quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Rúbrica Semanal Nº4

P- Em que posição se deve colocar o árbitro, por ocasião de um pontapé-livre executado no corredor direito, do lado da diagonal do árbitro assistente?
R- Deve colocar-se na “zona do árbitro”, fora da área de grande penalidade.

P- Que sinalética deve utilizar um árbitro assistente quando o árbitro assinalar uma falta perto da linha limite da área de grande penalidade para informar que a falta foi cometida fora daquela área?
R- Deve ficar parado no enfiamento da linha da área de grande penalidade.

P- Um jogador carrega um adversário. Poderá essa atitude levar apenas à punição técnica da sua equipa, sem qualquer medida disciplinar ser tomada contra o jogador infractor? Como?
R- Pode, desde que a carga seja praticada apenas por negligência.

P- Cite três das dez faltas graves da Lei 12 que apenas devem ser punidas quando praticadas intencional ou voluntariamente.
R- As três faltas são:
• Agarrar um adversário
• Cuspir sobre um adversário
• Tocar deliberadamente a bola com as mãos (excepto o guarda-redes dentro da sua própria área de grande penalidade.


P- Um jogador entra em tacle sobre um adversário que conduz a bola. Devido à relva estar molhada, ao deslizar, desvia a bola pela linha lateral, atingindo ao de leve e sem perigo, os pés do adversário, mas o suficiente para este cair. O árbitro ordenou um lançamento da linha lateral. Concorda com a sua decisão? Justifique.
R- Não. O árbitro devia punir a equipa desse jogador com um pontapé-livre directo no local em que o jogador, entrando em tacle contra o adversário, o atingiu nos pés, embora ao de leve e sem perigo. Se, eventualmente a bola já tivesse saído do terreno no momento do contacto, então a decisão do árbitro estaria correcta.

P- Deliberadamente um jogador introduz a bola com a mão na baliza adversária. Que punições deverá o árbitro aplicar?
R- O árbitro deve advertir o jogador por comportamento antidesportivo e recomeçar o jogo com um pontapé-livre directo contra a sua equipa no local em que jogou a bola com as mãos, de acordo com a Lei 13 – Local dos pontapés-livres.

P- Nos pontapés-livres a executar dentro da área de baliza, favoráveis à equipa que defende, em que local deve ser colocada a bola para a sua execução?
R- A bola deve ser colocada em qualquer ponto da área de baliza.

P- O árbitro manda repetir um pontapé de grande penalidade porque o guarda redes se adiantou para a frente da sua linha de baliza antes da bola partir. Pode ser outro jogador a executar o pontapé de grande penalidade?
R- Sim. Qualquer outro jogador dessa equipa pode efectuar o referido pontapé.

P- Quando o árbitro assistente vê uma agressão que ocorre fora do campo de visão do árbitro, deve dar-lhe a indicação com a bandeira demonstrando a toda a gente que foi ele que viu, ou, deve fazer um sinal “bip” de forma discreta até que este se aperceba para poder actuar?
R- Deve dar-lhe a indicação levantando a bandeira, porque um dos deveres dos assistentes é assinalar quando algum acto condenável ou qualquer outro
incidente aconteça fora do campo de visão do árbitro.

P- Um jogador, com a bola em jogo, perde uma caneleira. O árbitro diz-lhe para a colocar, quando, pouco depois o jogo é interrompido, o jogador continua sem a caneleira. O que deve então fazer o árbitro?
R- O árbitro deve mandá-lo sair do terreno de jogo para corrigir o seu equipamento, só podendo regressar, depois do equipamento corrigido, durante uma paragem de jogo, devidamente autorizado pelo árbitro, após
verificação de que o equipamento está em ordem.

0 comentários: