terça-feira, 14 de setembro de 2010

Opinião - O árbitro é o elo mais fraco…

Olegário Benquerença o árbitro que nos últimos dias tem sido "crucificado" por errar

O futebol português vive nas ultimas semanas dias dramáticos, por isso achei por bem deixar aqui algumas palavras. A arbitragem e a polémica estão de volta ao futebol português; se é que alguma vez chegaram a estar longe...

Não publico este texto para desculpar o árbitro ou a tecer qualquer consideração sobre algum jogo em particular, mas será o critério da comunicação social a venda e o lucro, ou a informação correcta e imparcial?

O árbitro não é profissional, ao contrário dos outros agentes desportivos que ganham muito dinheiro à custa do futebol. O árbitro deve é o único que ao entrar no terreno de jogo, de norte a sul do país, é automaticamente assobiado! Mesmo antes de começar o seu trabalho, que passa por aplicar as leis de jogo.

É muito fácil criticar um árbitro, não tem adeptos, não tem sócios, ninguém os aplaude. Isto é uma questão de mentalidade do nosso povo, será que algum dia isto vai acabar?. O principal num árbitro é não valorizar algumas críticas que vêm de pessoas que só vem cores…

Deixo por isso uma mensagem a todos os agentes desportivos do futebol e em especial aos meios de comunicação social: explorem mais os erros e as más tácticas dos treinadores, assim sempre aproveitam para elucidar melhor os adeptos do nosso desporto rei. Aproveito e sugiro também a todos os adeptos para que se discuta menos o trabalho do árbitro e mais a táctica dos treinadores e as estratégias dos clubes.

Cristiano Pires

0 comentários: