quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Futsal - Vamos Estudar nº5

1- Na sequência de um pontapé de canto, a bola é detida por um elemento estranho, dentro da superfície de jogo, sem que antes, para além do executante, qualquer outro jogador lhe tenha tocado. Que decisão deverá tomar o árbitro?
R : O árbitro deve interromper o jogo. Mandar retirar o elemento estranho e recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo no local do contacto da bola com o elemento estranho, (salvo as circunstancias da lei 8).

2– Um jogador troca de posição com o seu guarda-redes sem darem conhecimento aos árbitros. Como devem proceder os árbitros quando se aperceberem desse facto?
R : Deverão deixar prosseguir o jogo e, logo que a bola deixe de estar em jogo, deverão advertir ambos os jogadores por comportamento anti-desportivo.

3– Um jogador fora da sua área de grande penalidade passa a bola ao seu guarda-redes que a apanha com as mãos. O árbitro interrompe o jogo, adverte o jogador e pune a sua equipa com um pontapé-livre indirecto. Justifique o que aconteceu, para esta atitude do árbitro?
R : O jogador teve um comportamento antidesportivo, contornando as leis, a fim de passar a bola ao seu guarda-redes.

4– Em que circunstâncias podem os árbitros aplicar a lei da vantagem quando a regra dos 4 segundos for infringida?
R : Os árbitros podem aplicar a lei da vantagem apenas se a infracção for cometida pelo guarda-redes quando tem a bola na sua metade da superfície de jogo.

5– Um jogador executa um pontapé livre de forma rápida. Um adversário que se encontra junto da bola impede-o de forma deliberada de realizar o pontapé com rapidez. Como proceder?
R : O jogador em causa deverá ser advertido por retardar o recomeço de jogo.

6– Aquando da execução de um pontapé-livre podem os jogadores da equipa beneficiada, usar fintas ou simulações para confundir os adversários?
R : Sim é permitido, no entanto não podem infringir a regra dos 4 segundos. Se algum adversário se aproximar da bola a menos de cinco metros, deverá ser advertido por não respeitar a distância regulamentar. A contagem dos 4 segundos, deve ser interrompida e recomeçada quando a situação voltar ao normal.

7– Um jogador enverga uma camisola do equipamento sem manga curta. Para além dessa camisola usa outra interior de manga comprida. O árbitro autorizou o uso simultâneo dessas duas camisolas. Porquê?
R : Conforme determina a lei 4, o árbitro não deveria ter autorizado o uso de camisolas sem mandas.

8– Um guarda-redes controla a bola com as mãos dentro da área de grande penalidade e passa-a a um colega de equipa que também se encontra na área de grande penalidade. Este jogador falha o pontapé e chuta a bola na direcção da sua baliza. O guarda-redes toca a bola com as mãos mas não consegue evitar que esta entre na baliza. Como devem agir os árbitros?
R : Devem validar o golo.

9– Qual a largura de todas as linhas de marcação da superfície de jogo?
R : Todas as linhas de marcação deverão ter 8cm de largura.

10– Dois jogadores da mesma equipa tornam-se culpados de comportamento antidesportivo ou de conduta violenta, um contra o outro dentro da superfície de jogo. Como devem os árbitros agir?
R : Se o jogo estiver a decorrer, devem interromper o jogo, adverti-los ou expulsá-los, conforme a infracção cometida e recomeçar o jogo com um pontapé-livre indirecto a beneficiar a equipa adversária no local onde a infracção foi cometida, salvo as circunstâncias particulares da lei 8.

Nota: Correcção não oficial

0 comentários: