sábado, 26 de junho de 2010

Futsal: Entrevista a Ivo Luz



O arbitragemalgarvia foi conhecer melhor o novo árbitro da FPF da Associação de Futebol do Algarve, Ivo Luz. Desde já o arbitragemalgarvia fica agradecido pela tua colaboração.

Ivo Daniel Ramos da Luz, nascido a 13 de Janeiro de 1979 (31Anos), na sua vida profissional exerce a profissão de Designer Gráfico. O nosso convidado é dono do apito desde 2007.



Quando inicias-te a actividade e qual o teu percurso?
Iniciei a actividade em 2007 quando frequentei o curso de árbitro de futsal, na altura desempenhava a função de treinador da modalidade. O gosto pela mesma e a vontade de obter mais conhecimentos fez com que frequenta-se o curso. Comecei a arbitrar jogos de torneios mais por “carolice” sem nunca pensar em seguir a carreira de árbitro. Em 2008 surgiu a possibilidade de arbitrar os jogos do distrital da Associação de Futebol e como as críticas foram favoráveis decidi apostar na carreira de árbitro. Com o apoio dos meus colegas e do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol trabalhei e consegui alcançar este ano a promoção à 3.ª Categoria Nacional.

Como te sentes agora depois da tua promoção a 3ªCategoria?
Sinto que a responsabilidade agora é maior uma vez que não arbitro só os jogos do distrital, como também represento a Associação de Futebol do Algarve a nível nacional. Isso implica um trabalho constante quer a nível físico quer a nível de conhecimentos sobre as leis do jogo.

Agora nos Quadros Nacionais o que esperas ainda da arbitragem para o teu futuro?
Uma vez que se “abriu esta porta” pretendo estar à altura. Como sou uma pessoa que gosta de definir metas e ultrapassá-las vou tentar dar o meu melhor para se possível continuar a progredir na carreira de árbitro.

Como vês a evolução da arbitragem Algarvia e o que alteravas para a melhorar se for esse o caso?
Considero que o futsal é uma modalidade que está a ganhar relevo e isso levou a que fosse necessário formar mais árbitros. Com a abertura do curso de árbitro também aos mais jovens, permitiu um acréscimo significativo de árbitros e apesar de nem todos seguirem a carreira, já são muitos os que optam por fazê-lo. Apesar do Conselho de Arbitragem ao longo da época ministrar algumas acções de formação nem todos os árbitros as frequentam. Por isso se eu pudesse alterar algo de forma a melhorar a Arbitragem Algarvia exigia que fosse obrigatória a presença nessas formações para poderem continuar a arbitrar.

Como vês a evolução do futsal no nosso País?
Os clubes apostaram no futsal porque as escolas e as câmaras criaram condições a nível de infra-estruturas que permitem o desenvolvimento da modalidade, também os custos inerentes são inferiores aos do futebol. Assim desde muito cedo as crianças têm contacto com o futsal e actualmente pelo que vejo a nível distrital, considero que é uma aposta ganha pelos clubes uma vez que já existem escolas de formação e já muitos têm todos os escalões de formação. Também considero relevante e de extrema importância a existência de um número considerável de equipas femininas que disputam os campeonatos distritais, coisa que não existe no futebol.
Para além disso a transmissão dos jogos de futsal em canal aberto permitiu que a modalidade ganha-se novos adeptos. Também a realização do Europeu e da fase final da UEFA Futsal Cup em Portugal desenvolveu nos adeptos dos grandes clubes um apoio a esta modalidade.

Que mensagem gostarias de deixar a todos os que passam pelo blogue?
Que vejam futsal, é um jogo rápido de muita emoção, extremamente desgastante que exige um alto nível de concentração por parte de todos os intervenientes e que até ao último segundo tudo pode mudar.

"Desde já agradeço a oportunidade de puder ser parte activa do blogue, e contem comigo sempre que precisarem", frisou Ivo.

O arbitragemalgarvia desde já deseja-te toda a sorte do mundo para esta tua nova etapa na carreira.

0 comentários: