1 - Qual a distância, tirada na prependicular à linha de baliza, entre o centro duma baliza e o arco de círculo existente fora da área de grande penalidade adjacente a
essa baliza?
R : A distancia é de 20,15 metros.
2 - Aquando de uma substituição, o jogador que vai ser substituído dirige-se ao banco dos técnicos da equipa adversária e agride o treinador dessa equipa. Claro que terá de ser expulso. Pretende-se saber é se ele pode ou não ser substituído e porquê?
R : Como o jogador que ia ser substituído teve aquela conduta violenta, deverá ser expulso, não podendo ser substituído porque a substituição ainda não estava consumada.
3 - Que procedimento deve tomar o árbitro se um jogador, ao festejar um golo que acaba de marcar, levantar a camisola e exibir na camisola interior um slogan religioso?
R : O árbitro deve chamar a atenção do jogador que essa exibição é proibida e que do facto irá dar conhecimento às autoridades competentes, mencionando no Relatório do Jogo e no modelo 143 em “Observações do árbitro”.
4 - O guarda-redes defende com as mãos um passe que lhe é feito por um colega com os pés, evitando claramente um golo. O árbitro advertiu o guarda-redes e recomeçou o jogo com um pontapé-livre indirecto contra a sua equipa. Considera correcta ou incorrecta a decisão? Justifique.
R : A decisão técnica foi correcta, porque o guarda-redes defendeu a bola com as mãos vinda de um passe feito com os pés por um colega de equipa. Disciplinarmente foi incorrecta, não sendo considerado comportamento antidesportivo, já que ele é o único jogador que pode utilizar as mãos dentro da área de grande penalidade.
5 - Como deve proceder o árbitro quando um jogador toca na bola com a mão?
R : Deve interromper o jogo e punir a sua equipa com um pontapé-livre directo ou grande penalidade, de acordo com o local em que a infracção foi cometida. Deverá também exibir-lhe o cartão amarelo se incorreu em comportamento antidesportivo. (cortando um ataque prometedor da equipa adversária, cortando uma linha de passe entre adversários, tentando evitar a entrada da bola na sua baliza, ou metendo ou tentando meter a bola na baliza adversária). Se este cortar uma clara oportunidade de golo deverá exibir-lhe o cartão vermelho.
6 - No decorrer de um jogo de futebol a barra transversal partiu-se. Como deve proceder o árbitro?
R : O árbitro deverá providênciar no sentido da trave ser substituída ou reparada de modo a poder prosseguir o jogo no espaço de 30 minutos, devendo dar o jogo por terminado no caso de tal não ser possível.
7 - Um dirigente do clube visitado agrediu com um pontapé um dos árbitros assistentes, o qual, por esse motivo, não ficou em condições de continuar em funções. Face a isso, o árbitro foi à bancada convidar uma pessoa da sua confiança, não árbitro, para exercer as funções de assistente, Note-se que no público se encontravam vários árbitros oficiais a assistir ao jogo. Considera correcto ou incorrecto o procedimento do árbitro? Justifique.
R : Considero o procedimento do árbitro incorrecto pois, uma vez que a agressão foi perpetrada por um dirigente de um dos clubes e o assistente ficou impossibilitado de prosseguir no jogo, este devia ser dado por terminado.
8 - Como sabe o árbitro pode revogar uma sua decisão desde que o faça antes do jogo ter sido recomeçado. O que poderá levar o árbitro a essa revogação? Diga duas hipóteses possíveis.
R : O árbitro pode revogar uma decisão sua desde que o faça: Por verificar que foi incorrecta; Por indicação dum árbitro assistente ou do 4.º árbitro. Em ambos os casos terá que o fazer sempre antes do jogo ter recomeçado ou terminado.
9 - Um árbitro assistente assinala erradamente um fora-de-jogo, mas de imediato apercebe-se do seu próprio erro e com as mãos dá sinal ao árbitro. Entretanto o árbitro já tinha apitado assim que viu a bandeira no ar. Que procedimento deverá tomar então?
R : Terá de recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo no local em que a mesma se encontrava quando interrompeu o jogo, a não ser que se encontrasse dentro da área de baliza, caso em que o árbitro faria o lançamento sobre a linha da área de baliza, paralela à linha de baliza, no ponto mais próximo do local em que a bola se encontrava quando o jogo foi interrompido.
10 - “A Lei 9 restringe alguns dos poderes do árbitro”. Concorda ou não com esta afirmação? Porquê?
R : Concordo porque, quando o jogo está interrompido, o árbitro não tem poderes técnicos para punir infracções.
0 comentários:
Enviar um comentário