram estas provas de acesso ao nacional em Fátima, foi um concretizar de um sonho que já perseguia à muito, e quando cheguei ao pé da pauta e vi que estava aprovado, foi uma sensação que já mais irei esquecer.

AA: É fácil conciliar-se a vida de árbitro com a vida familiar?
SP: E sempre difícil, mas quando se tem o apoio das pessoas que mais amamos tudo se torna mais fácil.

AA: Que mensagem gostarias de deixar a todos os que passam pelo blogue?
SP: Continuem a acreditar que é possível porque só assim e que conseguimos atingir os nossos objectivos.


O arbitragemalgarvia desde já deseja-te toda a sorte do mundo para esta tua nova etapa na carreira.

0 comentários: