1- Um jogador dentro da sua área de grande penalidade agride um adversário. O árbitro interrompe o jogo e verifica que o agressor era um jogador que já tinha sido expulso anteriormente. Que decisão deverá tomar?
R: Deve ordenar a saída do jogador que já tinha sido expulso e recomeçar o jogo de bola ao solo no local onde a mesma se encontrava no momento da interrupção. Deve mencionar o caso no relatório de jogo.
2- Um guarda-redes ao por a bola em jogo depois de uma defesa, lança a bola para fora da sua área de grande penalidade e para o chão para de seguida a pontapear, só que surgiu um atacante, e o guarda-redes recolheu de imediato a bola com as mãos. Como deverá proceder o árbitro nesta situação?
R: Deve punir apenas tecnicamente a equipa com um pontapé livre directo no local onde jogou a bola com as mãos fora da área de grande penalidade.
3- Durante uma substituição, um jogador substituído deixa a superfície de jogo sem passar pela sua zona de substituições. Como deve agir o árbitro?
R: Caso não haja lugar à aplicação da “lei da vantagem”, interrompe o jogo, adverte o jogador faltoso e manda-o sair da superfície de jogo. A sua equipa é punida com um pontapé-livre indirecto, a ser executado pela equipa adversária no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção do jogo, salvo o estipulado nas “circunstâncias particulares” da Lei 8.
4- Qual deverá ser o comportamento do 3º árbitro ao verificar que a bola do jogo ficou presa no tecto, tendo este uma bola em seu poder?
R: O 3º árbitro deverá aguardar que o árbitro lhe solicite a bola de reserva.
5 - Explique o que é um pontapé de saída e quais os tipos de pontapés de saída que existem.
R : O pontapé de saída é um processo de iniciar a partida ou reiniciar o jogo. Os tipos de pontapés de saída que existem são: no início do jogo; depois de ser marcado um golo; no começo da 2ª parte do jogo; no começo de cada uma das partes do prolongamento, se for caso disso.
6 - Durante uma substituição, um jogador substituído deixa a superfície de jogo sem passar pela sua zona de substituições. Como deve agir o árbitro?
R: Caso não haja lugar à aplicação da “lei da vantagem”, interrompe o jogo, adverte o jogador faltoso e manda-o sair da superfície de jogo. A sua equipa é punida com um pontapé-livre indirecto, a ser executado pela equipa adversária no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção do jogo, salvo o estipulado nas “circunstâncias particulares” da Lei 8.
7– Um jogador fora da sua área de grande penalidade passa a bola ao seu guarda-redes que a apanha com as mãos. O árbitro interrompe o jogo, adverte o jogador e pune a sua equipa com um pontapé-livre indirecto. Justifique o que aconteceu, para esta atitude do árbitro?
R : O jogador teve um comportamento antidesportivo, contornando as leis, a fim de passar a bola ao seu guarda-redes.
8– Aquando da execução de um pontapé-livre podem os jogadores da equipa beneficiada, usar fintas ou simulações para confundir os adversários?
R : Sim é permitido, no entanto não podem infringir a regra dos 4 segundos. Se algum adversário se aproximar da bola a menos de cinco metros, deverá ser advertido por não respeitar a distância regulamentar. A contagem dos 4 segundos, deve ser interrompida e recomeçada quando a situação voltar ao normal.
9 - Existe alguma distância máxima entre o local por onde a bola saiu da superfície de jogo e o local onde a bola é colocada sobre a linha lateral para a execução do pontapé?
R : Não. O pontapé de linha lateral terá que ser executado no local onde a bola saiu da superfície de jogo, ou ao nível do local onde a mesma bateu no tecto.
10 - Quando o jogador ia executar o pontapé de canto, um adversário colocou-se a 2 metros da bola. Como devia proceder o árbitro?
R : Se não houvesse lugar à aplicação da lei da vantagem, mandava repetir o pontapé de canto.
0 comentários:
Enviar um comentário