quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Futsal- Vamos Estudar nº12

1- Com o jogo a decorrer um defensor dentro da sua área de grande penalidade, cuspiu num adversário. Como deverá proceder o árbitro?
R: Disciplinarmente o jogador deverá ser sempre expulso. Quando a infracção é sobre um jogador efectivo: se este se encontra dentro da superfície de jogo, será pontapé livre directo no local do contacto ou possível contacto, ou grande penalidade se o jogador adversário se encontrar na área de grande penalidade do jogador defensor. Se o jogador adversário se encontrar fora da superfície de jogo, será sempre pontapé de grande penalidade. Quando a infracção é sobre um substituto: se este se encontrar na superfície de jogo, será pontapé livre indirecto no local do contacto ou possível contacto, se encontrar-se fora da superfície de jogo ou dentro da área de grande penalidade do defensor o livre será executado em cima da linha da área de grande penalidade.

2- Um jogador foi expulso por conduta violenta. O árbitro puniu a sua equipa com um pontapé livre directo. Descreva três condições obrigatórias para que a decisão do árbitro tenha sido correcta.
R: As três condições são: A bola estar em jogo; A infracção ter sido praticada dentro da superfície de jogo contra um jogador adversário; A infracção não ter sido cometida na disputa da bola;

3- Descreva quatro infracções cometidas por jogadores dentro da sua área de grande penalidade e que dêem lugar a pontapé livre indirecto, que não sejam as infracções do guarda-redes.
R: Infringir a regra dos 4 segundos aquando da execução de um pontapé livre; Jogar de maneira perigosa; Fazer obstrução a um adversário; Contornar as Leis do Jogo com objectivo de passar a bola ao seu guarda-redes para este poder recebe-la com as mãos;

4- Começado o jogo quem tem poderes para o suspender?
R: O árbitro, a entidade organizadora ou a força policial.

5- Por ter incorrido em conduta violenta, o árbitro expulsou dois jogadores, sendo um de cada equipa. Diga como e quando podem as equipas serem completadas.
R: Se as equipas ficarem com o mesmo número de jogadores, as equipas podem ser completadas ao fim de dois minutos previstos na Lei e só depois de autorizadas. Se uma ficar em inferioridade numérica e sofrer um golo pode ser de imediato completada.

6- Cite três exemplos de obstrução ilegal.
R: Obstruir o adversário quando a bola não se encontra a distância jogável; Colocar os braços de maneira a impedir a deslocação de um adversário e se deslocando de um lado ao outro, agitando os braços para cima e para baixo para retardar o seu adversário e força-lo a mudar a sua trajectória, sem contudo entrar em contacto com ele; Dificultar a progressão do guarda-redes adversário, impedindo-o de colocar a bola em jogo dentro da sua área de grande penalidade;

7- Diga qual a razão que levou o árbitro a anular um golo obtido a partir da execução de um pontapé livre, e mandar que o jogo fosse recomeçado com um lançamento de baliza a favor da equipa que sofreu o golo?
R: Tratava-se de um pontapé livre indirecto e a bola entrou directamente na baliza adversária sem ter tocado em nenhum interveniente no jogo.

8- Faltas acumuladas e tempos mortos. Quais e como se transferem para o prolongamento quando é necessário recorrer a este para se achar um vencedor?
R: As faltas acumuladas transitam para o prolongamento, ficando cada equipa com o número de faltas registadas no final do 2º tempo. Os tempos mortos não transitam para o prolongamento quer se tenha esgotado ou não.

9- Refira três faltas que não sejam cometidas com as mãos ou com os pés descritas nas Leis do Jogo e quando sancionadas contam para acumulação.
R: As faltas são: cuspir num adversário, saltar sobre um adversário e carregar um adversário.

10- Descreva pormenorizadamente e numa sequência correcta, os passos a tomar em conta após ter assinalado uma infracção a punir uma equipa numa zona próxima da sua área de grande penalidade.
R: O árbitro deve deslocar-se ao local da falta, agir ou não disciplinarmente, pedir para que a bola seja colocada no local da falta, depois de identificar o jogador encarregue da execução da mesma exibir o apito recomendando que a execução só se efectuará após o seu sinal, de seguida e sem perder o controlo da bola contará a distância regulamentada (5 metros) e colocará aí a barreira, de seguida e sempre sem perder o controlo agora da bola e da barreira desloca-se para fora da superfície de jogo sempre de frente para esta. Colocando-se no enfiamento da bola dá reinicio ao jogo com o apito.

0 comentários: