quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Futebol11 - Vamos Estudar nº2

1 – Como deverá proceder o árbitro ao verificar que um defensor abandona o terreno de jogo, manisfestando dessa forma o seu desacordo por não ter sido marcado um pretenso fora-de-jogo a um avançado?
R : O jogador deverá ser advertido por abandonar deliberadamente o terreno de jogo.

2 – Deve o árbitro interromper o jogo se no decorrer normal do mesmo uma equipa ficar reduzida a menos de 7 jogadores?
R : Não. Pode aplicar a lei da vantagem. No entanto não deverá recomeçar o jogo depois da bola ter deixado de estar em jogo.

3 – O árbitro, a pedido do jogador que se encontrava caido no solo, chamou o médico e o massagista para examinar a lesão que sofrera. Verificam que não tinha qualquer gravidade, pelo que o árbitro os mandou retirar imediatamente. Acha o procedimento do árbitro correcto, ou terá cometido alguma falha?
R : O procedimento do árbitro não foi correcto. O jogador lesionado deveria, também, sair do terreno de jogo juntamente com o médico e massagista.

4 – Um jogador solicita a autorização para trocar de botas na sua área técnica. Após a troca, reentra em campo sem autorização do árbitro, no momento em que se verefica um contra ataque rápido da equipa adversária, que ele anula, agarrando a bola com as mãos. O árbitro interrompe de imediato o jogo, e aplica técnica e disciplinarmente as sanções que se impunham. Esclareça então, o modo de actuação do árbitro.
R : O árbitro deve expulsar o jogador infractor por receber duas advertências e recomeçar o jogo com um livre directo no local da infracção.

5 – Após o apito do árbitro, o executante de uma grande penalidade parte para a bola e simula o remate, obrigando o guarda-redes a atirar-se para o lado, e logo de seguida remata para o outro. Qual deve ser a atitude a tomar pelo árbitro se a bola bater no poste e não entrar na baliza, sem sair do terreno?
R : O árbitro deve ordenar a marcação de um pontapé livre indirecto e advertir o jogador.

6 – Um colega do execuntante de uma grande penalidade, colocado fora da área de grande penalidade, junto a uma das linhas dessa área, perpendiculares á linha de baliza, avança para a frente da linha da bola antes desta ser chutada. O árbitro verifica o movimento do jogador, mas, mesmo assim, permite que o pontapé seja executado. A bola foi defendida para canto pelo guarda-redes. Como deve proceder o árbitro?
R : O árbitro deve interromper o jogo e punir a equipa do jogador com um pontapé livre indirecto no local da infracção.

7 – Vai ser executado um pontapé de canto. Podem os defensores adiantar-se á marca optativa que pode ser traçada fora do terreno de jogo, a 9.15 metros do quarto circulo de canto perpendicular á linha de baliza?
R : Não. Todos os jogadores da equipa defensora deverão manter-se pelo menos a 9.15 metros do quarto de circulo até que a bola entre em jogo.

8 – Um avançado impede claramente o guarda-redes de soltar a bola das mãos. O árbitro interrompeu o jogo, advertiu o infractor e recomeçou o jogo com um pontapé livre indirecto a favor da equipa do guarda-redes. Acha correcta a decisão?
R : Sim, se o avançado infrigiu com persistência as leis de jogo.

9 – O árbitro verificou que um jogador se encontrava lesionado. Depois de lhe perguntar se necessitava de assistência, apenas mandou entrar a equipa médica mas os maqueiros entraram de imediato. Houve alguma incorrecção nesta situação?
R : Sim. Os maqueiros apenas entrarão ao sinal do árbitro.

10 – Pode o guarda-redes trocar de lugar com o seu colega de equipa durante a marcação de grandes penalidades para achar um vençedor?
R : Sim. Qualquer jogador habilitado pode trocar de lugar com o guarda-redes durante a execução dos pontapés.

Nota: Correcção não oficial

0 comentários: