quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Entrevista a Natálio Silva

O ArbitragemAlgarvia tem o prazer de publicar esta entrevista de excelente nível. Por isto convidámos para uma breve entrevista o observador da Associação de Futebol do Algarve Natálio Silva, que pertence ao quadro da Liga e membro da comissão de apoio técnico da AFA.

AA: Quem é senhor Natálio Silva que está ligado à arbitragem há vários anos. Retroceda um pouco no tempo e faça-nos um breve resumo desde a sua entrada neste mundo até aos dias de hoje.
NS: Muito simples, tenho 52 anos, entrei na arbitragem com 18, por isso já há 34 anos que tenho o vicio. Nunca passei dos regionais embora me considerassem bom arbitro, no entanto fisicamente sempre fui um desastre, motivo principal porque não atingi outros patamares, embora não me orgulhe desse passado também não me envergonho dele. Sempre me entreguei á arbitragem com paixão e dedicação.

AA: Foi promovido á alguns anos atrás aos campeonatos profissionais como Observador de Futebol de 11. O que lhe falta conquistar ainda?
NS: Não me falta conquistar nada, nem ando na arbitragem para conquistas. Vou para a minha oitava época na Liga Profissional, com boas classificações e com dois primeiros lugares na FPF motivo de orgulho, obviamente. O meu objectivo é continuar na Liga, com cuja filosofia me identifico.

AA: Qual a sua opinião acerca da arbitragem distrital? Está de boa saúde?
NS: Não diria que esteja em coma, mas de boa saúde também não está. Temos um quadro de elite de boa qualidade, mas que não vai durar sempre. Não vejo no curto prazo elementos do nível destes que os possam substituir, digamos que há crise de valores que nos deve conduzir a uma profunda reflexão.

AA: Voçe que pertence ao quadro da comissão de apoio técnico da AFA, quais são os vossos objectivos todas as épocas?
NS: Trabalhar no sentido de ajudarmos os árbitros a serem melhores a todos os níveis, ou seja técnico, físico e psicológico. È dever da CAT também através das observações que fazem aos árbitros apontarem os aspectos positivos e os pontos a melhorar, de modo que os mesmos possam evoluir através duma critica pedagógica. Em ultima instância os objectivos da CAT são sempre também contribuir para que a arbitragem algarvia progrida e consiga a integração de muitos mais árbitros nos nacionais ( temos poucos, queremos muito mais)

AA: O que espera esta época das arbitragens nos nossos árbitros nos campeonatos distritais?
NS: No campeonato de seniores 1ª Div. espero boas arbitragens na senda do que tem vindo a acontecer atendendo á qualidade do quadro de elite. Nos demais campeonatos penso que o nível irá ser bem inferior. Tem-se apostado no recrutamento de novos árbitros, com a realização de vários cursos, mas em relação á retenção pouco se faz, dos muitos que fazem o curso só uma minoria acaba por ficar. Há que repensar todo este processo.

AA: Como vê a evolução da arbitragem Portuguesa no cenário nacional e internacional?
NS: A arbitragem dos escalões inferiores tem um projecto para ser aprovado há muito tempo e quando o for trará no meu entender melhorias a todos os níveis, com remodelações na formação, nomeações, quadros, observações, etc. O sistema actual está totalmente decadente. Ao nível de futebol profissional a arbitragem está bem entregue. O Vítor Pereira é um homem com grande prestigio nacional e internacional que merece o consenso dos vários quadrantes, a restante estrutura também está recheada de bons elementos, pelo que estão reunidas condições para o sucesso. Temos um quadro de árbitros de qualidade, capaz de contribuir para a valorização do futebol. A nível internacional a nossa arbitragem está bem cotada, prova disso as sucessivas nomeações para árbitros portugueses, inclusive com 2 árbitros no grupo de elite, um dos quais esteve presente no ultimo mundial, a que muito se deve o trabalho do V.P. e seus pares.

AA: Concorda com a introdução das novas tecnologias no futebol para evitar alguns erros dos árbitros?
NS: Talvez concorde naqueles casos em que a bola ultrapassa a linha de golo, nas restantes situações acho que o futebol perderia a sua essência, afinal de contas certas situações de erros tornam o futebol mais apaixonante. Tudo muito certinho depois do que é que o povo falava? ;)

AA: Que mensagem gostaria de deixar a todos os que passam pelo blogue?
NS: Que o utilizem duma maneira positiva, colaborando, dando sugestões, participando nos fóruns, visitando-o diariamente porque está sempre com noticias actualizadas e tem uma mais valia técnica, com perguntas e respostas sobre as leis de jogo.

ArbitragemAlgarvia deseja-lhe toda a sorte do mundo e que consiga atingir os seus objectivos pessoais e desportivos.

Obrigado

Adm

0 comentários: