quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Futebol- Vamos Estudar nº12

1- Tem o capitão de equipa, o direito de contestar as decisões do árbitro?
R: Não. Nem o capitão de equipa nem qualquer outro jogador têm o direito de manifestar desacordo com as decisões tomadas pelo árbitro.

2- Descreva 3 situações de erro de direito por parte do árbitro.
R: Anulação dum golo obtido directamente dum pontapé de canto; Validar um golo obtido directamente dum pontapé livre indirecto; Validar um golo obtido na marcação de um pontapé de grande penalidade em que o executante joga duas vezes seguidas a bola.

3- Tem-se ouvido dizer que o árbitro deve, em caso de dúvida, beneficiar a equipa que defende. Refira uma situação de jogo em que este principio deve ser aplicado.
R: Por exemplo, num lançamento lateral em que nem o árbitro nem o assistente têm a certeza de quem tocou na bola em ultimo lugar.

4- O árbitro apitou, mas verificou que não o devia ter feito. Pode este fazer sinal para que o jogo continue?
R: Não. Logo que se ouça o apito do árbitro o jogo deve ser interrompido. Se o árbitro quer reparar o erro, recomeça o jogo com uma bola ao solo no local onde esta se encontrava no momento da interrupção. Se a bola estava dentro da área de baliza, a bola ao solo deve ser feita em cima da linha da área de baliza paralela a linha de baliza no ponto mais próximo onde esta se encontrava no momento da interrupção.

5- Quem determina a missão dos árbitros assistentes?
R: A missão dos árbitros assistentes é determinada pela lei VI, das leis de jogo.

6- Qual deve ser o comportamento dos árbitros assistentes, no caso de se verificarem no jogo confrontações em grupo?
R: O árbitro assistente mais próximo deve entrar dentro do terreno de jogo para auxiliar o árbitro, enquanto que o outro árbitro assitente deve observar e tomar nota dos detalhes do incidente, se este entender que ouve alguma atitude condenável deve depois informar o árbitro.

7- Num lançamento de bola ao solo dentro da área de grande penalidade um jogador defensor agride o adversário antes de a bola tocar no solo. Como deve agir o árbitro?
R: O árbitro deverá interromper o jogo, expulsar o jogador agressor por conduta violenta, exibindo o cartão vermelho e recomeçar o jogo com um novo lançamento de bola ao solo no mesmo local. A bola ainda não tinha tocado no solo logo o jogo ainda não se tinha retomado.

8- Um jogador tenta evitar que a bola entre na sua baliza, jogando deliberadamente a bola com as mãos. Diga como deverá agir o árbitro se a bola entrar na baliza e caso não entre.
R: Se a bola entrou na baliza o árbitro deverá validar o golo e advertir o jogador por comportamento anti-desportivo e recomeçar o jogo com pontapé de saída. Caso a bola não entra-se na baliza o árbitro deveria interromper o jogo, expulsar o jogador infractor por anular uma claro oportunidade de golo da equipa adversária e recomeçar o jogo com um pontapé de grande penalidade ou pontapé livre directo. Em ambos os casos referimos a jogadores de campo, pois se tratar do guarda-redes não á qualquer punição.

9- Um jogador joga de forma perigosa levantando uma perna quando o adversário tenta cabecear a bola este atinge-o na cabeça. Qual deve ser a atitude do árbitro?
R: Deverá punir a equipa do infractor com um pontapé livre directo ou pontapé de grande penalidade. Se o árbitro entender que o jogador entrou de forma imprudente deverá adverti-lo, se entender que jogou com brutalidade deve expulsa-lo

10- Que elemento fundamental distingue a conduta violenta da brutalidade?
R: O elemento fundamental que distingue a conduta violenta da brutalidade é a disputa da bola. Todos os outros casos são considerados conduta violenta.

0 comentários: