segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Opinião - Motivação de um árbitro


Embora muitos árbitros comecem com muita vontade e motivação, torna-se difícil manter tal nível de motivação à medida que os jogos vão sucedendo ao longo das suas carreiras. “Eu penso que todos os árbitros, de vez em quando, pensem em desistir”.

Os árbitros normalmente recebem poucas recompensas financeiras e é pouco habitual receberem prémios ou reforço positivo por parte dos jogadores, treinadores, público ou dos meios de comunicação social. Além disso, cada vez que entram em campo, ainda têm de actuar ao seu melhor nível. Portanto, o árbitro deverá estar ciente da elevada probabilidade de saturação da sua actividade.

Neste sentido, enquanto árbitro, precisa de ter um elevado auto conceito e um alto nível de motivação para suplantar a falta de prémios e a grande quantidade de críticas que recebe. Não se pode estar excessivamente preocupado acerca de como as outras pessoas vêem ou avaliam a sua prestação. Em vez disso, deve focar as suas próprias percepções relativamente à sua prestação e ao seu progresso.

À medida que melhora e avança em direcção a objectivos significativos, as probabilidades de manter um alto nível de motivação são muito elevadas. Na verdade, o estabelecimento de objectivos tem um papel decisivo na sua motivação e empenhamento para arbitrar. Continuem a ter a motivação para atingir os vossos objectivos...

Cristiano Pires

0 comentários: