quinta-feira, 10 de março de 2011

João Meira Costa é o Árbitro da Semana

O Árbitro desta semana é João Carlos Meira Costa , nasceu a 02 de Março de 1979, tem 32 anos, é natural de Évora e a nivel profissional é Técnico Superior de Turismo – Hotel Sales Manager.

Quando inicias-te a actividade e qual o teu percurso?
Comecei como árbitro estagiário no dia 12 de Fevereiro de 2005, entretanto passei a árbitro da 1ª Categoria Distrital – B em Setembro de 2008 pois em 2006 e 2007, por motivos profissionais, não exerci com regularidade. Devido ao limite de idade, embora tenha um grande prazer em actuar como 1º árbitro, tenho-me especializado mais como árbitro assistente, o que me dá também bastante prazer.

O que te levou a ser árbitro?
Uma conversa na cantina da Universidade do Algarve com o árbitro João Pedro Ferreira. A juntar a isso, o gosto pelo desporto pois practico de forma regular (e quase sempre Federado) desde os 6 anos de idade. Joguei 2 anos futebol quando era júnior e já aí admirava bastante o trabalho dos árbitros. Gosto de aprender com os outros, comunicar e cada jogo é um desafio que nos enche de satisfação, pois saímos do campo de consciencia tranquila e com espírito de missão cumprida. É também uma forma de contribuir para um espectáculo e, em alguns dos casos, ajudar na formação de jovens.

O que esperas ainda da arbitragem para o teu futuro?
Em todas as actividades em que me encontro envolvido, tenho sempre como objectivo de evoluir e fazer sempre melhor. Esta não foge à regra e quero passar a pertencer ao Quadro de Árbitros Assistentes do Nacional, daí a Assistente da Liga e até quem sabe a Árbitro Assistente Internacional. Tenho trabalhado bastante e são os objectivos que me mantêm motivado e concentrado. Agradeço a todos aqueles que me têm apoiado!

Como vês a evolução da arbitragem Algarvia e o que alteravas para a melhorar se for esse o caso?
Acho que a arbitragem algarvia tem tido uma evolução positiva, temos muito bons árbitros e um bom grupo de pessoas que os rodeiam. Eu tentaria dar mais acompanhamento aos jovens árbitros, pois o início de carreira é decisivo. Acho que antigos árbitros, árbitros mais experiente e árbitros do Nacional deviam ser chamados a colaborar mais vezes. A questão fiscal também nos tem causado alguma preocupação.

Como vês a evolução da arbitragem Portuguesa no cenário nacional e internacional?
É com bastante agrado que vejo árbitros portugueses no Mundial, Europeu, Liga dos Campeões, entre outras competições. Acho que a nível internacional a arbitragem portuguesa tem sido vista com bons olhos e cada vez mais respeitada. A nível nacional fala-se demais e muitas vezes de forma infundada, mas creio que também neste âmbito têm existido melhorias.

Até hoje qual foi o acontecimento que mais marcou a tua carreira?
Vários acontecimentos têm marcado a minha carreira. O primeiro jogo (mesmo sendo de jovens) é sempre aquele onde o coração bate mais forte. Depois, também o primeiro jogo como 1º árbitro em jogo de Séniores e como Assistente em jogos do campeonato nacional. Todos os jogos são diferentes e nos transmitem adrenalina. Espero que este seja apenas o início de um longo conjunto de experiencias únicas. A morte do amigo Fernando Mendes a todos nos marcou e onde quer que ele esteja, envio-lhe um abraço com saudade.

É fácil conciliar-se a vida de árbitro com a vida familiar?
Sim, não esquecendo também a actividade profissional – mas é uma questão de organização e prioridades. Temos que ter consciência dos nossos objectivos, necessidades, gostos e prioridades. Se tudo isto estiver bem claro, as opções/decisões surgem naturalmente. Quando se faz algo com gosto, não se perde muito tempo a pensar nas eventuais consequencias negativas que daí poderão advir. A partir do momento que recebo a nomeação para um jogo, a preocupação deve ser a preparação do mesmo.

Que mensagem gostarias de deixar a todos os que passam pelo blogue?
Aos árbitros, que se dediquem a esta actividade e o façam por prazer. Que se divirtam. Que exista respeito entre todos e, acima de tudo, verdade. Aos restantes, que encham os estádios e apoiem as suas equipas/jogadores favoritos com grande entusiasmo. Que apreciem o jogo. Aos administradores/colaboradores do Blog, agradecer o convite e deixar os meus parabéns pelo excelente trabalho que tem sido levado a cabo!

O "ArbitragemAlgarvia" agradece ao João a disponibilidade para esta entrevista e deseja-lhe a continuação de uma excelente época.

Deixamos aqui ainda a menssagem de que para todo este trabalho seja possivel realizar é necessário a colaboração de todos. Obrigado!!!

0 comentários: