quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Futebol - Vamos Estudar nº4

1 – De acordo com as linhas orientadoras para Árbitros é proibida qualquer tipo de publicidade comercial, real ou virtual, no terreno de jogo. Como não há regra sem excepção, indique dois momentos em que ela é permitida.
R: A publicidade comercial é permitida:
• Até ao momento em que as equipas entram em terreno de jogo;
• No intervalo quando saiam do terreno de jogo até ao seu regresso.

2 – Um jogador entrou em tacle por trás sobre um adversário, usando uma força excessiva. Diga:
• Como se designa a falta técnica praticada;
• Como se designa a incorrecção disciplinar cometida;
• Qual a sanção a aplicar ao jogador que a pratica;
• Qual a sanção a aplicar à equipa a que ele pertence.
R: As referidas faltas têm a seguinte designação:
Falta técnica praticada – entrar em tacle contra um adversário
Incorrecção disciplinar cometida – tornar-se culpado por uma falta grosseira
Sanção a aplicar ao jogador – expulsão (cartão vermelho)
Sanção a aplicar à equipa – pontapé livre directo ou grande penalidade.

3 – Aquando da aplicação da lei da vantagem o árbitro deve ter em atenção, determinadas situações para decidir se deve ou não aplicá-la. Indique as quatro situações previstas no livro das Leis do Jogo que o árbitro deve ter em atenção.
R: O árbitro deve ter em atenção o seguinte:
• A gravidade da infracção: se a infracção indica uma expulsão, o árbitro deverá interromper o jogo e expulsar o jogador, a menos que exista uma subsequente clara oportunidade de marcar um golo.
• O local onde a falta foi cometida, quanto mais próximo da baliza adversária, mais a vantagem poderá ser proveitosa.
• A oportunidade imediata de um ataque perigoso contra a baliza adversária.
• O ambiente em que o jogo decorre.

4 – Durante o jogo uma segunda bola entra em terreno de jogo e tem interferência no jogo, pois foi pontapeada por um jogador, o árbitro interrompeu o jogo, providencia para que ela seja retirada do terreno de jogo e recomeçou o jogo com um lançamento de bola ao solo no local onde a bola interferiu o jogo. Foi correcta ou incorrecta a decisão do árbitro?
R: A decisão do árbitro foi incorrecta, pois o lançamento da bola ao solo teria de ser feito no local onde a bola do jogo se encontrava quando o encontro foi interrompido, salvo se a mesma se encontrava dentro da área de baliza em que a bola ao solo teria que ser efectuada teria que ser efectuada em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza no ponto mais perto do local onde a mesma se encontrava.

5 – Num pontapé de grande penalidade, a bola bate na barra e rebenta, ressaltando nas costas do guarda-redes (que se tinha adiantado ligeiramente) e entra na baliza. Como deve proceder o árbitro?
R: O árbitro não deve validar o golo, visto que a bola não entrou directamente na baliza. Nestas condições a bola deve ser substituída e o jogo recomeça com uma bola ao solo em cima da linha da área de baliza paralela à linha de baliza no ponto mis próximo do local onde a bola rebentou.

6 – Existem três situações que devem ser observadas, segundo a lei 13, quando da execução de um pontapé livre fora da área de grande penalidade, diga quais são.
R: • Todos os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se a pelo menos 9,15 metros da bola até que esta seja chutada.
• A bola entra em jogo logo que seja tocada e se mova.
• O pontapé livre tem que ser feito no local onde a falta foi cometida.

7 – Lançamento lateral para a equipa A. Um adversário vai colocar-se sobre a linha lateral, embora à distância de 2 metros, com intenção de “enervar” o adversário. Que deve fazer o árbitro?
R: O árbitro deve mandar executar o lançamento lateral, o jogador encontra-se à distância legal.

8 – A equipa visitante não está presente à hora de começar o jogo. Como deverá proceder o árbitro no caso de não lhe ser comunicada qualquer razão desse atraso?
R: Quando uma equipa falta sem justificação, o árbitro deve limitar-se a relatar os factos no relatório de jogo. Entretanto deverá aguardar pelo menos 30 minutos e identificar os jogadores da equipa presente.
Obs: Nas provas da F.P.F, deverá aguardar até 30 minutos.

9 – Por não possuir o equipamento em condições, um jogador foi mandado sair do campo pelo árbitro. Posteriormente regressou ao terreno de jogo sem autorização. O árbitro interrompeu imediatamente o jogo. Entende que ele procedeu bem ou mal? Porquê?
R: O árbitro procedeu mal porque devia interromper o jogo, mas não imediatamente se o jogador não tivesse interferido no jogo, ou se houvesse lugar à aplicação da lei da vantagem.

10 – O jogo está interrompido devido a um jogador se ter magoado. Um outro jogador aproveita a interrupção para trocar de botas no terreno de jogo. Poderá o árbitro permitir esta situação? Porquê?
R: Sim, o jogador pode trocar de botas dentro do terreno de jogo, desde que as mesmas tenham sido vistoriadas pelo árbitro ou pelo assistente ou 4º árbitro se existir.

Nota: Correcção não oficial

0 comentários: