terça-feira, 19 de outubro de 2010

Arbitragem Algarvia atravessa dias difíceis


A Arbitragem Algarvia atravessa dias muito difíceis, pois o quadro de árbitros de que o Conselho de Arbitragem dispõe é muito reduzido para responder ás necessidades do mesmo. O CA da Associação de Futebol do Algarve está com dificuldades para ter árbitros suficientes para os campeonatos que ainda agora tiveram inicio, apenas iniciaram os campeonatos de seniores e juniores, como será depois de todos os campeonatos se terem iniciado? Visto esta situação actual da arbitragem algarvia contactamos o Presidente do CA, Sr. Antonio Coelho Matos, este disse-nos "O cenário da Arbitragem do Algarve vem desde há algum tempo e mais com a enovação fiscal, ficando mais pobre e por outro lado, perdendo elementos que atingem a idade regulamentar ou ainda pelo reconhecimento da falta de gosto pelo modalidade. Existe ainda o factor jovem, que é muito necessário apoiar, o que passa muito pelos árbitros. Só com bastante conhecimento dar-se uma mão de ajuda para actuações conjuntas".

Outro obstáculo que o CA tem é sem duvida as saídas dos nossos árbitros que pertencem aos quadros nacionais da Federação Portuguesa de Futebol para os jogos dos campeonatos nacionais.
O CA da AFA todas as semanas luta contra esta situação que se tem vindo a agravar nos últimos tempos, os árbitros dos quadros regionais tentam ajudar o CA mas não está nas mãos deles resolver este difícil problema porque estes também têm, todas as semanas, dificuldades em constituir a equipa de arbitragem para os jogos que são nomeados. Com esta situação, o Presidente do CA mostrou-se indignado com o CA da Federação Portuguesa de Futebol, por este fazer nomeações á ultima da hora para os campeonatos nacionais, nomeando assim árbitros algarvios que estam nomeados para jogos regionais. Esta situação causou-lhe problemas, na semana passada teve de alterar várias equipas de arbitragem por este motivo. António Matos frisou "Já falei várias vezes em reuniões com o CA da FPF para que estas situações não aconteçam e não prejudiquem o meu trabalho e o dos outros conselhos de arbitragem, mas o que digo não é considerado. Eles só se preocupam com os problemas deles."

Aproveitamos esta oportunidade para perguntar ao Sr. António Matos como vê este inicio de campeonato, o mesmo respondeu dizendo: "O inicio de qualquer campeonato causa sempre uma situação de incógnita, por enquanto os clubes têm como prioridade estudar valores entre si, para saberem até onde podem ir, em conformidade com as ilações retiradas e os recursos, quer de plantel quer de finanças para eventuais contratações futuras".

Para finalizar perguntamos o Sr. Presidente o que espera da arbitragem algarvia esta época, este disse: " Não podemos pensar numa derrota quando pretendemos uma vitória, e se conseguirmos responder a todos os campeonatos associativos com qualidade, porque os clubes merecem essa mesma qualidade, pensamos que já estamos a cumprir com uma prestação que nos honra, a nós e aos filiados. Também pretendemos, com os indispensáveis apoios normais levar a efeito um Curso de Árbitros, visando a juventude como solução futura do factor idade dos nossos árbitros e, mais que tudo, proporcionar condições ao novo elenco que dirigirá este histórico e honroso Conselho."

O Presidente António Coelho Matos deixa aqui um "alerta" que poderá ser o seu ultimo mandato á frente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve. Se isto vier mesmo a acontecer a Arbitragem Algarvia irá ter uma grande perda. Será que o nosso futebol irá deixar abandonar este grandioso senhor?

0 comentários: