quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Futsal – Vamos Estudar nº8

1 - Quando e quais as pessoas autorizadas a entrar na cabine dos árbitros?
R : Apenas será permitida a entrada na cabine dos árbitros dos delegados ao jogo dos clubes intervenientes, antes do início e no fim do jogo, para desempenharem as funções que lhe estão atribuídas.

2 - Qual deverá ser o comportamento do 3º árbitro ao verificar que a bola do jogo ficou presa no tecto, tendo este uma bola em seu poder?
R : O 3º árbitro deverá aguardar que o árbitro lhe solicite a bola de reserva.

3 - Quem deve pedir o tempo morto e a quem deve ser pedido?
R : Qualquer elemento oficial no banco dos técnicos e deve ser pedido ao 3º árbitro ou na falta deste deve ser pedido ao árbitro.

4 - Explique o que é um pontapé de saída e quais os tipos de pontapés de saída que existem.
R : O pontapé de saída é um processo de iniciar a partida ou reiniciar o jogo. Os tipos de pontapés de saída que existem são: no início do jogo; depois de ser marcado um golo; no começo da 2ª parte do jogo; no começo de cada uma das partes do prolongamento, se for caso disso.

5 - A que equipa cabe dar o pontapé de saída no início do jogo?
R : Cabe à equipa que perder o sorteio.

6 - Para que serve a linha que divide a superfície de jogo em duas partes iguais?
R : Serve para definir a colocação dos jogadores nos pontapés de saída e para definir as faltas do guarda-redes, quer na regra dos 4 segundos, quer nas devoluções da bola a este.

7 - Para que serve a marca no exterior da superfície de jogo, a 5 metros do arco de círculo de canto?
R : Serve para o árbitro controlar a distância dos jogadores adversários na execução de um pontapé de canto.

8 - Indique qual a circunferência, peso e pressão de uma bola de Futsal, necessárias para se considerar em condições de utilização num jogo oficial de Futsal.
R : A bola deve ter uma circunferência de 62 cm no mínimo e 64 cm no máximo; deve pesar entre 400 g e 440 g, no início do jogo; deve ter uma pressão entre 0,4 e 0,6 atmosferas ao nível do mar.

9 - Durante uma substituição, um jogador substituído deixa a superfície de jogo sem passar pela sua zona de substituições. Como deve agir o árbitro?
R: Caso não haja lugar à aplicação da “lei da vantagem”, interrompe o jogo, adverte o jogador faltoso e manda-o sair da superfície de jogo. A sua equipa é punida com um pontapé-livre indirecto, a ser executado pela equipa adversária no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção do jogo, salvo o estipulado nas “circunstâncias particulares” da Lei 8.

10 - Os jogadores podem usar slogans ou publicidade nas camisolas interiores?
R : Os jogadores podem usar slogans ou publicidade nas camisolas interiores, não os podem é exibir na superfície de jogo.

0 comentários: