A recente eleição de Pierluigi Collina para gerir a arbitragem da UEFA trouxe à baila alguns modelos de formação que já estão a ser seguidos na arbitragem portuguesa, liderada pelo ex-árbitro internacional Vítor Pereira.
O aperfeiçoamento das arbitragens passa muito pela componente física, algo que é aplicado no quadro de juízes portugueses há algum tempo. "A questão do árbitro atleta está já a ser aplicado em Portugal. A condição física, nutrição idêntica às dos futebolistas e a monitorização de todas as questões relacionadas com o peso e índice de massa gorda são uma preocupação constante da Comissão de Arbitragem (CA)", disse ao CM Vítor Pereira.
À semelhança do que acontece em Portugal, também a UEFA realiza duas acções de formação anuais do quadro de árbitros internacionais, algo que a CA encara como fundamental para elevar o nível da arbitragem lusa. "A partilha entre os árbitro internacionais e os restantes é constante. Estão sempre actualizados com as novidades que a UEFA introduz e que também nos transmite", salienta o principal responsável pela arbitragem em Portugal.
A formação dos quadros jovens nacionais é outro dos ‘cavalos de batalha’ do Conselho de Arbitragem da Liga.
In:CM.COM
0 comentários:
Enviar um comentário