sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Psicologia do árbitro (3)


Por sua vez, a característica do árbitro perfeccionista é estar permanentemente com o apito na boca, marcando de imediato, todas as infrações que ocorrem. Este tipo de comportamento interrompe a fluidez do jogo e expõe o árbitro a uma posição antipática diante dos atletas, subtrai a continuidade da partida, impede a lei da vantagem, convertendo o árbitro no "jogador mais importante do prélio". Traduzindo: o árbitro passa a ser o espetáculo, e não o jogo em si.

Resumindo, podemos estabelecer que um bom árbitro vai depender não só das qualidades natas do indivíduo para essa função, como também de um correto processo de ensino-aprendizagem, oferecido nos cursos de formação, que propiciem mostrar pautas de equilíbrio entre: flexibilidade/personalidade; permitir/punir; e/deve ser; objetividade/subjetividade.

Dietrich Spate define a tarefa do árbitro com enorme precisão ao esquematizar sua sua função como um trabalho permanente de comparação entre dois polos distintos, a saber:

deve ser: imposto pelas regras do jogo;

é/foi: determinado pela ação ocorrida


Entretanto, técnico e atletas tem como ideia e função ganhar o jogo, valendo-se para isto de recursos técnicos, táticos, estratégicos, psicológicos e, às vezes, outros nem sempre éticos e legais. Essa diferença de interesses e funções é que pode proporcionar uma situação de conflito. Graficamente, podemos expressá-la dessa forma:

Por sua vez, a característica do árbitro perfeccionista é estar permanentemente com o apito na boca, marcando de imediato, todas as infrações que ocorrem. Este tipo de comportamento interrompe a fluidez do jogo e expõe o árbitro a uma posição antipática diante dos atletas, subtrai a continuidade da partida, impede a lei da vantagem, convertendo o árbitro no "jogador mais importante do prélio". Traduzindo: o árbitro passa a ser o espetáculo, e não o jogo em si.

Resumindo, podemos estabelecer que um bom árbitro vai depender não só das qualidades natas do indivíduo para essa função, como também de um correto processo de ensino-aprendizagem, oferecido nos cursos de formação, que propiciem mostrar pautas de equilíbrio entre: flexibilidade/personalidade; permitir/punir; e/deve ser; objetividade/subjetividade.

Dietrich Spate define a tarefa do árbitro com enorme precisão ao esquematizar sua sua função como um trabalho permanente de comparação entre dois polos distintos, a saber:

deve ser: imposto pelas regras do jogo;

é/foi: determinado pela ação ocorrida

Entretanto, técnico e atletas tem como ideia e função ganhar o jogo, valendo-se para isto de recursos técnicos, táticos, estratégicos, psicológicos e, às vezes, outros nem sempre éticos e legais. Essa diferença de interesses e funções é que pode proporcionar uma situação de conflito. Graficamente, podemos expressá-la dessa forma:

Por sua vez, a característica do árbitro perfeccionista é estar permanentemente com o apito na boca, marcando de imediato, todas as infrações que ocorrem. Este tipo de comportamento interrompe a fluidez do jogo e expõe o árbitro a uma posição antipática diante dos atletas, subtrai a continuidade da partida, impede a lei da vantagem, convertendo o árbitro no "jogador mais importante do prélio". Traduzindo: o árbitro passa a ser o espetáculo, e não o jogo em si.

Resumindo, podemos estabelecer que um bom árbitro vai depender não só das qualidades natas do indivíduo para essa função, como também de um correto processo de ensino-aprendizagem, oferecido nos cursos de formação, que propiciem mostrar pautas de equilíbrio entre: flexibilidade/personalidade; permitir/punir; e/deve ser; objetividade/subjetividade.

Dietrich Spate define a tarefa do árbitro com enorme precisão ao esquematizar sua sua função como um trabalho permanente de comparação entre dois polos distintos, a saber:

deve ser: imposto pelas regras do jogo;

é/foi: determinado pela ação ocorrida

Entretanto, técnico e atletas tem como ideia e função ganhar o jogo, valendo-se para isto de recursos técnicos, táticos, estratégicos, psicológicos e, às vezes, outros nem sempre éticos e legais. Essa diferença de interesses e funções é que pode proporcionar uma situação de conflito. Graficamente, podemos expressá-la dessa forma:

Valdir Bicudo -bicudoapito@hotmail.com

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