quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Futebol- Vamos Estudar nº11

1- As redes das balizas são obrigatórias?
R: Não. Mas recomenda-se sempre que possível e podem ser obrigatórias se o regulamento da com,petição assim o estipula. Em Portugal são obrigatórias.

2- Podem ser colocadas bolas suplementares em redor do terreno de jogo para uso durante o jogo?
R: Podem ser colocadas bolas suplementares em redor do terreno de jogo para serem utilizadas no decorrer do mesmo, desde que satisfaçam as exigências estipuladas na Lei2 e que a sua utilização seja controlada pelo árbitro.

3- Quando é que um suplente se torna jogador efectivo?
R: No momento em que entra no terreno de jogo, desde que o processo de substituição tenha sido respeitado.

4- Esta o árbitro autorizado a interromper o jogo se na sua opinião a intensidade da iluminação artificial for insuficiente?
R: Sim. O árbitro tem poderes discricionários para decidir se sim ou não a luz artificial é insuficiente.

5- A bola bateu no árbitro assistente e o jogo prosseguiu sem que fosse interrompido. Acha correcta a decisão da equipa de arbitragem?
R: Sim, se o contacto com o árbitro assistente deu-se dentro do terreno de jogo.

6- O executante de um pontapé de saída joga a bola e esta percorre toda a linha de meio campo sem tocar em ninguém e sai pala linha lateral. Como deve proceder o árbitro?
R: O árbitro deve mandar repetir o pontapé de saída, visto que a bola não entrou em jogo, ou seja não foi pontapeada para a frente.

7- Quais são as reposições de bola em jogo em que se pode obter golo directamente na baliza adversária?
R: Pode-se obter golo directamente na baliza adversária no pontapé de saída, pontapé-livre directo, pontapé de grande penalidade, pontapé de canto e pontapé de baliza.

8- Um jogador entra no terreno de jogo sem autorização do árbitro e toca deliberadamente a bola com aos mãos. Como deve agir o árbitro?
R: O árbitro deverá interromper o jogo, advertir o jogador por este ter entrado no terreno de jogo sem sua autorização. O jogo deve recomeçar com um pontapé livre-directo ou pontapé de grande penalidade a o punir a falta mais grave. Se na opinião do árbitro o jogador é também culpado de um comportamento anti-desportivo, por jogar a bola deliberadamente a bola com as mãos, é então expulso por receber uma segunda advertência. O jogador deverá ser expulso se evitou um golo ou uma claro ocasião de golo.

9- Um jogador pode fazer obstrução, pode ser carregado pelas costas?
R: Sim, nas omoplatas.

10- Pode ser executado um pontapé livre indirecto sobre a linha de baliza, entre os postes?
R: Sim. Quando o livre é a favor da equipa defensora.

0 comentários: