quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Futsal - Vamos Estudar nº1

1- Para que serve a linha que divide a superfície de jogo em duas partes iguais?
R: Serve para definir a colocação dos jogadores nos pontapés de saída e para definir as faltas do guarda-redes, quer na regra dos 4 segundos, quer nas devoluções da bola a este.

2- Para que serve a marca no exterior da superfície de jogo, a 5 metros do arco de círculo de canto?
R: Serve para o árbitro controlar a distância dos jogadores adversários na execução de um pontapé de canto.

3- Indique qual a circunferência, peso e pressão de uma bola de Futsal, necessárias para se considerar em condições de utilização num jogo oficial de Futsal.
R: A bola deve ter uma circunferência de 62 cm no mínimo e 64 cm no máximo; deve Pesar entre 400 g e 440 g, no início do jogo; deve ter uma pressão entre 0,4 e 0,6 atmosferas ao nível do mar.

4- Durante uma substituição, um jogador substituído deixa a superfície de jogo sem passar pela sua zona de substituições. Como deve agir o árbitro?
R: Caso não haja lugar à aplicação da “lei da vantagem”, interrompe o jogo, adverte o jogador faltoso e manda-o sair da superfície de jogo. A sua equipa é punida com um pontapé-livre indirecto, a ser executado pela equipa adversária no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção do jogo, salvo o estipulado nas “circunstâncias particulares” da Lei 8.

5- Os jogadores podem usar slogans ou publicidade nas camisolas interiores?
R: Os jogadores podem usar slogans ou publicidade nas camisolas interiores, não os podem é exibir na superfície de jogo.

6- Quando e quais as pessoas autorizadas a entrar na cabine dos árbitros?
R: Apenas será permitida a entrada na cabine dos árbitros dos delegados ao jogo dos clubes intrevenientes, antes do início e no fim do jogo, para desempenharem as funções que lhe estão atribuídas.

7- Qual deverá ser o comportamento do 3º árbitro ao verificar que a bola do jogo ficou presa no tecto, tendo este uma bola em seu poder?
R: O 3º árbitro deverá aguardar que o árbitro lhe solicite a bola de reserva.

8- Quem deve pedir o tempo morto e a quem deve ser pedido?
R: Qualquer elemento oficial no banco dos técnicos e deve ser pedido ao 3º árbitro ou na falta deste deve ser pedido ao árbitro.

9- Explique o que é um pontapé de saída e quais os tipos de pontapés de saída que
existem.

R: O pontapé de saída é um processo de iniciar a partida ou reiniciar o jogo. Os tipos de pontapés de saída que existem são: no início do jogo; depois de ser marcado um golo; no começo da 2ª parte do jogo; no começo de cada uma das partes do prolongamento, se for caso disso.

10- A que equipa cabe dar o pontapé de saída no início do jogo?
R: Cabe à equipa que perder o sorteio.

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