terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vídeo explica experiência com árbitros assistentes adicionais


Um pequeno vídeo, que explica a experiência com árbitros assistentes adicionais, vai ser exibido nos estádios e pelas estações televisivas no início da UEFA Champions League e da UEFA Europa League.
Leia mais

Um vídeo publicitario de 30 segundos, que explica a experiência em curso com árbitros assistentes adicionais, vai ser lançado esta semana, coincidindo com o início da fase de grupos da UEFA Champions League e da UEFA Europa League.

O vídeo (apenas disponível em inglês) vai ser transmitido nos ecrãs gigantes dos estádios um pouco por toda a Europa, e distribuído pelas estações televisivas encarregues de difundir os jogos. Nesta experiência, a equipa de arbitragem tradicional, composta por um árbitro principal, dois assistentes e um quarto-árbitro, será alargada com mais dois assistentes, que se colocam junto a cada uma das balizas.

A sua tarefa particular é a de assinalarem lances que ocorram na grande área, tais como agarrões ou puxões, e ainda em lances de bola parada. A inclusão de mais assistentes é encarada como uma forma de dissuasão, já que os jogadores sabem que estão permanentemente a ser observados. A equipa de arbitragem comunica através de um sistema áudio, que permite ao árbitro principal tomar uma decisão assim que é informado, e a presença de assistentes adicionais permite um campo de visão mais alargado da grande área.

O vídeo mostra a equipa de arbitragem em acção e enfatiza uma série de mensagens-chave. A utilização de assistentes adicionais fornece Mais Visão, Mais Comunicação e Mais Informação aos árbitros, que assim podem tomar decisões de forma mais eficaz. Tal como o chefe do sector de arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina, diz no final, "Agora Vemos Mais". O vídeo termina com um valor-chave da UEFA – o Respeito – e, neste caso, são os árbitros que merecem o respeito por parte de jogadores, treinadores, restante "staff" e espectadores.

Depois de uma decisão do International Board (IFAB) em Julho, a experiência continua nos jogos da UEFA Champions League e da UEFA Europa League nas épocas 2010/11 e 2011/12, bem como na SuperTaça Europeia de 2011. Os principais treinadores europeus deram a sua aprovação a esta iniciativa no recente Fórum dos Treinadores de Clubes de Elite da UEFA, que decorreu em Nyon.

In:UEFA

0 comentários: