1- No decorrer de um jogo, um jogador que estava fora do terreno a ser assistido penetra no terreno sem autorização do árbitro. Diga qual deve ser o procedimento que o árbitro deve tomar técnica e disciplinarmente?
R: O árbitro deve interromper o jogo, (mas não imediatamente se o jogador em questão não interfere no desenrolar do jogo ou se a lei da vantagem puder ser aplicada) e advertir o jogador por ter entrado no terreno de jogo sem autorização do árbitro. Se o árbitro interromper o jogo deve ser recomeçado com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa adversária no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres).
2- Os árbitros assistentes devem ajudar o árbitro a controlar o jogo de acordo com as Leis de Jogo. As Linhas orientadoras fazem referência específica a quatro funções que lhes competem. Uma delas é inspeccionar o terreno, as bolas utilizadas e o equipamento dos jogadores. Refira mais duas dessas funções.
R: Determinar se os problemas de equipamento ou hemorragias foram Resolvidos, controlar o processo das substituições, manter o controlo do tempo e registo dos golos e das incorrecções
3- Quando o guarda-redes acaba de fazer uma defesa e se dirige para o limite da área de grande penalidade para enviar a bola para jogo, onde deve colocar-se o árbitro assistente desse lado e com que objectivo?
R: Os árbitros assistentes devem colocar-se no enfiamento da linha da área de grande penalidade e verificar se o guarda-redes toca a bola com as mãos fora da área de grande penalidade. Logo que o guarda-redes solte a bola das mãos, os árbitros assistentes devem colocar-se de maneira a controlar o fora-de-jogo, o que é uma prioridade absoluta.
4 – A bola entrou na baliza. Qual deve ser a sinalética do árbitro assistente?
R: Se foi obtido um golo sem haver qualquer dúvida, o árbitro e o árbitro assistente devem estabelecer um contacto visual, e o árbitro assistente deverá correr ao longo da linha lateral uma distância de 25 a 30 metros na direcção da linha de meio campo, sem levantar a sua bandeirola
Se foi obtido um golo, mas a bola parece entretanto continuar em jogo, o árbitro assistente deverá primeiramente levantar a sua bandeirola para chamar a atenção do árbitro e depois seguir o procedimento habitual, correndo ao longo da linha lateral uma distância de 25 a 30 metros na direcção da linha de meio campo.
5 – Afirmar-se que a equipa de um jogador deve ser punida com um pontapé livre indirecto sempre que ele se encontre em posição de fora de jogo poderá não ser verdade. Justifique esta afirmação.
R: A equipa de um jogador em posição de fora de jogo só deverá ser punida se esse mesmo jogador interferir no jogo, influenciar um adversário ou tirar vantagem dessa posição.
6 – Que indicação deverá um árbitro assistente dar ao seu chefe de equipa quando o guarda-redes executar um pontapé de baliza e a bola for recolhida, no meio campo contrário, por um seu colega, que estava ali perto dele e corre isolado em direcção à baliza adversária? Justifique.
R: Não deverá ser dada nenhuma indicação, visto que a jogada é legal, uma vez que não há infracção de fora de jogo quando um jogador recebe a bola directamente vinda de um pontapé de baliza.
7- O árbitro, ao constatar que o guarda-redes de uma das equipas trocou de lugar com um seu colega sem sua autorização, interrompe o jogo, adverte ambos os jogadores e recomeça o jogo com um lançamento de bola ao solo no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção. Entende que o árbitro procedeu correctamente ou acha que deveria ter agido de outra forma? Explique.
R: O árbitro deveria ter deixado prosseguir o jogo e, na primeira interrupção advertir os dois jogadores por comportamento antidesportivo.
8- Um jogador que saiu do terreno para regularizar o seu equipamento, com o jogo a decorrer, reentra sem pedir autorização ao árbitro. Por tal motivo foi-lhe exibido o cartão amarelo, sem no entanto a sua equipa ter sido punida com o respectivo livre indirecto. O que terá acontecido para que esta decisão do árbitro tenha sido correcta?
R: Podem ter acontecido duas situações: ou o jogador reentrou no terreno quando o jogo estava interrompido, ou o árbitro aplicou a lei da vantagem e só advertiu o jogador na primeira interrupção de jogo.
9- Um dos jogadores suplentes entrou em campo sem autorização e começou a dirigir impropérios ao árbitro. Este interrompeu o jogo e exibiu-lhe o cartão vermelho, mas o jogador continuava vociferando, negando-se a sair apesar dos esforços do seu capitão de equipa.
Perante esta situação o que deverá fazer o árbitro?
R: Deverá dirigir-se ao Delegado da equipa desse jogador para o fazer sair. Se esta tentativa sair frustrada, o árbitro terá de dar o encontro por terminado.
10- O treinador de uma equipa, de dentro da sua área técnica, protesta uma decisão do árbitro de braços no ar e dirigindo-lhe palavras injuriosas. Face àquele comportamento, qual dos cartões, amarelo ou vermelho lhe deve ser exibido?
R: Nenhum, pois os cartões não podem ser exibidos aos elementos técnicos do banco. O árbitro deverá expulsá-lo da zona envolvente do terreno de jogo, por comportamento irresponsável, sem exibir o cartão.
0 comentários:
Enviar um comentário