quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Futsal - Vamos Estudar nº3

1 – Grande penalidade. Os jogadores estão nos lugares correctos e a equipa de arbitragem está colocada de acordo com as instruções. A bola é chutada com força, vai ao poste, rebenta e entra assim na baliza. Como deverá proceder o árbitro neste caso?
R: O árbitro deve validar o golo.

2 – O árbitro adverte um jogador que prontamente pede desculpa pelo seu comportamento. Pode o árbitro omitir essa advertência no relatório?
R: Não. Todas as advertências devem constar no relatório.

3 – Os árbitros podem aplicar a lei da vantagem quando a regra dos quatro segundos for aplicada?
R: Podem aplicar a lei da vantagem apenas se a infracção for cometida pelo guarda-redes quando tem a bola na sua metade da superfície de jogo, e controlada com os pés ou com as mãos e depois a perder. Em todas as outras situações, esta acção não é considerada uma infracção e, consequentemente, a lei da vantagem não é aplicada.

4 – O intervalo de um jogo é obrigatório ou facultativo?
R: É obrigatório de acordo com a lei7.

5 – Um jogador dentro da sua área de grande penalidade agride um adversário. O árbitro interrompe o jogo e verifica que o agressor era um jogador que já tinha sido expulso anteriormente. Que decisão deverá tomar?
R: Deve ordenar a saída do jogador que já tinha sido expulso e recomeçar o jogo de bola ao solo no local onde a mesma se encontrava no momento da interrupção. Deve mencionar o caso no relatório de jogo.

6 – O jogador passa a bola ao seu guarda-redes que a apanha com as mãos dentro da sua área de grande penalidade. O árbitro interrompe o jogo, adverte o jogador e pune a sua equipa com um pontapé livre indirecto. Foi correcta ou incorrecta a sua decisão?
R: Foi correcta, porque o jogador utilizou um meio ilegal de contornar a lei.(levantou a bola para a cabeça e passou-a ao seu guarda-redes).

7 – Para além do acordo da equipa visitante e da equipa de arbitragem, que outras condições são necessárias para que o jogo se realize noutro pavilhão, devido a motivo de força maior que a intervenção humana não conseguiu resolver?
R: Que o pavilhão em causa não fique situado a uma distancia superior a 20kms do pavilhão para o qual o jogo estava inicialmente marcado e desde que o inicio do mesmo tenha lugar ate 90 minutos após o inicio previsto e garantida a comparência da força policial.

8 – Um guarda-redes ao por a bola em jogo depois de uma defesa, lança a bola para fora da sua área de grande penalidade e para o chão para de seguida a pontapear, só que surgiu um atacante, e o guarda-redes recolheu de imediato a bola com as mãos. Como deverá proceder o árbitro nesta situação?
R: Deve punir apenas tecnicamente a equipa com um pontapé livre directo no local onde jogou a bola com as mãos fora da área de grande penalidade.

9 – É necessário alguma condição em especial para um substituto entra dentro do terreno de jogo para substituir um colega que tenha sido expulso independentemente da marcação de golos e/ou do período de 2 minutos?
R: Sim. É necessário a autorização do cronometrista.

10 – Na marcação de um pontapé livre indirecto quando é que a bola entra em jogo e pode ser jogada por outro qualquer jogador?
R: Após o sinal do árbitro (sonoro ou gestual) e a bola tenha sido pontapeada, com excepção dos executados dentro da área de grande penalidade que só entrará em jogo após sair da área de grande penalidade para a superfície de jogo.

Nota: Correcção não oficial

0 comentários: