terça-feira, 15 de março de 2011

Fernando Macedo é o Árbitro da Semana

O Árbitro desta semana é Fernando Jorge de Macedo Ferreira , nasceu a 03 de Setembro de 1970 , tem 40 anos, é natural de Merelim S.Pedro (Braga) e a nivel profissional é Oficial de Justiça (Escrivão de Direito).

Quando inicias-te a actividade e qual o teu percurso?
Iniciei a minha carreira de árbitro em 1994 na A.F.Braga. Representei 3 Associações até à data Braga, Algarve e Madeira. Atualmente faço parte da equipa do amigo Sérgio Piscarreta o que é motivo de orgulho para mim tendo em conta as suas qualidades como árbitro e principalmente como homem.

O que te levou a ser árbitro?
O facto principal foi eu adorar o jogo futebol e querer continuar ligado ao desporto que praticava como atleta federado desde a época 84/85.

O que esperas ainda da arbitragem para o teu futuro?
Espero ainda com a minha experiência e forma muito própia de ver este fenómeno dar muito à arbitragem sem nunca esquecer de que estamos sempre a aprender. Ajudar os mais jovens a poder alcançar patamares mais altos e compatíveis com a sua qualidade e competência nunca esquecendo os valores como o trabalho, o respeito e a honestidade. Pessoalmente diria que esta é uma época muito exigente. De facto não tenho um objectivo mas sim quatro uma vez que tudo farei para ajudar os meus colegas a alcançar patamares mais altos nas suas carreiras.

Como vês a evolução da arbitragem Algarvia e o que alteravas para a melhorar se for esse o caso?
Continuo a defender que para haver evolução sustentada e possibilidade de augurar um futuro risonho é necessário acarinhar os mais jovens e principalmente quem inicia a actividade que deve ser acompanhados e apoiados. Não basta criar excelentes condições para o chamado grupo de elite e esquecer a base que é no fundo a base de sustentação futura da arbitragem algarvia e nacional.

Como vês a evolução da arbitragem Portuguesa no cenário nacional e internacional?
A melhoria qualitativa dos árbitros fruto de melhores condições de formação e trabalho nos escalões superiores permitiram na minha opinião na maioria melhores prestações quer a nível nacional quer internacional.
Rui Teixeira; Sérgio Picarreta; Fernando Macedo


Até hoje qual foi o acontecimento que mais marcou a tua carreira?
A minha vida profissional não ajudou mas fiquei com a sensação de que poderia ter chegado a outros patamares como árbitro não me tendo sido dada a oportunidade que merecia. Exemplos a época 97/98 e 99/00. Os acontecimentos positivos são tantos que seria impossível enumera-los.


É fácil conciliar-se a vida de árbitro com a vida familiar?
Um árbitro que queira ter uma carreira longa tem que ter a compreensão e o apoio da sua família.


Que mensagem gostarias de deixar a todos os que passam pelo blogue?
Em primeiro lugar agradecer o convite da entrevista e saudar o blogue e os seus criadores por que este é um meio muito importante para a evolução da arbitragem. Aos jovens uma palavra de incentivo: não desistam na primeira contrariedade. A arbitragem é uma actividade aliciante. Para mim transformou-se em missão que exerço com prazer e orgulho desde 1994.

O "ArbitragemAlgarvia" agradece ao Fernando a disponibilidade para esta entrevista e deseja-lhe a continuação de uma excelente época.

1 comentários:

Esse Sr. Macedo é um árbitro de categoria internacional !