quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Futebol - Vamos Estudar nº13

1- A bola entrou na baliza. Qual deve ser a sinalética do árbitro assistente?
R: Se foi obtido um golo sem haver qualquer dúvida, o árbitro e o árbitro assistente devem estabelecer um contacto visual, e o árbitro assistente deverá correr ao longo da linha lateral uma distância de 25 a 30 metros na direcção da linha de meio campo, sem levantar a sua bandeirola. Se foi obtido um golo, mas a bola parece entretanto continuar em jogo, o árbitro assistente deverá primeiramente levantar a sua bandeirola para chamar a atenção do árbitro e depois seguir o procedimento habitual, correndo ao longo da linha lateral uma distância de 25 a 30 metros na direcção da linha de meio campo.

2- Um jogador que saiu do terreno para regularizar o seu equipamento, com o jogo a decorrer, reentra sem pedir autorização ao árbitro. Por tal motivo foi-lhe exibido o cartão amarelo, sem no entanto a sua equipa ter sido punida com o respectivo livre indirecto. O que terá acontecido para que esta decisão do árbitro tenha sido correcta?
R: Podem ter acontecido duas situações: ou o jogador reentrou no terreno quando o jogo estava interrompido, ou o árbitro aplicou a lei da vantagem e só advertiu o jogador na primeira interrupção de jogo.

3- Um dos jogadores suplentes entrou em campo sem autorização e começou a dirigir impropérios ao árbitro. Este interrompeu o jogo e exibiu-lhe o cartão vermelho, mas o jogador continuava vociferando, negando-se a sair apesar dos esforços do seu capitão de equipa. Perante esta situação o que deverá fazer o árbitro?
R: Deverá dirigir-se ao Delegado da equipa desse jogador para o fazer sair. Se esta tentativa sair frustrada, o árbitro terá de dar o encontro por terminado.

4- O árbitro, a pedido do jogador que se encontrava caido no solo, chamou o médico e o massagista para examinar a lesão que sofrera. Verificam que não tinha qualquer gravidade, pelo que o árbitro os mandou retirar imediatamente. Acha o procedimento do árbitro correcto, ou terá cometido alguma falha?

R : O procedimento do árbitro não foi correcto. O jogador lesionado deveria, também, sair do terreno de jogo juntamente com o médico e massagista.

5- Um avançado impede claramente o guarda-redes de soltar a bola das mãos. O árbitro interrompeu o jogo, advertiu o infractor e recomeçou o jogo com um pontapé livre indirecto a favor da equipa do guarda-redes. Acha correcta a decisão?
R : Sim, se o avançado infrigiu com persistência as leis de jogo.

6- Um suplente, com o jogo a decorrer, entra em campo e dá um pontapé no guarda-redes adversário. Como deve agir o árbitro?
R: O árbitro deve interromper o jogo, expulsar o suplente por conduta violenta e o jogo recomeça com pontapé livre indirecto, no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção (lei 13-local dos pontapés livres).

7- Aquando a marcação de um golo o árbitro advertiu um jogador por se manifestar de forma excessiva. Que procedimentos dos jogadores levam o árbitro a exibir cartões amarelos por este motivo?
R: Fazer gestos provocatórios ou de troça; trepar as redes de vedação; tirar a camisola por cima da cabeça ou cobrir a cabeça com a camisola; cobrir a cabeça ou a cara com uma máscara ou outro artigo semelhante.

8- Na marcação de um pontapé livre, o jogador executante pontapeia a bola intencionalmente contra um adversário, de forma negligente, para poder em seguida continuar a joga-la. Como deve proceder o árbitro?
R: O árbitro deve interromper o jogo e punir a sua equipa com um pontapé livre directo contra a equipa do jogador faltoso no local em que atingiu o adversário.

9- Por não possuir o equipamento em condições, um jogador foi mandado sair do campo pelo árbitro. Posteriormente regressou ao terreno de jogo sem autorização. O árbitro interrompeu imediatamente o jogo. Entende que ele procedeu bem ou mal? Porquê?
R: O árbitro procedeu mal porque devia interromper o jogo, mas não imediatamente se o jogador não tivesse interferido no jogo, ou se houvesse lugar à aplicação da lei da vantagem.

10- O jogo está interrompido devido a um jogador se ter magoado. Um outro jogador aproveita a interrupção para trocar de botas no terreno de jogo. Poderá o árbitro permitir esta situação? Porquê?
R: Sim, o jogador pode trocar de botas dentro do terreno de jogo, desde que as mesmas tenham sido vistoriadas pelo árbitro ou pelo assistente ou 4º árbitro se existir.

0 comentários: