1) No final da 1ª parte o árbitro apita para terminar quando ainda faltavam cerca de três minutos para concluir a mesma. Quando se dirigia para as cabinas, foi alertado do seu lapso pelos seus dois assistentes. Como entende o procedimento a tomar pelo árbitro?
R: Deve chamar todos os jogadores, realizar o resto do tempo que falta e de seguida proceder ao intervalo.
2) Numa jogada de contra ataque rápido, um jogador defensor ao cortar a bola para fora a mesma bate no AA2, tendo a mesma ficado no terreno de jogo. O árbitro deixou seguir a jogada que deu em golo. Considerando que o árbitro ajuizou correctamente, diga o que o levou a ter essa decisão.
R: Para a decisão do árbitro ter sido correcta, baseou-se no facto do AA2 estar dentro do terreno de jogo quando a bola lhe tocou.
3) Um jogador sem ser o guarda-redes marca um livre e ao ver um adversário aproximar-se, joga novamente a bola, mas agora com as mãos. O que deve fazer o árbitro?
R: O Árbitro deve:
• Se o livre foi marcado dentro da sua própria área de grande penalidade e não chegou a sair, o livre deve ser repetido.
• Se a bola é jogada fora da área de grande penalidade deve ser marcado livre directo. (Ver Lei 13 – pontapés livres)
• Se o livre foi marcado fora da área de grande penalidade e a mão acontece já dentro da sua área de grande penalidade, o árbitro deve assinalar grande penalidade.
• Disciplinarmente agirá em conformidade
4) Existem três situações que segundo a lei 13 devem ser observadas, quando da execução de pontapés livres, fora da área de grande penalidade. Quais são?
R: Todos os jogadores da equipa adversária devem estar pelo menos a 9,15 m da bola, até que esta entre em jogo; a bola entra em jogo logo que seja pontapeada e se mova; o pontapé deve ser executado no local onde a infracção foi cometida, ou no local onde a bola se encontrava no momento da falta e de acordo com o tipo de infracção.
5) Que fazer quando a bola rebenta ao bater num poste na execução de uma grande penalidade, não entrando na baliza. Em tempo normal de jogo? Em prorrogação de tempo? Pontapés de grande penalidade para achar um vencedor?
R: Se a bola rebentar:
a) Efectua a troca de bola e recomeça o jogo com bola ao solo, a executar em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza, no sítio mais próximo do poste.
b) Termina o jogo.
c) Termina o efeito do pontapé.
6) O árbitro permitiu que uma barreira estivesse colocada legalmente a 5,5 m da bola. Tendo em conta que o árbitro agiu correctamente, o que motivou tal facto?
R: Tratou-se da execução de um livre indirecto a favor da equipa atacante, marcado em cima da linha da área de baliza, paralelo à linha de baliza, em que a barreira tem que estar em cima da linha de baliza, entre os postes.
7) Um jogador, com autorização do árbitro, abandonou o terreno de jogo para trocar de equipamento e entra de novo sem pedir autorização ao árbitro. Como Proceder?
R: Deve interromper o jogo, mas não imediatamente se o jogador não interferir no jogo ou se houver lugar à aplicação da lei da vantagem, situações em que deve deixar prosseguir o jogo e na primeira interrupção adverte esse jogador. Se interromper deve advertir
8) Um jogador estava colocado com os dois pés sobre a linha de meio campo, à frente da linha da bola, encontrando-se no meio campo adversário apenas o guarda-redes contrário. Um colega passou-lhe a bola e o árbitro assistente levantou a bandeira, assinalando-lhe fora de jogo. Poderá a sua decisão estar correcta? Como?
R: Essa decisão poderá estar correcta desde que tenha parte do corpo, excepto os braços no meio campo contrário e tome parte activa no jogo.
9) Diga as condições necessárias para que o árbitro possa punir com um pontapé livre indirecto a equipa de um jogador que cuspiu noutro.
R: Para punir com um pontapé-livre indirecto a equipa de um jogador que cuspiu noutro é necessário que a falta seja cometida:
• Com o jogo a decorrer;
• Em terreno de jogo;
• Seja praticada sobre um colega de equipa;
• Seja praticada sobre um adversário que se encontra fora do terreno de jogo
10)No decorrer do jogo, o árbitro foi agredido por um jogador da equipa visitada, depois de cinco minutos a ser assistido, ficou em condições de prosseguir, no entanto decidiu dar o jogo por terminado. Terá o árbitro agido bem? Justifique.
R: )O árbitro agiu mal, uma vez que ficou em condições de continuar a dirigir o jogo, este deveria prosseguir, expulsando o jogador e punindo a sua equipa com um pontapé livre indirecto no local da infracção (ver Lei 13 - Local dos pontapés livres). Mencionava o facto no relatório do jogo de forma pormenorizada.
0 comentários:
Enviar um comentário