terça-feira, 14 de julho de 2009

Nuno Alvo está na 2ª Categoria Nacional

Um ano depois de ter subido do regional à 3ª Categoria Nacional, o árbitro algarvio Nuno Alvo registou nova promoção, agora à 2ª Categoria. “Por ser estreante a nível nacional, no meu horizonte estava a manutenção, porém, como a época me estava a correr bem, gradualmente as expectativas de puder subir foram aumentando”, explicou.

Em jovem foi o basquetebol, mais tarde veio o futebol e a arbitragem só começou a fazer parte da sua vida já Nuno Alvo tinha entrado na casa dos ‘vinte’. Pode parecer que começou tarde, todavia, arrepiou caminho, esforçou-se e viu premiado o seu trabalho com duas ascensões consecutivas. No Algarve, quem o conhece, sabe que reúne condições para chegar à Liga até porque os 30 anos que tem, em nada são impeditivos.

Olhando para trás, para a época que o conduziu para a 2ª Categoria Nacional, Nuno Alvo reparte o êxito com os seus auxiliares, Sérgio Piscarreta e Nuno Afonso. “Foram os principais pilares. O trabalho colectivo levou-me a esta posição. Estou grato ao Sérgio e ao Nuno, dois excelentes auxiliares e bons amigos”.

Quanto à nova temporada, promete ser igual a si próprio. “Trabalhar para me afirmar numa categoria mais exigente e competitiva pois estão aqui árbitros que já andaram nas Ligas. Primeiro a afirmação e depois se verá, até porque os quadros, a nível nacional, estão a ser reestruturados”.

Convidado a estabelecer um paralelo entre apitar no Regional e no Nacional, Nuno Alvo afirmou que “apitar no Nacional é mais simples”, justificando ainda que “o futebol praticado é mais fluído e a organização das equipas é muito diferente”.

Para os mais jovens, os que ainda permanecem no Regional mas têm a ambição de fazer carreira na arbitragem, Nuno Alvo deixa uma mensagem simples mas frontal. “A arbitragem algarvia está no bom caminho e tem bons valores. Que acreditem nas suas qualidades e no trabalho que realizarem. No final verão que o objectivo será equivalente ao trabalho e ao empenhamento que tiveram ao longo da época”.

IN: Algarve Desporto

0 comentários: