quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Futebol – Vamos Estudar nº8

1 – Como sabe existe regras e recomendações para se conseguir uma boa colaboração entre os elementos de uma equipa de arbitragem. Quando se obtém um golo, qual deve ser a principal atitude a tomar por parte do chefe de equipa?
R : Antes de apontar para o centro do terreno de jogo, deve estabelecer contacto visual com o seu assistente para receber dele a confirmação da validade do golo.

2 – Cite as 5 circunstâncias que devem estar reunidas para decidir se um jogador deve ser expulso por destruir uma clara oportunidade de golo da equipa adversária.
R : As circunstâncias são as seguintes: A distância entre o local da falta e a baliza; A possibilidade de manter ou controlar a bola; A direcção da jogada; A posição e numero de defensores; A falta que impede o adversário duma clara oportunidade de golo, que pode ser sancionada com pontapé livre directo ou indirecto.

3 – Na execução de um pontapé de canto, um colega do executante foi colocar-se na frente do guarda-redes, sem se preocupar em jogar a bola. Quando a bola foi pontapeada na direcção da área, o árbitro, verificando a atitude do jogador, apitou, interrompendo a partida e puniu a sua equipa com um pontapé livre. Se concorda com o árbitro, diga que tipo de livre se tratava e que infracção foi cometida. Se não concorda, apresente as sua razões.
R : Concordo com o árbitro, que deverá assinalar um pontapé livre indirecto por impedir sem contacto a progressão do adversário (obstrução).

4 – Quando um pontapé de grande penalidade vai ser executado e depois do árbitro ter dado o sinal para a marcação, um colega de equipa do jogador identificado como executante, de repente avança para a frente e marca ele a grande penalidade. Como deverá agir o árbitro?
R : O árbitro deverá interromper o jogo e assinalar um pontapé livre indirecto contra a equipa que marcou o pontapé de grande penalidade no local da infracção foi cometida. O colega do executante deve ser advertido por comportamento anti-desportivo.

5 – Quando o árbitro procedia ao sorteio para determinar qual era a equipa que iria iniciar a marcação dos pontapés de grande penalidade, o guarda-redes de uma das equipas lesionou-se, pode o mesmo ser substituído? Justifique?
R : Não. O guarda redes só pode ser substituído se se lesionar durante a marcação das grandes penalidades e desde que a sua equipa não tenha esgotado as substituições.

6 – Num pontapé livre, o executante introduz directamente a bola na sua baliza. Que decisões poderá tomar o árbitro?
R : Se o pontapé livre for executado dentro da área de grande penalidade deverá ordenar a repetição do pontapé livre. Se o livre for executado fora da área de grande penalidade, deverá ordenar a marcação de um pontapé de canto a favor da equipa adversária do executante.

7 – Um pontapé livre é assinalado e o jogador decide executar rapidamente o pontapé. Um adversário que swe encontrava perto na bola impede-o de realizar o pontapé. Entende que o jogador deve ser advertido? Em caso afirmativo diga se deve ser advertido por retardar o recomeço de jogo, ou por não se colocar a distância quando da execução dos pontapés livre?
R : O jogador deve ser advertido por retardar o recomeço de jogo.

8 – O árbitro é obrigado a interromper o jogo se verificar que um jogador reentrou no terreno de jogo sem seu conhecimento?
R : O árbitro deverá interromper o jogo, mas não imediatamente se ele não interferir no desenrolar do jogo, ou se houver lugar á aplicação da lei da vantagem.

9 – Um jogador marca um pontapé de baliza e a bola, após sair da área de grande penalidade para o terreno de jogo. Por acção do vento volta para trás e entra na baliza. Qual deverá ser a decisão do árbitro?
R : O árbitro deverá assinalar pontapé de canto.

10 – Um jogador condiz a bola em grande velocidade. Já dentro da área de grande penalidade, o guarda redes derruba o referido jogador. O árbitro, prontamente, assinala grande penalidade e exibe o cartão amarelo ao guarda redes. Concorda ou não com o árbitro? Justifique a sua resposta.
R : Concordo desde que a trajectória do jogador avançado não fosse na direcção da baliza.

0 comentários: