1 - Existe alguma distância máxima entre o local por onde a bola saiu da superfície de jogo e o local onde a bola é colocada sobre a linha lateral para a execução do pontapé?
R : Não. O pontapé de linha lateral terá que ser executado no local onde a bola saiu da superfície de jogo, ou ao nível do local onde a mesma bateu no tecto.
2 - Um pontapé de linha lateral foi executado incorrectamente, no entanto a bola foi parar a um adversário. A jogada pode continuar aplicando-se a lei da vantagem?
R : Não, o pontapé da linha lateral deve ser repetido para a equipa adversária.
3 - Uma equipa é beneficiada com um pontapé-livre directo dentro da sua própria área de grande penalidade. O jogador executante chuta a bola para o seu guarda-redes que falha e deixa a bola entrar na baliza. Como proceder?
R : O pontapé-livre deve ser repetido visto a bola não está em jogo enquanto não sair da área de grande penalidade.
4 - Defina o que é “imprudência” à luz das Leis do Jogo, e quais as sanções, técnica e disciplinar, a aplicar.
R : “Imprudência” significa que o jogador actua sem ter em conta o perigo ou as consequências do seu acto para o seu adversário. O jogador deve ser advertido. A punição técnica será um pontapé livre directo ou grande penalidade se a mesma estiver inserida nas 11 faltas graves da Lei XI, ou pontapé livre indirecto caso a falta não se encontre inserida nas mesmas.
5 - Como deve proceder o árbitro quando um jogador comete simultâneamente mais que uma falta?
R : Deve sancionar a falta mais grave.
6 - Com o jogo a decorrer, um guarda-redes utiliza dentro da sua própria área de grande penalidade, linguagem ofensiva, injuriosa ou grosseira contra um adversário. Como deve proceder o árbitro?
R : Deve interromper o jogo, expulsar o guarda-redes e assinalar um pontapé-livre indirecto executado na linha da área de grande penalidade no ponto mais próximo da infracção.
7 - Quando o jogador ia executar o pontapé de canto, um adversário colocou-se a 2 metros da bola. Como devia proceder o árbitro?
R : Se não houvesse lugar à aplicação da lei da vantagem, mandava repetir o pontapé de canto.
8 - Um jogador que se lesionou e ficou a ser assistido junto à superfície de jogo mas do lado de fora da mesma, tendo ficado com o equipamento manchado de sangue, pode o mesmo regressar à superfície de jogo sem autorização dos árbitros?
R : Não. Apenas pode entrar com autorização dos árbitros, com o equipamento regularizado e inspeccionado por um dos árbitros.
9 - Quando é jogado um prolongamento, que equipa efectua o pontapé de saída?
R : Efectua-se um sorteio por meio de uma moeda e a equipa que vence o sorteio decide qual a baliza em direcção à qual atacará durante a primeira parte. À outra equipa será atribuído o pontapé de saída.
10 - Um guarda-redes controla a bola com as mãos dentro da sua área de grande penalidade e passa-a a um colega de equipa que também se encontra dentro dessa área. Este jogador falha o pontapé e chuta a bola na direcção da sua baliza. O guarda-redes toca a bola com a mão mas não consegue evitar que esta entre na baliza. Como devem agir os árbitros?
R : Devem considerar o golo válido.
Nota: Correcção não oficial
0 comentários:
Enviar um comentário