quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Nuno Guerreiro é o Árbitro da Semana

Nuno Miguel Sotero Pinto Guerreiro, nasceu a 13 de Outubro de 1982, em Faro. Tem 28 anos e a sua profissão é Senior Account Manager – Turismo.

Quando inicias-te a actividade e qual o teu percurso?
Iniciei o meu percurso na época 2002/03 como árbitro estagiário em F11. Posteriormente iniciei-me no futsal, à subida posterior apara 2ª, 1ª B e finalmente 1ªA no F11. Tive por 2 vezes oportunidade de disputar patamares superiores através da realização de provas como Arbitro e Arbitro Assistente nos campeonatos nacionais, mas nunca fui feliz na mesma. Mais importante é que estou cá para fazer mais e melhor, mas principalmente para ajudar os meus colegas.

O que te levou a ser árbitro?
Tinha conhecimento da actividade através do meu pai, que também foi arbitro. No entanto foi através de um amigo do meu irmão, que já desistiu deste desafio, que fui “puxado” a fazer testes e a partir desse momento foi algo que deu uma volta 180º à minha vida mas nunca me arrependi e faria tudo novamente.

O que esperas ainda da arbitragem para o teu futuro?
Entrei com o objectivo de me integrar, esse patamar já ultrapassei há algum tempo. Tenho como todos os colegas objectivos definidos. Dedicação é a palavra “chave” é algo que tem de ser avaliado para cada um de nós, e sabermos o que queremos investir para posteriormente obter o retorno desse esforço.


Como vês a evolução da arbitragem Algarvia e o que alteravas para a melhorar se for esse o caso?
Comparando com há alguns anos atrás, temos mais apoio e colaboração por parte de todos intervenientes neste processo, árbitros, observadores, e presidente do conselho de arbitragem. Temos mais formação, acompanhamento, avaliação presente e online, etc. O investimento de tempo traduz-se num quadro de árbitros da 1ª distrital do Algarve de grande nível. Existe muito mais a ser feito, no entanto tudo inicia por pequenos passos, existe quem possa fazer mais? Que se juntem a nós e trabalhem para dignificar esta actividade!
No entanto temos um problema sério, como cativar jovens para esta modalidade? Com o actual quadro fiscal é praticamente impossível conseguirmos isso. Quando deixar de existir árbitros em nº suficiente para realizar os jogos do quadro regional, talvez nesse momento se preste a atenção devida a este problema. Se só for nessa altura, já será muito tarde…

Como vês a evolução da arbitragem Portuguesa no cenário nacional e internacional?
A arbitragem nacional tem tido uma evolução muito positiva, fruto do investimento realizado pelos intervenientes e também por algumas tecnologias recentemente introduzidas que ajudam a comunicação e o “team work”.
A análise exaustiva efectuadas aos lances televisivos e especulações que dai advêm só irá gerar a curto prazo mais instabilidade e insatisfação por parte da classe da arbitragem.
A nível internacional temos chegado longe na modalidade F11, esperemos que a modalidade do Futsal a nível de arbitragem também possa atingir esse patamar. Temos competência para isso!

Até hoje qual foi o acontecimento que mais marcou a tua carreira?
Existem alguns acontecimentos que tem marcado a nível individual, como a possibilidade de atingir novas patamares e o facto de no final não ser feliz nesse desafio.
No entanto sem dúvida que a nível familiar esses eventos são muito mais marcantes, quer tenha sido por o meu pai ter sido arbitro da 3ª Div. nacional, mas também por ter o meu irmão mais novo com arbitro da 1ª Div Nacional de Futsal, facto que me assoberba de orgulho.

É fácil conciliar-se a vida de árbitro com a vida familiar?
Para quem me conhece sabe que é certamente para mim a parte mais complicada, o facto de conseguir conciliar a vida pessoal com profissional e finalmente a arbitragem. No final existe sempre uma parte que fica a perder, e de facto a gestão de tempo é crucial. O apoio da família, namorada, amigos é essencial para conciliarmos tudo.

Que mensagem gostarias de deixar a todos os que passam pelo blogue?
Gostaria de contar uma pequena historia…No final de 2008 iniciei um pequeno hobby que foi a criação do blog Arbitragem Algarvia, a publicação de notícias era feita muito pontualmente e num endereço diferente.
Mas foi a integração e participação do amigo e colega árbitro Cristiano Pires, que fez despoletar este blog. Sem dúvida é o seu fantástico esforço e dedicação que fazem este blog de arbitragem um dos melhores do País. Os meus PARABENS Cristiano !!!
Faço votos a todos que querem ter sucesso nesta actividade e na vida, que lutem e trabalhem por os vossos objectivos.

Abraço a todos Nuno Guerreiro

O "ArbitragemAlgarvia" agradece ao Nuno a disponibilidade para esta entrevista e deseja-lhe uma excelente época.

0 comentários: