quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Futebol - Vamos Estudar nº3

1 – Em que circunstâncias deve o árbitro aguardar sessenta minutos para o início do jogo?
R: quando se verificar atraso de comparência de uma equipa em relação à hora marcada para o início do jogo, por factos que, não lhe sendo imputáveis, seja do conhecimento prévio do árbitro, se as condições atmosféricas e de visibilidade permitirem a realização do jogo.

2 – O jogador ao executar o lançamento lateral, vai faze-lo seis ou sete metros à frente do local por onde a bola tinha saído e atira-a a um adversário com a nítida intenção de o agredir. Como procedia?
R: Expulsava o executante do lançamento lateral por conduta violenta e recomeçava o jogo com lançamento lateral para a equipa adversária.

3 – Um suplente, com o jogo a decorrer, entra em campo e dá um pontapé no guarda-redes adversário. Como deve agir o árbitro?
R: O árbitro deve interromper o jogo, expulsar o suplente por conduta violenta e o jogo recomeça com pontapé livre indirecto, no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção (lei 13-local dos pontapés livres).

4 – Um jogador está colocado em linha com a barreira adversária. O guarda-redes está no seu posto. Diga se o referido jogador está ou não em posição fora-de-jogo e porque.
R: O jogador não se encontra em posição de fora-de-jogo porque está em linha com o penúltimo adversário.

5 – Um jogador está a fazer obstrução legal. Um adversário com o ombro carrega-o pelas costas, sem que a mesma tivesse sido efectuada por imprudência ou força excessiva. O árbitro interrompeu o jogo e puniu a equipa do jogador que efectuou a carga com um pontapé livre directo. Sabendo que a carga pelas costas é permitida quando o adversário está a fazer obstrução, o que terá motivado o árbitro a tomar aquela decisão?
R: A carga foi feita por negligência sobre a coluna vertebral.

6 – Um defesa de forma deliberada pontapeia a bola na direcção do seu guarda-redes. Este defende a mesma com uma palmada para canto. Que decidir?
R: Ordenar a marcação de um pontapé livre indirecto, no local da infracção.

7 – Aquando a marcação de um golo o árbitro advertiu um jogador por se manifestar de forma excessiva. Que procedimentos dos jogadores levam o árbitro a exibir cartões amarelos por este motivo?
R: Fazer gestos provocatórios ou de troça; trepar as redes de vedação; tirar a camisola por cima da cabeça ou cobrir a cabeça com a camisola; cobrir a cabeça ou a cara com uma máscara ou outro artigo semelhante.

8 – Existem três situações que segundo a lei 13 devem ser observadas, quando a execução de pontapés livres fora da área de grande penalidade. Quais são?
R: Todos os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se a pelo menos 9,15m da bola, até que esta entre em jogo; a bola entra em jogo logo que seja pontapeada e se mova; pontapé livre deve ser executado no local onde a falta foi cometida ou no local onde a bola se encontrava quando a infracção foi cometida, segundo o tipo de infracção.

9 – Na execução de um pontapé de canto um colega do executante foi colocar-se na frente do guarda-redes, sem se preocupar em jogar a bola. Quando a bola foi pontapeada na direcção da baliza, o árbitro, verificando a atitude daquele jogador, apitou, interrompendo a partida, e puniu a sua equipa com um pontapé livre. Se concorda com a decisão que tipo de livre tratava e que infracção foi cometida.
R: Concordo com o árbitro, que deverá assinalar um pontapé livre indirecto por impedir sem contacto a progressão do adversário (obstrução).

10 – Na marcação de um pontapé livre, o jogador executante pontapeia a bola intencionalmente contra um adversário, de forma negligente, para poder em seguida continuar a joga-la. Como deve proceder o árbitro?
R: O árbitro deve interromper o jogo e punir a sua equipa com um pontapé livre directo contra a equipa do jogador faltoso no local em que atingiu o adversário.

Nota: Correcção não oficial

0 comentários: