sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rúbrica Semanal Nº1

P- Durante o jogo o árbitro, um dos árbitros assistentes ou um jogador é atingido por um objecto lançado por um espectador. O jogo é interrompido para ser prestada assistência médica. Deve o jogo prosseguir?
R- O árbitro deve, segundo a gravidade do incidente, decidir se o jogo deve presseguir, se deve suspendê-lo temporariamente ou para definitivamente. Em qualquer dos casos deve fazer relatório para as entidades competentes.

P- Um suplente, em exercícios de aquecimento atrás da sua baliza, entra no terreno de jogo e impede que a bola entre na sua baliza. Como deve proceder o árbitro?
R- O árbitro interrompe o jogo, adverte o jogador suplente por comportamento antidesportivo e manda recomeçar o jogo com um pontapé livre indirecto, favorável á equipa adversária, no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção, se esse impedimento não foi feito com as mãos. Se foi feito com as mãos a punição disciplinar a aplicar será a expulsão.

P- Das sete faltas punidas com o pontapé livre directo e cometidas por negligência, por imprudência ou por excesso de combatividade, diga quais as que são punidas apenas por se tentar cometê-las?
R- Dar ou tentar dar um pontapé num adversário, passar ou tentar passar uma rasteira a um adversário e agredir ou tentar agredir um adversário.

P- Com a bola em jogo, dois jogadores da mesma equipa têm um comportamento antidesportivo ou tornam-se culpados de conduta violenta um contra o outro dentro do terreno de jogo. Como deve proceder o árbitro?
R- O árbitro deve advertir os jogadores caso estes tenham um comportamento antidesportivo e recomeçar o jogo com um pontapé livre indirecto a favor da equipa contrária no local da infração. Caso os jogadores tenham sido culpados de conduta violenta os jogadores devem ser expulsos, tecnicamente a decisão é a mesma.

P- Um dos árbitros assistentes indica que a bola saiu pela linha lateral. Antes que o árbitro tenha considerado fora, um defensor, no interior da área de grande penalidade, agride um adversário. Como deve proceder o árbitro?
R- O árbitro deve expulsar o jogador defensor por conduta violenta, exibindo-lhe o cartão vermelho. O jogo recomeça com um lançamento de linha lateral, pois a bola já estava fora do terreno de jogo quando a infracção foi cometida.

P- Numa situação do de recomeço de jogo com uma bola ao solo os jogadores de uma equipa recusam-se a participar. Qual deve ser o procedimento do árbitro?
R- O árbitro deve recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo. Não é obrigatório que os elementos de cada uma das equipas estejam presentes no recomeço com uma bola ao solo.

P- Um lançamento de linha lateral, executado pela equipa atacante, leva a bola na direcção do guarda-redes adversário. Este não consegue chegar á bola sendo um seu colega a socá-la por cima da baliza. Como deve proceder o árbitro?
R- O árbitro deve sancionar a sua equipa com um pontapé de grande penalidade. O árbitro deverá advertir o jogador por comportamento antidesportivo.

P- O árbitro expulsa um jogador. Este recusa-se a abandonar o terreno de jogo. Como deve proceder o árbitro?
R- O árbitro deverá recorrer á intervenção do capitão de equipa e se necessário ao delegado ao jogo da respectiva equipa. Se a intervenção referida sair frustada, o árbitro dará o jogo por terminado, não devendo recorrer á Força Policial, relatando detalhadamente os factos no relátorio de jogo.

P- Um jogador que vai executar uma grande penalidade toca a bola para trás para um colega de equipa que então remata á baliza e faz golo. Como deve actuar o árbitro?
R- O árbitro interrompe o jogo e ordena o seu recomeço com um pontapé livre indirecto contra a equipa do executante no local da infracção(marca de grande penalidade).

P- O árbitro advertiu um jogador que executou um pontapé livre no local errado com a exclusiva intenção de obrigar á sua repetição. O árbitro agiu correctamente. Diga em qual das sete faltas passíveis de advertência se baseou?
R- Retardar o recomeço de Jogo.

1 comentários:

Bravo, muito bem.
Assim em 3/4 minutos semanais acabamos a ler matéria importante e sempre a testar os nossos conhecimentos