Em baixo fazemos um breve resumo das características desta prova física.
O Yoyo Test é uma importante ferramenta que determina o nível da capacidade individual. A avaliação de atletas/árbitros dos desportos colectivos que exigem esforços intermitentes mostra-nos que quanto mais alto é o nível da competição melhores serão os resultados e o desempenho neste teste. É largamente utilizado por preparadores físicos de clubes profissionais e de categorias de base e é ainda uma das provas físicas dos árbitros dos quadros da UEFA. Foi inventado pelo fisiologista dinamarquês Jens Bangsbo.
O Yoyo Teste de Recuperação Intermitente tem um ritmo progressivo aumentado à medida de sinais sonoros. O protocolo é descrito e gravado num CD de teste ou arquivo mp3. Duas marcas são colocadas a uma distância de 20m entre elas e uma área de descanso medindo 5m é colocada no lado inicial. O atleta/árbitro deve deslocar-se de uma marca à outra numa velocidade que é determinada pelo ritmo do áudio. A velocidade é regularmente aumentada a cada estágio. O indivíduo deverá alcançar a marca antes do sinal sonoro. O teste deverá ocorrer até o atleta sentir-se incapacitado (fadiga) ou se o mesmo não alcançar duas marcas seguidas. O objetivo do teste é de que o avaliado realize o maior número possível de deslocamentos dentro do estímulo sonoro.
Existem duas versões deste teste. O nível 1 é para iniciantes e inicia a uma velocidade de 8 KM/h. Já o nível 2 é para indivíduos treinados, a velocidade inicial deste nível é de 11,5 Km/h.
As fórmulas utilizadas para estimar o VO2 máx (ml/min/kg) a partir do Yo-yo IR1 e IR2 são as seguintes:
Yo-Yo teste IR1: VO2max (ml / min / kg) = distância IR1 (m) x 0,0084 + 36,4
Yo-Yo IR2 teste: VO2max (ml / min / kg) = IR2 distância (m) x 0,0136 + 45,3
Veja aqui um vídeo de uma prova realizada na Liga Italiana.
Informações: Bruno Osório - Preparador Físico
Texto: NAFGUARDA
0 comentários:
Enviar um comentário